War Horse é uma oportunidade incrível de experimentar um pouco mais a cultura e o sotaque britânicos numa produção tipicamente inglesa.
Por Juli Haas, especial para o Mapa de Londres
A peça War Horse, em cartaz no teatro New London Theatre, em Londres, é baseada no livro de Michael Morpungo, que também virou filme através das lentes de Steven Spielberg. A história se passa em Devon, Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Fala sobre a relação entre o menino Albert Narracott e seu cavalo, Joey, vendido por seu pai para o exército inglês.
O enredo é emocionante, pois trata de questões como laços fortes de amizade, saudades, injustiças e a guerra. E a maneira como a peça foi montada deixa tudo mais intenso. É impossível não se envolver e se comover com as expressões perfeitas dos cavalos e outros animais em cena. São bonecos em tamanho natural, manipulados brilhantemente por atores que simulam seus movimentos e sons. São três atores para cada cavalo, que atuam em harmonia impressionante. Os bonecos são feitos de estrutura de aço, cabos de avião, tecido e couro.
No palco, não existe um cenário para cada ambiente ou época da história. A passagem de tempo e de local é percebida através de uma soma de elementos. Os figurinos perfeitos: os uniformes dos exécitos inglês e alemão, fiéis a época, nos remetem à guerra. A música: linda, executada no palco por um senhor de voz grave e seu acordeon. E uma tela enorme ao fundo do palco onde são projetadas cenas de campo e de batalha.
Além de ter sido adaptada para teatro, War Horse também pode ser conferida em filme. O longa de Steven Spielberg, de 2011, teve seis indicações ao Oscar, ganhou cinco prêmios BAFTA e dois Globos de Ouro.
Assista
Local: New London Theatre, Drury Lane – London, WC2B 5PW
Metrô: Covent Garden ou Holborn
Horários: Segundas, quartas e sextas, às 19h30. Terças, às 19h. Quintas e sábadas, às 14h30 e às 19h30.
Ingressos: De 16 a 90 libras.
Dica
Comprar tickets com antecedência é a melhor opção para quem quer um lugar específico. Mas se você está indeciso, correndo ou simplesmente não se importa em que lugar vai sentar, opte pelos Day Tickets. O teatro sempre reserva estes tickets para serem adquiridos no box office no mesmo dia da peça. Eles custam 25 libras. A dica é ir cedo, assim que o box office abre, as 9:00am para garantir o seu. A desvantagem é que você vai sentar bem colado ao palco, o que pode prejudicar um pouco a visão geral da peça. Em compensação, enxergam-se todos os detalhes da produção.
Texto: Juli Haas, especial para o Mapa de Londres
Fotos: Juli Haas