O Museu do Transporte de Londres certamente não se encontra na lista dos mais visitados da cidade. Em uma passada rápida na capital britânica, talvez não haja tempo para conhecê-lo. Mas quem já não é turista de primeira viagem e quer descobrir um museu diferente, que conta a história do pioneirismo londrino no transporte, vai adorar o London Transport Museum. E ele se localiza estrategicamente em Covent Garden, atração confirmada em qualquer roteiro.
Aqui estão reunidos objetos, fotos e veículos que lembram e contam a história do ônibus, táxi, tram e metrô de Londres. Além de olhar para o passado, o museu também dá a chance de observar o futuro das ruas da cidade, pois ele expõe os planos para os próximos anos do transporte na capital britânica e na Inglaterra.
Visitando o Museu do Transporte de Londres
Ingressos: Adulto: 17,50 libras / Menor de 18 anos: gratuito
Metrô: Covent Garden (Piccadilly Line)
Endereço: Covent Garden Piazza London, WC2E 7BB – London
Outros detalhes no site oficial, clique.
Horário de visitação: Segunda a quinta, das 10h às 18h (entrada até 17h15). Na sexta, das 11h, às 18h (entrada até 17h15)
O que você verá no Museu do Transporte de Londres
Aqui a viagem no tempo começa no elevador. O display não mostra o andar, mas o ano: 2012. À medida que o elevador desce, o visitante é transportado para o passado: 1970, 1950, 1930, 1900, 1880. Até, finalmente, chegar a 1800. Quando as portas abrem, os motores dão espaço para os cavalos.
O museu serve a dois tipos de interesse: a história e o transporte. Para quem gosta dos dois, melhor ainda, afinal Londres é uma das grandes pioneiras no transporte público. Centenas de ônibus movidos a cavalos operaram na capital britânica no século 19. Mas logo o tráfego atingiu proporções caóticas, e o primeiro sistema de trens subterrâneos entrou em ação em 1863. No museu, o visitante pode ver como eram os vagões desses trens, ainda separados por classes.
Também é interessante notar o importante papel que a propaganda teve no metrô desde o início, quando uma passagem custava 2 centavos. O passeio não era tão agradável – pelos relatos, as estações eram extremamente abafadas e pouco asseadas -, mas certamente se constituía da forma mais rápida de se locomover pela cidade. Os anúncios divulgavam três benefícios desse meio de transporte: mais economia, mais rapidez e menos trânsito nas ruas.
Projeções, planos e ideias para o futuro do transporte de Londres encontram-se na parte final do museu. É interessante notar a preocupação constante da cidade em atender ao aumento da demanda e manter um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo para os investimentos no setor.
Mais transporte em Londres
Dicas para andar de metrô em Londres
Metrô de Londres é o mais antigo do mundo