A Trafalgar Square é a principal praça de Londres. O nome vem da batalha de Trafalgar, na qual os britânicos derrotaram as forças de Napoleão. A praça fica bem no centro da cidade, em Westminster, colada nos prédios do governo.
Espalhadas pela Trafalgar Square, estão diversos monumentos. Do alto de uma coluna de 50 metros de altura, a estátua do Almirante Nelson (à direita), herói da batalha, observa o movimento, guardada por quatro leões de bronze em sua base. No fundo, está a belíssima National Gallery, um dos principais museus de arte do mundo.
Como visitar a Trafalgar Square
A Trafalgar Square vai certamente fazer parte do seu roteiro, independentemente do tempo que você tenha na cidade. Mesmo que seja uma passadinha, você vai ter que dar um pulo aqui.
A maneira mais fácil de chegar direto é desembarcando na estação de Charing Cross. Mas a praça fica a minutos de caminhada do Palácio de Buckingham, do Palácio de Westminster e de Piccadilly Circus. Ou seja, é caminho em qualquer passeio.
Estação de metrô: Charing Cross (Bakerloo e Northern Line)
Veja no mapa:
A Trafalgar Square fica aberta 24 horas por dia, mas é melhor visitá-la durante o dia, para conhecer todo o entorno. Além da National Gallery, uma igreja muito interessante, a St Martin in the Fields, fica ali ao lado. Na cripta dessa igreja, você pode fazer um lanche, beber uma taça de vinho e ainda, se programar direitinho, assistir a um concerto de música clássica.
Atrações de Trafalgar Square
Coluna de Nelson
Em destaque na Trafalgar Square, está o monumento dedicado ao Almirante Nelson, que liderou a Marinha Real na costa de Cadis, Espanha. Trata-se da Nelson’s Column (Coluna de Nelson), protegida por quatro leões de bronze a seus pés. Dois anos depois da conclusão do monumento, foram acrescentadas duas fontes à praça. Em 2013, foi criado um espaço para esculturas temporárias. Naquele ano, um polêmico galo azul passou a compor o cenário. Em 2015, o esqueleto de um cavalo tomou seu espaço.
Dê uma olhada no visual ao chegar à Trafalgar Square (lá no fundo, está a National Gallery):
National Gallery
Um belo passeio pela praça certamente acaba na National Gallery, que abriga uma das maiores coleções de pinturas do mundo. A galeria tem visitação gratuita.
Estação de polícia
Na Trafalgar Square, você encontra possivelmente a menor estação de polícia do mundo (já desativada):
Os leões de Trafalgar Square
Outro aspecto interessante da praça são os quatro leões que parecem proteger o Almirante Nelson. Eles foram esculpidas com base nos leões que habitavam a Torre de Londres, antes da transferência dos animais selvagens para o London Zoo. (Mas isso é outra história.) Veja abaixo.
O quarto pilar
Os leões não são os únicos animais lembrados na praça. Este aqui é o Galo de Trafalgar Square, uma escultura azul, de 4 metros de altura, criada pela artista alemã Katharina Fritsch. A obra foi inaugurada em julho de 2013 e permaneceu no quarto pilar da praça até março de 2015. Saiba por quê
No início de março de 2015, o esqueleto de um cavalo tomou o espaço do galo. A obra, de Hans Haacke, é um tributo ao economista Adam Smith e ao pintor George Stubbs. A escultura é baseada em um desenho de Stubbs, publicado em 1766. Amarrada em uma das patas do cavalo, está um display eletrônico da bolsa de valores de Londres:
Comemorações e protestos em Trafalgar Square
A trafalgar Square é o palco de diversas comemorações e protestos na cidade. Paradas do Ano Novo Chinês e de St Patrick’s Day, por exemplo, acontecem aqui. Um dos momentos mais bonitos ocorre no fim do ano, na inauguração da Árvore de Natal, um presente que a Noruega oferece a Londres todo ano como agradecimento pela ajuda na Segunda Guerra Mundial.
E aí, ficou a fim de conhecer a Trafalgar Square? Ou já esteve lá e já está com saudade? Deixe um comentário e curta as fotos abaixo.
Galeria de fotos da Trafalgar Square
História da praça
Antes de se tornar uma praça, em 1820, o lugar hoje ocupado pela Trafalgar Square fazia parte dos estábulos adjacentes do Palácio de Whitehall. Foi então que o príncipe regente da época decidiu criar um local de lazer no centro da cidade. Originalmente o nome seria uma homenagem ao Rei William IV – “King William the Fourth’s Square” -, mas um dos arquitetos da praça sugeriu trafalgar, e então foi oficialmente batizada em 1830.