Como uma das grandes capitais mundiais, Londres recebe milhões de visitantes todos os anos. São pessoas de todo o planeta, com hábitos e culturas distintas. A consequente pluralidade cultural é enaltecida pelos britânicos, mas, em virtude de as impressões sobre a cidade variarem muito, alguns mitos são criados. Um dos mais famosos diz respeito à suposta chuva excessiva que diariamente – dizem – acomete a capital inglesa.
Mas isso não é verdade. O clima de Londres é, sim, mais fechado quando comparado às cidades brasileiras, afinal, vivemos em um país tropical, onde a incidência solar é muito maior quando comparada ao continente europeu. Só que associar Londres a chuvas torrenciais é um mito: o fato é que não chove tanto assim na cidade.
De qualquer forma, se você pretende visitar Londres, a chuva não será motivo para preocupação. A capital britânica tem seus dias cinzentos e chuvosos, principalmente no inverno, mas isso não significa que o turista ficará sem atrações para conhecer. Famosa por seus parques, que costumam lotar em dias de sol, Londres está repleta de pontos turísticos com ambiente climatizado: museus, exposições e pubs encabeçam a lista de preferências quando a chuva insiste em cair. Para você planejar melhor sua viagem, reunimos algumas dicas de locais bacanas que podem valer sua visita.
Veja o que fazer em Londres em dias de chuva:
Museu Britânico
Trata-se do mais clássico dos museus londrinos. Com um acervo superior a 8 milhões de peças, cuja história remete a toda a humanidade, o Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. Ainda hoje, a entrada é gratuita. Mas esteja atento: é praticamente impossível acompanhar tudo com uma única visita. Se você tem pouco tempo, dê preferência para os destaques do local.
Churchill War Rooms
Como capital de uma das grandes potências mundiais envolvidas nos dois maiores conflitos da história da humanidade, Londres tem muito a contar quando o assunto são as guerras. Existem quatro museus principais dedicados aos embates, cada um com uma abordagem distinta. Se você se interessa pelo tema, vale a pena considerar a visita a todos eles, mas, se o seu perfil não for dos mais fanáticos pelo assunto, pelo menos procure visitar o Churchill War Rooms, considerado o melhor da capital. Basicamente, o museu conta a história do gabinete de guerra comandado pelo primeiro-ministro Winston Churchill – até hoje uma figura britânica icônica – durante a Segunda Guerra Mundial.
Science Museum
Pretende viajar para Londres com a família? Talvez esse seja o melhor programa se você tiver filhos pequenos e o sol não colaborar. Interativo, moderno e tecnológico, o Science Museum conta a história da ciência por meio de exemplos práticos, abusando de fotos, vídeos, computadores, hologramas e todo tipo de engenhosidade imaginável. Mais do que uma burocrática e monótona visita a um museu, trata-se de uma imersão no mundo dos avanços científicos.
Museu de Cera Madame Tussauds
Atualmente, a franquia é bastante conhecida, com representantes espalhados em 12 países ao redor do mundo, mas tudo começou em Londres. Se você é fanático por celebridades e está à procura de uma boa foto, pode ser a ocasião ideal. No museu, é possível encontrar réplicas perfeitas de grandes estrelas do mundo artístico e também de personalidades históricas. Amy Winehouse, Obama, Churchill, Princesa Diana e Gandhi são algumas das tantas atrações.
Estúdio das gravações de Harry Potter
Se você passou a adolescência acompanhando a história de Harry, Rony e Hermione, a visita aos estúdios em que a Warner Bros gravou boa parte dos filmes é parada obrigatória na capital londrina. Lá, você terá a oportunidade de ver de perto – e fotografar – alguns dos ambientes mais icônicos da série: Beco Diagonal, Salão Comunal da Grifinória, quarto do Harry na casa dos Dursley. De quebra, há a possibilidade de provar uma cerveja amanteigada e aproveitar o deslocamento para visitar a Plataforma 9 ¾ em King’s Cross, que fica pertinho dos estúdios. O ideal é reservar pelo menos uma tarde para a visita, pois são muitas atrações e o risco de se empolgar é real – ou mágico!
Aquário de Londres
O Sea Life London Aquarium reúne a maior quantidade de animais marinhos no Reino Unido, com destaque para os quarenta tubarões. São necessários 2 milhões de litros da água para abrigar as milhares de criaturas. Bem próximo a London Eye, trata-se de uma ótima opção para quem está em Londres com os filhos. Se puder, visite o local durante a semana, evitando os momentos de público intenso.
Lojas de departamento: Harrods
Do ponto de vista financeiro, Londres talvez não seja tão atraente quanto os Estados Unidos quando o assunto é fazer compras. Mesmo assim, o turista brasileiro pode obter vantagens em relação ao preço pago no Brasil, já que o imposto sobre a importação de produtos está entre os mais caros do país. Com mais de 90 mil metros quadrados dividos em sete andares, a Harrods é a maior loja de departamento de Londres. Mas não se engane: a megalomania acompanha os preços, já que boa parte dos produtos estão ligados a grifes famosas.
Lojas de departamento: Selfridges
Considerada a melhor loja de departamentos do mundo, a Selfridges é um dos mais prestigiados endereços de compras na Europa. Em virtude do foco na beleza das vitrines e do cuidado com a aparência, o local transformou-se em um ponto turístico. São seis andares de produtos, com 17 locais destinados à alimentação. Não custa lembrar: procure controlar o impulso consumista e não gaste todo o seu dinheiro na loja. Dê preferência para as oportunidades únicas e que sejam comprovadamente vantajosas. Agora, se você planeja afundar o pé na lama, considere pedir o reembolso dos impostos.
The Sherlock Holmes Pub
Quando o assunto são os pubs, Londres é uma referênia mundial. As opções são tantas e reúnem características tão distintas que fica difícil escolher. Voltado para os fãs de Sherlock Holmes, o pub é temático, tem um bar no térreo – com cervejas que homenageiam os personagens -, restaurante no andar de cima e, ao lado, uma espécie de museu (que não pretende superar o Sherlock Holmes Museum). A atração é indicada para leitores, curiosos e viajantes que desejam conhecer um pub peculiar na capital inglesa. Se esse pub não corresponde ao seu perfil, não desanime: confira cinco pubs históricos de Londres e escolha o seu.
Peça de teatro: Les Misérables
Que tal aproveitar a noite chuvosa para assistir ao musical há mais tempo em cartaz em todo o mundo? Desde 1985, o Les Mis, como a peça é popularmente conhecida, emociona londrinos e viajantes. As atuações são tão impressionantes e a imersão é tão completa que mesmo quem alega não gostar de musicais costuma se surpreender. Construído em 1901, o Queen’s Theatre, onde a peça é encenada, é uma atração à parte. Se você gosta de história, música ou teatro, vale a pena conferir.