O que foi a Revolução Gloriosa e como o Parlamento venceu a monarquia

A Revolução Gloriosa (1688-1689) foi um golpe orquestrado pelo Parlamento Inglês para tirar o Rei James II do poder. O motivo principal para a operação era o temor de que a inclinação religiosa do soberano e seu herdeiro direto pudessem trazer o catolicismo (e seus poderes políticos) de volta ao Reino Unido. Além do medo do Papado, os nobres também desaprovavam as ligações do monarca com a França.

Para evitar essas ameaças à soberania britânica, os nobres tomaram uma atitude paradoxal: apoiaram o que foi na prática uma invasão holandesa à Inglaterra, liderada pelo chefe de estado da Holanda, William III of Orange (Guilherme de Orange). Ele era casado com a filha do Rei James II, a protestante Mary II, segunda na linha de sucessão, atrás de seu irmão.

Com apoio do Parlamento, William e Mary reuniram suas tropas e partiram com uma grande frota para conquistar a Inglaterra em novembro de 1688. Essa invasão e consequente deposição do Rei James II é chamada de Revolução Gloriosa por ter derramado pouco sangue (em termos relativos), já que o monarca britânico e seus exércitos apresentaram pequena resistência.

A Revolução Gloriosa culminou com a Bill of Rights em 1689, uma carta de direitos do monarca que na prática limitou os poderes da monarquia e os subjugou ao Parlamento. Essa carta era uma imposição dos nobres e parlamentares para o aval a um Reinado conjunto de Mary (filha de James II) e William (chefe de estado da Holanda).

Revolução Gloriosa
A frota holandesa em direção à Inglaterra. George Virtue, 1852

5 fatos importantes para entender o que foi a Revolução Gloriosa

  1. A Revolução Gloriosa veio logo depois da Guerra Civil Inglesa. A monarquia e o Parlamento não estavam se entendendo havia bastante tempo. Um fato que resume bem essa questão: James II chegou ao trono após a morte de seu irmão, o Rei Charles II, filho do Rei Charles I, julgado como traidor da pátria e executado por tentar se sobrepor ao Parlamento.
  2. A religião oficial da Inglaterra era a Igreja Anglicana, criada pelo Rei Henry VIII, que rompeu laços com a Igreja Católica. Mas o catolicismo era muito influente e poderoso no século 17 e, devido às inclinações religiosas de James II e seu filho, havia o temor de que ele pudesse trazer o Papado de volta ao centro político inglês. Diversas medidas pró-Catolicismo do Rei naquele período levaram a essa convicção.
  3. James se converteu católico enquanto ainda era o segundo a linha de sucessão, em 1669, mas sua filha Mary, criada e educada distante do pai, terceira na linha de sucessão, se manteve protestante. Só que em junho de 1688 nasceu o irmão de Mary, James Francis Edward Stuart, um herdeiro homem do Rei. Na época, homens tinham precedência na linha de sucessão e, portanto, o pequeno herdeiro católico chegaria ao trono no futuro.
  4. James se exilou na França após a deposição de seu pai, Charles I. Lá manteve laços estreitos com a monarquia francesa e até lutou no exército. Essa relação com a França não ajudou seu reinado. Depois da Revolução Gloriosa, ele voltou a se mudar para lá.
  5. O marido de Mary, William, o chefe de estado da Holanda, também estava na linha de sucessão ao trono britânico, por ser filho de uma falecida irmã de James II.

Causas da Revolução Gloriosa

  • Medidas pró-catolicismo do Rei James II.
  • Indisposição com o Parlamento.
  • Indisposição com a Igreja Anglicana.
  • Ligações do Rei com a França.

2 Consequências da Revolução Gloriosa

A duas principais consequências da Revolução Gloriosa foram:

  1. A Bill of Rights (Carta de Direitos), que é um marco na delimitação dos direitos e deveres do monarca britânico.
  2. O fortalecimento da Igreja Anglicana e a repressão à Igreja Católica.

E aí, conseguiu entender o que foi a Revolução Gloriosa? Achou interessante esse capítulo da história inglesa? Compartilhe.

Artigo anteriorDinossauro deixa o Museu de História Natural de Londres
Próximo artigo4 cidades perto de Londres que você precisa visitar