O Tate Modern, em Londres, é um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea do mundo. Inaugurado no ano 2000, à beira do Tâmisa, na antiga estação de energia de Bankside, de frente para a Millennium Bridge, na margem oposta à St Paul’s Cathedral, o museu faz parte do grupo Tate, conjunto de quatro galerias de arte.
As obras expostas nos sete andares da Tate Modern incluem grandes nomes, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Piet Mondrian, Claude Monet, Joan Miró, Jean Arp, Umberto Boccioni, Giorgio de Chirico, Natalya Goncharova e muitos outro artistas de peso.
Como visitar o Tate Modern
Horários: Domingo a quinta, das 10h às 18h. Sexta e sábado, das 10h às 22h
Estação de metrô: Southwark (Jubilee Line) ou Blackfriars (District e Circle Lines)
Ingresso: Gratuito
As exposições temporárias podem ser cobradas à parte. Confira o que está rolando
Vale a pena?
Sim, é imperdível para quem gosta de arte moderna e contemporânea. Quem não entende do assunto nem se sente tão atraído por esse tipo de museu pode explorar a área: vale caminhar pelas margens do Tâmisa até Tower Bridge, passando pelo Shakespeare’s Globe, ou atravessar a Millennium Bridge e desbravar a City of London e a St Paul’s Cathedral.
O que se vê na Tate Modern
História
Criado no ano 2000 em uma usina elétrica desativada, o Tate Modern faz parte da rede Tate, que inclui ainda em Londres a Tate Britain, a qual agrega os principais trabalhos de arte britânica. Hoje a Tate Modern disponibiliza a coleção permanente, gratuita, e exibições especiais, com cobrança de ingresso.