Top 7 lojas de departamento em Londres

O Mapa de Londres preparou uma seleção com sete lojas de departamento para enlouquecer as fashion addicts brasileiras. Muitos dos lugares recomendados a seguir, porém, converteram-se em verdadeiras atrações turísticas de Londres ao longo do tempo, seja por sua beleza ou importância histórica, e extrapolaram o público-alvo tradicional da moda. Clique em cada uma para descobrir mais.

7 lojas de departamento em Londres

Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes

Harrods

Harrods é a maior loja de departamento de Londres, com 90 mil metros quadrados de espaço para venda, quase o dobro do tamanho da Selfridges, a segunda maior. Mais de 330 departamentos, distribuídos em sete andares, oferecem absolutamente de tudo para os mais de 15 milhões de clientes (e turistas) anuais. Mais informações.

Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes

Selfridges

A loja oferece seis andares de produtos de todas as grandes marcas imagináveis. Ao todo, são 4 hectares de espaço para os itens à venda, além de 11 lugares para comer e beber. Destaque para as vitrines, que se transformam completamente em diversas épocas do ano. Mais informações.

Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes

Harvey Nichols

A Harvey Nichols, na esquina de Knightsbridge e Sloane Street, em Londres, tem sete andares dedicados à moda e um à comida. A loja no endereço atual foi construída em 1880. Vende roupas masculinas e femininas, acessórios, produtos de beleza e comida. Compete com a Harrods, embora tenha uma clientela mais jovem. Mais informações.

Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes

Fortnum & Mason

A Fortnum & Mason é a mais antiga e luxuosa loja de departamento de Londres. Tem mais de 300 anos de história, ao longo da qual serviu Reis, Rainhas e consumidores de todas as partes do mundo. Pode ser identificada facilmente pelo prédio vitoriano e pelo relógio de quatro toneladas que orna a entrada. Mais informações.

Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes

Liberty

Localizada na esquina da Great Marlborough Street com a Regent, a Liberty é uma das mais belas lojas de departamento de Londres. Mais parece que você está em uma grande mansão do que em uma loja. Os olhos são captados pelos elevadores belamente decorados e pelas pequenas escadas, totalmente estilizadas. Mais informações.

Foto: Kamilla Fernandes
Fotos: Kamilla Fernandes

John Lewis

A primeira John Lewis foi inaugurada em 1864, na Oxford Street, a grande passarela fashion da Europa. Ela permanece como a flagship store da rede, no mesmo endereço, com a mesma filosofia: Never Knowingly Undersold. Ou seja, a loja garante o preço mais baixo com o melhor serviço agregado. Mais informações.

Fotos: Kamilla Fernandes
Fotos: Kamilla Fernandes

Marks & Spencer

A Marks & Spencer é a maior rede de lojas de departamento do Reino Unido, tem lojas espalhadas por todo o mundo e configura-se como um dos fashion spots mais acessível para os brasileiros que sonham com libras esterlinas mas recebem mensalmente os famigerados reais na conta bancária. Mais informações.

E a Primark não entra na lista?

Calma, nós não esquecemos a adorada Primark. Só a deixamos de fora porque ela não se enquadra plenamente na categoria das lojas de departamento.

Quem a conhece sabe que ela se constitui de uma experiência mais focada em roupas de preço baixo, em vez de se dividir em centenas de departamentos como essas listadas acima.

Uma visita a Harrods, por exemplo, pode ser empreendida através de suas marcas, enquanto um passeio pela Primark se restringe à busca dos itens mais baratos, normalmente dispostos de forma menos organizada.

Isso não quer dizer, no entanto, que você não deva visitar o paraíso das roupas baratas. É quase parada obrigatória para os brasileiros. Aliás, chegando lá, você certamente ouvirá nosso inestimável sotaque.

Veja mais informações sobre a Primark

Roteiro em Londres

Mais compras em Londres

Mais lojas de departamento

Guia básico de compras

Vestuário masculino

Reembolso de impostos

Feiras e mercados de rua

Artigo anteriorLojas de departamento: Marks & Spencer
Próximo artigoTour do Jack, O Estripador em Londres: vale a pena?