Brighton é uma fuga rápida de Londres

Brighton é uma fuga rápida de Londres

Cansou da correria de Londres? Brighton é uma fuga rápida, a apenas uma hora de trem.

A principal atração de Brighton, pelo menos para os britânicos, é a praia. Brasileiros, acostumados com areia e água de coco, no entanto, podem se surpreender negativamente. Em vez da areia, pedrinhas. Em vez da água de coco, pints de Guinness e garrafas de Pimm’s, um drinque de frutas propício para o verão. (Se você busca a vida noturna liberal de Brighton, entre neste site.)

Brighton Pier é uma das atraçoes da cidade. Fotos: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Atrações de Brighton

Adornando a praia, encontram-se traços bastante peculiares. O incauto pode até se assustar com os contrastes mentais entre Brighton e Copacabana, por exemplo.

Os mais próximos à beira do mar são os pubs, que servem cerveja em mesinhas do lado de fora. O preço, porém, pode assustar: 4,50 libras por uma pint. Som ao vivo? Não espere reggae nem pagode, mas um rock bem arranjado.

Também mirando o oceano, uma roda-gigante serve como ponto fotográfico para quem deseja registrar Brighton do topo. É tipo uma London Eye, só que do interior. O nome: Brighton Wheel.

Ao lado, situa-se o cartão postal da cidade, o Brighton Pier. Nele, o visitante pode experimentar o destino nas cartas do tarô, jogar em fliperama, se aventurar em brinquedos diversos, apostar as moedas em máquinas de azar e obter uma vista bacana da orla.

Um carrossel na beira do mar reforça a ideia de que Brighton é bem mais do que uma praia. Assemelha-se muito mais a um parque de diversões, cuja principal atração se constitui do mar. Mas nem todos mergulham. Muitos preferem tirar a parte de cima da roupa e aproveitar o sol, pelo menos quando o tempo permite. É normal ver uma galera de sapatos e calça.

Perto dali, o Royal Pavillion foi contruído em 1787 para ser residência de campo para George, o Príncipe de Gales, mais tarde Príncipe Regente. A construção atrai turistas interessados em seu visual arquitetônico, uma mistura do clássico com o indiano, também apelidado de Gótico-Hindu.

Quer fazer compras? Além das tradicionais Primark, H&M e TK Maxx, há roupas caríssimas nas The Lanes e opções charmosas e mais em conta no mercadinho de North Laine.

De Londres para Brighton

Trem

Percurso: 1 hora

Valor: a partir de 20 libras, ida e volta

Saída: Victoria Station

Compre online

Ônibus

Percurso: menos de 2 horas

Valor: a partir de 10 libras, ida e volta.

Saída: Victoria Station

Compre online

Galeria de fotos

Leia também

Outros passeios fora de Londres

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. Fui em agosto deste ano, por indicação aqui do Blog. Eu gostei da cidade, o visual é muito bonito. Dá pra tirar algumas belas fotos. O pier é constituído basicamente de quiosques de sorvete ou crepe, máquinas de jogos (salões enormes com fliperama, bingo, etc.), e parque de diversões. Eu fui pensando que tinham lojas mais descoladas, e tal… Mas não tem nada disso. O que vale mesmo é a vista.