4 cidades perto de Londres que você precisa visitar

4 cidades perto de Londres que você precisa visitar

Percorrer os recantos da Inglaterra é uma experiência sem precedentes. Ao explorar as cidades perto de Londres, você vai se sentir dentro de um filme: encontrará paisagens encantadoras, monumentos históricos incríveis e, em contraste, também diversas construções modernas. O melhor de tudo? O transporte entre elas é bem simples. 🚌

Mas, antes de pensar na logística do passeio, a primeira questão é: quais são, de fato, as cidades perto de Londres que não podem faltar no roteiro? Abaixo, nós listamos algumas sugestões. 😉

4 cidades perto de Londres

Descubra, a seguir, os principais atrativos das cidades que ficam nos arredores de Londres – e podem ser uma excelente opção para expandir seus passeios e mergulhar fundo na história e na cultura da Inglaterra.

Brighton

Brighton é famosa por sua praia, frequentada pela galera mais cool da Inglatera. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres.
Brighton é famosa por sua praia e clima universitário. Foto: Mapa de Londres

O diferencial de Brighton, sem dúvidas, é a praia. No litoral sul da Inglaterra, antigamente a cidade era apenas uma vila de pescadores, até ser descoberta pelos nobres britânicos, lá pelo fim do século 18. A partir de então, ela virou uma espécie de ilha frequentada pela galera mais cool do país.

A grande atração da cidade é o Brighton Pier, um parque de diversões à beira das águas. Já na região de Kemp Town ficam as boates gays e lojas alternativas, enquanto o melhor lugar para compras é North Laine, uma charmosa região repleta de casinhas coloridas.

Por ser bem animada, no período da primavera-verão, Brighton sedia grandes festivais de música, como o Brighton Festival, o Brighton Fringe e o The Great Escape.

Distância de Londres: 90 km

Oxford

Christ Church College - Oxford - Mapa de Londres
Christ Church College é destaque nos filmes de Harry Potter. Foto: Mapa de Londres

No condado de Oxfordshire, mais precisamente na região sudeste da Inglaterra, fica Oxford, uma cidade do interior mas conhecida em todo o mundo.  Às margens do rio Tâmisa, o município é famoso por abrigar os complexos estudantis da Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas do planeta.

O prédio da Christ Church College, inclusive, serviu de pano de fundo para as gravações de Harry Potter. É interessante observar bem a arquitetura gótica nos prédios da cidade e conhecer museus como o Ashmoleam Museum of Art and Archaeology e o Museum of History of Science.

Oxford também garante passeios românticos: é possível andar nos chamados  punts, longos barcos de madeira, pelos canais da cidade. Pubs, bares e restaurantes completam os atrativos.

Distância de Londres: 80 km

Windsor

Foto tirada em Windsor, a apenas uma hora de Londres e onde fica o Castelo de Windsor, residência oficial da monarquia britânica e casa da Rainha Elizabeth II aos fins de semana. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Castelo de Windsor é um refúgio da Rainha Elizabeth II. Foto:  Mapa de Londres

No sudoeste de Londres, o condado de Berskshire abriga uma pequena – mas muito charmosa – cidade, chamada Windsor. Ela é imprescindível no roteiro por um motivo especial: abriga o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da família real. Sua construção original é datada do século 11, com arquitetura totalmente medieval.

Voltando ao presente, Windsor conta ainda com uma atração contemporânea – mas igualmente especial: o parque temático infantil Legoland, mantido da fabricante dinamarquesa Lego. É um passeio imperdível se você estiver com as crianças.

Distância de Londres: 40 km

Cambridge

King's College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas
King’s College tem renome internacional. Foto: Renata Cabanas

Outra cidade universitária lendária da Inglaterra, Cambridge é a sede do condado de Cambridgeshire e fica na região leste do país. É nela que estão os campi da Universidade de Cambridge, compostos por prédios que lembram muito os castelos medievais dos séculos 18 e 19. O cenário fica ainda mais belo por conta das árvores e jardins que os cercam.

Em Cambridge, o bacana é explorar os cafés e as imensas bibliotecas, além de contemplar os edifícios que compõem o complexo universitário. O Trinity College costuma ser o mais procurado. O jardim botânico The University Botanic Garden e o museu Fitzwilliam são outros atrativos da cidade.

É interessante lembrar que Cambridge formou cientistas que revolucionaram o mundo, como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

Distância de Londres: 80 km.

Cidades perto de Londres: como chegar?

Decidiu quais cidades perto de Londres você mais quer conhecer? Então é hora de planejar o passeio. A melhor notícia é que, como elas ficam a um pulinho da capital, basta pegar um ônibus ou trem para chegar ao destino.

Como chegar a Brighton

Brighton se situa a apenas uma hora de distância de trem (a partir de 17,30 libras, ida e volta) e a 2 horas de ônibus (a partir de 7 libras, ida e volta). As saídas de ônibus são pela Victoria Station, e de trem, por St Pancras, Victoria ou London Bridge.

Como chegar a Oxford

Oxford fica a 50 minutos de trem e a 1h50 de ônibus. De trem, a ida e volta custa a partir de 25 libras no site da National Rail, saindo de Paddington. De ônibus, a partir de 16 libras na Mega Bus, saindo de Victoria.

Como chegar a Windsor

Windsor, literalmente, fica a um pulinho de Londres. Há trens partindo recorrentemente da Paddington Station e ônibus que saem da Victoria Station a cada 30 minutos. A maneira mais prática é comprar sua passagem de trem pelo site da National Rail, que custa a partir de 10,50 libras para ida e volta.

Como chegar a Cambridge

Cambridge também é uma cidade fácil de visitar: ônibus partem da Victoria Station a cada hora. Outra alternativa é pegar um trem saindo das estações King’s Cross ou Liverpool Street. Ida e volta de trem direto pela National Rail, saindo de King’s Cross, custa a partir de 16,60 e leva de 50 minutos a 1h20. O ônibus leva 2h20 por trecho e custa o mesmo.

Gostou das nossas dicas de cidades perto de Londres para conhecer? Qual delas você deseja visitar? Já conhece alguma? Comente. 😉

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário