Valentine’s Day na Inglaterra

O mês de fevereiro chegou e em terras inglesas, esse é o mês de celebrar o amor! A data é celebrada no dia 14 de fevereiro, então caso esteja em um relacionamento com algum inglês, ou alguma inglesa, anote essa data na sua agenda para não se esquecer.

Mas diferentemente do Brasil, nessa data as pessoas não celebram apenas os seus cônjuges ou namorados. Eles também celebram e presenteiam as pessoas que eles amam ter em suas vidas, como seus pais, amigos, familiares e até mesmo animais de estimação.Valentine’s Day na Inglaterra

Costumes na Inglaterra

Os presentes mais comuns e mais valiosos dados pelos ingleses são doces e salgados feitos à mão. Também é parte da tradição fazer um bolo em formato de coração e presentear ao amado nesse mesmo dia. A intenção não é gastar um mar de dinheiro com as pessoas que ama, mas sim mostrar que você se importa e gosta de tê-las em sua vida, por isso você dedica tempo preparando algum presente especial feito por você mesmo a elas.

Infográfico Exclusivo do Mapa, conheça!

Alguns presentes populares também são: ursinhos de pelúcia, chocolates, muitos docinhos, brinquedinhos e cartões comemorativos de dia dos namorados. Na verdade os ingleses amam dar cartões e lá existe cartão para absolutamente tudo, até mesmo para desejar a alguém melhoras, caso ele passe por uma cirurgia ou quebre o pé.

Flores também são presenteadas e suas cores podem indicar o grau de relacionamento que uma pessoa tem a com a outra. Rosas vermelhas são dadas a cônjuges, namorados e namoradas, enquanto rosas brancas e amarelas são presenteadas a parentes e conhecidos e rosas cor-de-rosa são para amigos.

O número de rosas também possui um significado:

  • 1 rosa = amor
  • 12 (ima dúzia) = gratidão
  • 25 = felicitações
  • 50 = amor incondicional

 

Admiradores secretos

Cartas, presentes e poemas secretos ainda são enviados. Confissões de amor ainda são anunciadas na televisão e nos jornais locais britânicos. Não se sabe a origem dessa tradição, mas ela ainda existe.

 

História da celebração da Data

Aparentemente essa história começa na Roma antiga e está diretamente ligado ao festival pagão de “Lupercalia” que era celebrado no dia 15 de fevereiro alguns séculos antes de Cristo.  Essa festa era dedicada a deusa romana Juno, deusa da mulher e do casamento, e ao deus romano Pan, deus da natureza, além de marcar o início oficial da primavera.

Era uma celebração que envolvia todos os jovens dos distritos. Os nomes das meninas eram postos em urnas e os meninos pegavam esses nomes e assim um casal se formava. Durante essa data eles também enfeitavam galhos com penas e batiam levemente nas meninas, pois acreditavam que isso aumentaria sua fertilidade.

Quando o império romano invadiu a Grã-Bretanha, algumas dessas tradições foram levadas à Inglaterra, mas somente depois que o Cristianismo se tornou a religião oficial da maior parte dos países da Europa, o feriado foi remodelado, até que em 496 DC o Papa Gelasius formalmente declarou que o dia 14 de fevereiro era formalmente o “Dia de São Valentim”, um dia festivo cristão.

Valentine’s Day na InglaterraO dia de São Valentim

O imperador Cláudio II acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes, por isso ele proibiu o casamento durante as guerras. Naquela época, o bispo Valentim lutou contra suas ordens e continuou celebrando casamentos, indo contra as ordens do império.

Sua prática foi descoberta e o bispo foi condenado à morte. Enquanto ele estava preso, jovens lhe enviavam presentes e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Acredita-se que enquanto aguardava na prisão pelo cumprimento de sua sentença, ele se apaixonou pela filha de seu companheiro de cela, que era cega e que, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Antes de ser executado, lhe escreveu uma mensagem de amor onde assinava “de seu Valentim”, ou “de seu Namorado”.

Como a sua execução se deu no dia 14 de fevereiro, na véspera  de “Lupercalia”, a Igreja Católica a escolheu para homenagear o mártir. Porém, desde 1969 essa data não é mais celebrada de maneira oficial dentro da Igreja, pois não há muitas provas histórias que comprovem a existência de São Valentim.

Veja aqui atrações e dicas para o mês de Fevereiro em Londres!

Valentine’s Day na Inglaterra

Se toda essa história de amor te deixou inspirado, mas você acha que o dia dos namorados ainda está muito longe no Brasil, por quê não fazer um bolo especial e lembrar às pessoas a sua volta o quanto elas são especiais para você no dia 14, bem ao estilo inglês? O mínimo que você vai receber de volta é um sorriso.

Artigo anteriorFevereiro em Londres: atrações e dicas para sua viagem em 2019
Próximo artigoMonumentos de batalhas históricas em Londres