O Museu de Londres (Museum of London) apresenta nove galerias gratuitas que contam a história de Londres desde seus primórdios, antes da invasão romana e do nome Londinium. Vale muito a pena para quem, como a gente, é apaixonado por Londres e sua história.
Visite o Museu de Londres
Valor do ingresso: Gratuito (exposições temporárias podem ser cobradas)
Horários: Todo dia, das 10h às 18h (Não abre do dia 24 ao dia 26 de dezembro)
Endereço: London Wall, London EC2Y 5HN. Veja mapa
Estações de metrô: Barbican (Circle, Hammersmith & City e Metropolitan Line), St Paul’s (Central Line)
Linhas de ônibus: 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242, 521
Por que conhecer o Museu de Londres
O museu conta a história de Londres de uma maneira muito organizada, divertida e surpreendente. Ao longo das galerias, você vai descobrir que a história da capital britânica é ainda mais apaixonante do que você imagina.
Como visitar
Por 5,99 libras, você pode adquirir, na entrada, o livro The Story of London do Museum of London, para não perder o melhor da história de Londres na hora e uma recordação ao voltar para casa.
Leia também:
As principais galerias
O Museu de Londres é dividido em galerias que organizam a história da cidade. Conheça abaixo as principais:
Londres antes de Londres
Londres antes de Londres, de 450.000 AC a 50 DC: conheça a história da região de 450 mil anos A.C. até a chegada dos romanos, no ano 50 D.C. Um dos destaques da exposição é o esqueleto de uma mulher que viveu na região há mais de cinco mil anos.
Londres romana
Londres romana, de 50 a 410: Compreenda a criação de Londinium, pelos romanos. Você pode ver exemplares de esculturas de mármore do Templo de Mithras, algumas das mais belas obras de arte desse período encontradas na região.
Londres Medieval
Londres Medieval, de 410 a 1558: Mais de mil anos de história aqui, das invasões Anglo-Saxãs e Vikings à conquista da Normandia, em 1066, e a algazarra da capital britânica no século 16. Veja pinturas, móveis e vestuário do período.
Guerra, praga e fogo
Guerra, Praga e Fogo, da década de 1550 à de 1660: Período de expansão e tragédias. Essa galeria conta a história de um período de expansão e tragédias, que vai desde o tempo Elizabetano até os desastres da Grande Praga, de 1665, e do Grande Incêndio, de 1666, passando pelas Guerras Civis. Observe aqui a máscara da morte de Oliver Cromwell e um capacete de bombeiros de 1600.
Cidade em expansão
Cidade em Expansão, de 1666 à década de 1850: Esta galeria expõe os trabalhos de reconstrução de uma cidade devastada pela Praga, que matou 100 mil pessoas, e pelo Grande Incêndio, que destruiu 1/3 das construções.
People’s City
Cidade das Pessoas, da década de 1850 à década de 1940: No início dessa época, Londres já era a cidade mais rica do mundo, mas apresentava um constraste social enorme – os muito ricos e os muito pobres, que lutaram uns contra os outros nos períodos entreguerras. Confira a vitrine de uma rua vitoriana e dê uma passada em um pub local.
Cidade Mundial
Da década de 1950 aos dias atuais: Depois das guerras, dos desastres e da pobreza, Londres ressurgiu com uma nova identidade – uma identidade jovial e multifacetada, que abrangia do imigrante indiano ao londoner do west end. Veja uma scooter de 1959 e outros objetos que despertam a nostalgia até de quem não viveu nessa época ou lugar.