E o Mapa de Londres dá sequência aos relatos de leitores que fizeram intercâmbio em Londres e compartilham sua experiência de estudo na capital britânica.
Confira o depoimento de Mariana Lopes, que viajou para Londres em dezembro de 2012:
Meu nome é Mariana Lopes e tenho 21 anos. Sou completamente apaixonada pela Europa. Agradeço a Deus em primeiro lugar que proporcionou aos meus pais condições de realizar meu sonho de conhecer Londres.
A minha viagem começou a partir da minha teimosia. Eu disse que queria conhecer Londres, e meus pais, com medo de falsas agências, disseram NÃO logo de primeira. Só que mostrei o trabalho da agência com a qual eu fui (English Experience Intercâmbios) e os convenci. A partir desse momento (se não me engano, julho de 2012), eu tinha 5 meses para me preparar.
Tirei meu passaporte e comecei a economizar aqui no Brasil, porque queria aproveitar ao máximo. Fui no dia 1 de dezembro de 2012. Um voo noturno, com conexão em Porto, em Portugal. Até então, minha ficha não tinha caído. Eram quase 12h no domingo quando chegamos a Londres. Comecei a sentir frio, e vi que nevava um pouco. Aí, sim, eu entendi que estava na capital britânica.
Não senti saudade nenhuma do Brasil (sinceramente, rssrsrsr). Até brinco dizendo que nasci no lugar errado. Tenho sangue britânico. Fiz um curso de 1 mês, e a experiência foi ótima. Eu e um grupo de brasileiros com 10 pessoas. Ficamos numa residência estudantil: The Stay Club (Super-indico).
Estando lá é impossível não falar inglês, mas no começo fiquei um pouco receosa, porque estava num lugar onde falam perfeitamente a língua que eu estava aprendendo. Mesmo assim, não me prendi ao medo. Falava muito! Como diz o ditado, “falava mais que a boca”.
Destaques
A escolha valeu a pena. Amei conhecer o Big Ben, London Eye, patinei em Ice Rink, descobri os maravilhosos cupcakes e também o Winter Wonderland, um parque que funciona na temporada de inverno do Hyde Park.
Sabe, são tantos lugares que fica difícil colocar todos! Um dia super especial foi quando vi a Troca da Guarda (changing of the Guard), e também quando andamos no Cable Car.
Curiosidades
Uma história engraçada que aconteceu comigo: troquei de linha de metrô e estava na escadaria. A escada rolante estava super congestionada, e a outra estava livre – só que havia muitos degraus e era alta. Pensei comigo: Ah, vou super rapidinho e chego antes do que os meus amigos. Comecei a subir, e a escada não tinha fim. Me empolguei e comecei a correr. Aí, da escada rolante, brincaram comigo. Olhei para o lado, pisei em falso e levei um tombo. Levantei com toda delicadeza, e ninguém nem ligou para meu tombo. Fiquei rindo sozinha depois.
Ah! Eu não gostei da água, que tinha um sabor estranho… Mas me acostumei. Londres é o sonho de todos. Quem diz que Londres é um lugar cinzento e triste está mentindo… Perfeita, até o sol tem um brilho diferente (quando faz um solzinho, rs).