A St. Paul’s Cathedral (Catedral Anglicana de São Paulo) é um cartão postal de Londres. Ponto turístico de grande relevância histórica, a catedral configura-se como a sede do Bispo de Londres. Muitos a conheceram em 1981, quando o Príncipe Charles casou-se com a princesa Diana. Sua cúpula, belíssima, arquitetada por Sir Christopher Wren, é uma das maiores do mundo.
Visite a St Paul’s Cathedral
Mapa para chegar à St. Paul’s Cathedral
Endereço: Saint Paul’s Church Yard, London EC4M 8AD
Estações de metrô: St. Paul’s (Central Line) ou Mansion House (Circle e District Line)
Ingresso: Adulto £18 / Estudantes e maiores de 60 anos: £16 / Crianças de 6 a 17 anos: £8
Horários de visitação: Segunda a sábado, das 8h30 às 16:30h. Domingo, apenas orações
Dica: Se não quiser entrar, vá durante a noite. Você poderá captará imagens como estas:
Importância da St Paul’s Cathedral
No ponto mais alto da City of London, onde tudo começou, a St Paul’s Cathedral é uma das igrejas mais importantes de Londres. Há uma igreja em homenagem ao Santo Paulo desde o ano de 604 no local. Ao longo dos séculos, abrigou alguns dos mais relevantes eventos da capital britânica. Entre eles, estão os funerais de Lorde Nelson, do Duque de Wellington, de Sir Winston Churchill e de Margaret Thatcher, as celebrações do Jubileu da Rainha Victoria, dos anúncios de paz após a Primeira e a Segunda Guerra, os casamentos de Charles e Diana e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II.
Vale a pena entrar?
Sim, cada centavo.
Ingresso: Adulto 18,00 / Criança, 8,00
Horários de visitação: Segunda a sábado, das 8h30 às 16:30h
O interior da St Paul’s é tão deslumbrante quanto o seu exterior, e o visitante que paga ingresso tem direito a subir na cúpula da igreja, visitar as capelas, a galeria dos sussurros, os túmulos de heróis britânicos, como Christopher Wren e Lorde Nelson, e entender cada um dos componentes litúrgicos com um guia multimídia incluso no valor da entrada. Só não esqueça: fotografias não são permitidas dentro da igreja.
Saiba mais: Por dentro da St Paul’s Cathedral
Evensong
Se você não quiser desembolsar nem um centavo, há a posibilidade de conferir a Evensong, uma missa cantada que ocorre todo dia. Trata-se da “evening prayer” (oração noturna) da liturgia anglicana. É uma experiência bacana tanto para quem tem algum envolvimento com a espiritualidade quanto para quem busca apenas a beleza da história. Além do coral e das orações, o visitante vai conhecer (sem tirar fotos!!) a nave principal da igreja e mirar, sobre sua cabeça, a belíssima cúpula.
Duração: 50 minutos
Quando: Segunda a sábado, às 17h. Domingo, às 15h15.
Importante: conferir o calendário da igreja (de vez em quando, há alterações!) e chegar ao local com 30 minuto de antecedência para se sentar bem pertinho do coro.
História da St Paul’s
Construída no século XII a Catedral foi erguida no mesmo local onde antes fora a primeira igreja da Inglaterra, feita em madeira no ano de 604 d.C. A igreja passou por vários estágios de construção e reconstrução, após inúmeros incêndios. Até que, em 1670, o arquiteto Christopher Wren assumiu as obras e começou tudo do zero. Em seu interior, a St. Paul’s Cathedral possui pinturas, esculturas e entalhes de diversos artistas da época em que foi construída.
Em 1940, um intenso bombardeio alemão, que durou 57 dias consecutivos, não afetou a Catedral. Mais tarde no mesmo ano, uma bomba-relógio, capaz de destruir toda a igreja, foi encontrada e neutralizada. No mesmo ano, outra bomba não foi desarmada a tempo e explodiu fora da catedral.