Distante apenas duas horas de trem da capital inglesa, Cardiff, no Reino Unido, é uma ótima alternativa de passeio. O coração do pequeno e charmoso País de Gales é, por um lado, a mais jovem capital declarada da Europa (desde 1955). Por outro, é também lar de um povo nacionalista e muito orgulhoso de seu passado.
Todos esses fatores tornam Cardiff um lugar muito interessante para todos os perfis de viajantes: castelos medievais e memoriais de guerra se misturam a bares, pubs e restaurantes incríveis, ideais para aproveitar a noite. Sem falar que a capital galesa é emoldurada por belos parques, recheada de verde.
Se você ficou com vontade de conhecer melhor a cidade, dê uma espiada abaixo nas nossas sugestões para o seu roteiro. ?
O que visitar em Cardiff, no Reino Unido?
Apesar de pequena, com cerca de 350.000 habitantes, Cardiff é repleta de atrações. Em uma capital que exala esporte, cultura, história e natureza, é difícil não se encantar. Veja, abaixo, uma seleção de cinco pontos turísticos da cidade para incluir no itinerário.
Cardiff City Hall
O prédio da Prefeitura de Cardiff, ou Cardiff City Hall, chama atenção por sua beleza: ele foi erguido em 1906 e é um marco do estilo renascentista na Europa. Hoje, seu interior abriga diversas obras de arte, incluindo quadros de artistas como Penry Williams, Joseph Farquharson e Sir Luke Fildes. Atualmente, o local é disponibilizado para locação e realização de eventos – até mesmo casamentos.
Castelo de Cardiff
O Castelo de Cardiff é uma construção medieval do século 11, erguida inicialmente para servir como um forte romano na Era Vitoriana. Até hoje, o local encanta os visitantes por estar em perfeito estado de conservação. Ao entrar em suas dependências, é possível entender um pouco melhor o contexto histórico da fortaleza que, durante a II Guerra, abrigou os galeses de bombardeios em seus muros.
Durante a visita, você poderá explorar diferentes áreas do castelo. Entre elas, a Torre do Relógio, a Torre de Menagem e o Museu do Regimento.
National Museum Cardiff
Uma verdadeira relíquia cultural da cidade, o Museu Nacional de Cardiff é enorme e reúne diversos segmentos. Há uma ala focada somente em história natural, com fósseis de animais que já abrigaram as terras galesas. Outra parte tem enfoque na geologia e demonstra a formação geológica do País de Gales.
Mas a região imperdível do museu, sem dúvidas, é a das obras de arte. Ali, é possível encontrar quadros de artistas como Monet, Renoir e Van Gogh.
Millenium Stadium
Os galeses são apaixonados por esportes. Se você tiver a chance, não deixe de assistir a uma partida de futebol ou rugby no Millenium Stadium, o mais importante do país e mundialmente famoso. Mesmo que você não seja fã dessas modalidades, vale a pena o passeio para contemplar a imponência do estádio e a paixão do povo galês na torcida.
Cardiff Bay
A Baía de Cardiff é, definitivamente, um dos principais cartões-postais da cidade. Ali, o visitante se depara com diversas construções vitorianas, além de diversos restaurantes e lojas. Os destaques do local são o “Little Big Ben”, um belíssimo prédio vermelho com um relógio erguido em 1897; e o Wales Millenium Centre, um centro cultural moderno que é recorrentemente palco de shows.
Por ali também fica o chamado Doctor Who Experience, um museu inteiramente dedicado aos fãs da série Doctor Who. Ele permite aos visitantes uma viagem interativa pelo mundo do Doutor: é possível conhecer a máquina do tempo TARDIS e ficar de frente com os mutantes Daleks.
Cardiff, no Reino Unido: a capital dos castelos
Se Gales é considerada uma das “Terras dos Castelos” na Europa, sua capital faz jus ao título. Os fãs da Idade Média não vão se decepcionar ao visitar Cardiff: além de contemplar o Castelo de Cardiff, é possível explorar diversas outras fortalezas históricas na cidade. O Castelo Coch, por exemplo, foi inaugurado no século 17 e tem seu estilo arquitetônico inspirado na Normandia.
O Castelo de Caerphilly, por sua vez, é uma das construções remanescentes do período medieval ocidental. Ele foi construído por Earl Gilbert de Clare, no ano de 1268, e até hoje é possível visitar suas dependências. Já o Castelo de St. Fagans, embora um pouco menor, também é uma relíquia secular: sua construção data de 1530.
De Londres para Cardiff
Se você estiver interessado no bate-volta entre Londres e Cardiff, saiba que o trajeto é bem fácil. De trem, são cerca de duas horas. Os veículos partem da estação Paddington e param direto na estação Cardiff Central.
Já de ônibus, pela Mega Bus ou National Express, o trajeto é um pouco mais longo: são aproximadamente três horas de estrada, mas há bilhetes por nada mais do que 7 libras. Os veículos partem da Victoria Coach Station e chegam à rodoviária de Cardiff, a Kingsway. Mais detalhes sobre as rotas entre Londres e Cardiff você encontra neste artigo: “Como visitar o País de Gales partindo de Londres”.
Gostou de aprender um pouco mais sobre Cardiff, no Reino Unido? Ficou com vontade de conhecer algum desses lugares? Conte para a gente nos comentários. ☺️