O inverno em Londres tem seu charme. As principais ruas da cidade se iluminam para o Natal, e o céu de Westminster brilha no Ano Novo. Com temperaturas mínimas, cafeterias oferecem refúgio ao longo do roteiro, luvas e toucas aquecem quem se aventura em passeios a pé, museus se tornam abrigo, Parques Reais ganham novos contornos e os teatros são palco para a elegância.
Prepare-se para o inverno em Londres
Mas uma das atrações normalmente associadas ao inverno em Londres, a neve, faz parte apenas do imaginário. O comportamento da neve é bastante errático na capital britânica. Na área central, é raro nevar e, quando acontece, dificilmente dura muito tempo, o que torna difícil a sincronia entre a estada do visitante e os flocos branquinhos tão sonhados. E quando a neve aparece, costuma apresentar consistência frustrante para a expectativa turística.
O inverno em Londres acontece entre Dezembro até o começo de Março. As temperaturas variam entre 10 e 0 graus. Em 2010, em Northolt, Londres computou a sua menor temperatura, -14 ºC.
O que vestir no inverno londrino?
Dependendo de onde você mora no Brasil, as temperaturas do inverno em Londres poderão ser bem contrastantes. É provável, nesse caso, que você não tenha casacões pesados, toucas e luvas apropriadas para o clima britânico. Uma boa ideia, então, é levar o básico e deixar para comprar em Londres roupas realmente quentes, que você poderá usar depois em outras viagens.
Atrações de inverno em Londres
Pista de gelo no Museu de História Natural
Com aproximadamente mil metros, a Pista do Museu de História Natural é uma ótima opção para quem deseja se divertir com as crianças ou até mesmo aprender a andar de patins. No espaço você também encontra um bar com café com uma belíssima vista para a pista de gelo.
Passeios noturnos
Andar pelas ruas adornadas pelas luzes de Natal é uma ótima ideia. Dê preferência para as ruas Oxford Street, Regent Street e para o Covent Garden.
E não esqueça de dar uma passadinha na árvore de Natal de Trafalgar Square:
Winter Wonderland
Dominado pela decoração natalina, o Hyde Park é a casa do Winter Wonderland. O evento acontece do fim de novembro ao início de janeiro. Com entrada grátis, algumas atrações podem ser cobradas. Lá você encontra uma iluminada roda gigante e uma pista de patinação. Para chegar no parque você pode pegar o trem até as estações Green Park, Marble Arch, Hyde Park Corner e Victoria.
Museus
Londres é a capital dos museus. E eles são sempre boas opções – especialmente no inverno. Não deixe de conhecer o Museu Britânico e o National Gallery, gratuitos e sensacionais. A lista completa é gigante.
Pubs
Os pubs de Londres são sensacionais em qualquer época, mas ganham ainda maior apelo no frio. Você vai entender quando entrar em um após congelar por horas na rua. E nem adianta inventar: no inverno, aposte em uma stout e abrace uma pint de felicidade.
Boxing day
O boxing day acontece no dia 26 de dezembro e é uma ótima ideia para quem procura fazer compras na cidade de Londres. Se você é uma daquelas pessoas que não gostam de filas, esqueça.
Ano Novo
Realizada anualmente, a queima de fogos é realizada às margens do Rio Tâmisa, com o Palácio de Westminster e a London Eye. Com cerca de 500 mil visitantes, o evento traz um show pirotécnico e a apresentação de DJs.
Troca da Guarda no inverno
O viajante que visita Londres no inverno precisa lembrar que a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham não acontece todo dia no inverno. Fora da baixa estação, a cerimônia ocorre em dias intercalados (dia sim, dia não). O horário não muda: 11h30 (melhor chegar antes).
Confira o calendário atualizado
Restrições no fim do ano
Muitas atrações e pontos turísticos, especialmente os museus, fecham ou funcionam em horário reduzido nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro. Para garantir que o passeio desejado estará aberto, verifique no site oficial da atração ou compre ingresso com antecedência.
Transporte
No dia 24, véspera de Natal, ônibus e metrô operam em horário reduzido. Importante: No dia 25, não há transporte público em Londres. No dia 31 de dezembro, o sistema também opera em escala reduzida, com uma janela gratuita na madrugada. Informe-se antes de viajar no site da Transport for London.