Nr 10 Downing Street, uma atração turística à distância

Nr 10 Downing Street, uma atração turística à distância

9

Esta porta abaixo talvez seja a mais conhecida do Reino Unido. E o número 10 da Downing Street, em Londres, o endereço mais falado da Grã-Bretanha. Desde o século 18, ele indica a residência oficial e o escritório do First Lord of the Treasure, cargo exercido há tempos exclusivamente pelo Primeiro-Ministro.

Foto: Divulgação

O prédio do Número 10 (como é conhecida a residência) tem quase 300 anos de idade. Possui quase 100 ambientes, a maioria designada para uso do Primeiro-Ministro e seus assessores em recepções, conferências e jantares com chefes de estado.

Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Por abrigar o Primeiro-Ministro britânico (David Cameron) e servir de guarida para encontros importantes com líderes de outros países, o Nr 10 Downing Street é protegido com forte esquema de segurança. A porta preta, mundialmente famosa, não abre do lado de fora e é tão pesada, que são necessários oito homens para carregá-la. Vinte e quatro horas por dia, guardas ficam em pé para abrir passagem sempre que o Primeiro-Ministro e seus assessores entram e saem do local.

A visita ao 10 Downing Street não é das mais esclarecedoras. Em 1991, após atentado terrorista do IRA (que deu um tiro de morteiro em direção à residência), as duas extremidades da rua foram fechadas. Hoje o turista que deseja captar um vislumbre do lugar o deve fazer através de portões distantes e olhares desconfiados de policiais e guardas que vigiam a rua dia e noite, muitos deles à paisana.

Visão turística do lugar:

Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Já que o acesso não é permitido, que tal fazer um tour virtual pelos quartos da casa?

Onde: Número 10 da Downing Street, em Westminster, Londres. Vizinho do Palácio de Buckingham, do Parlamento Britânico e do St. James’s Park.

Primeiros-Ministros que moraram aqui: 52 homens e uma mulher (Margaret Thatcher)

Um dos residentes mais famosos foi Winston Churchill, o ministro da defesa britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, Churchill dormia em um bunker anexo à residência, a fim de se proteger das bombas nazistas.

Leia também

Gabinete de Guerra de Churchill

Imperial War Museum

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

9 comentários