Fevereiro em Londres: atrações e dicas para sua viagem em 2019

Se você aproveitou uma passagem imperdível para visitar Londres em fevereiro, já deve estar bisbilhotando a programação da cidade para usufruir ao máximo da estadia. Bem, as notícias são boas: festivais, eventos e muito romance não vão faltar na sua viagem.

Mesmo que você tenha de encarar o frio do inverno londrino, o cenário pode ser favorável: menos gente nas ruas, programação cultural intensa e uma atmosfera perfeita para comemorar o Valentine’s Day fazem parte de Londres em fevereiro. Veja, a seguir, algumas dicas para curtir a metrópole nessa época. ?

Londres em fevereiro
Londres fica ainda mais romântica em fevereiro. Foto: iStock, Getty Images

Programação de Londres em fevereiro

Tome nota das dicas a seguir para usufruir ao máximo da viagem a Londres em fevereiro. ?

1. Dia dos Namorados: 14 de fevereiro

Valentine's Day - Dia dos Namorados
Londres é o cenário romântico perfeito para o Valentine’s Day.

Na América do Norte e em parte da Europa, o Dia dos Namorados (ou Valentine’s Day) é comemorado no dia 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim. A história aponta que ele foi um padre casamenteiro, que abençoava a união de casais mesmo diante de uma proibição imposta pelo Imperador Cláudio II, nos tempos da Roma Antiga.

Não é segredo que Londres é uma cidade suuuuper romântica. Se você fizer uma viagem a dois, as dicas para aproveitar a data são fazer um passeio pelas margens do Tâmisa e contemplar a London Eye ou planejar um piquenique no Regent’s Park e até curtir a Little Venice.

2. Teatro: Get Into London Theatre

Get Into London Theatre
Foto: Reprodução

Anualmente, entre janeiro e fevereiro, o evento Get Into London Theatre toma conta de Londres. É uma espécie de promoção para diversos espetáculos teatrais na capital. Isso significa que você pode conseguir ingressos para peças, musicais, danças e óperas por preços bem camaradas (inclusive por 10 libras).

A programação para 2019 ainda não foi divulgada, mas você pode ficar de olho no Site Oficial para garantir seus ingressos assim que começarem as vendas.

Enquanto isso, também vale explorar alguns espetáculos já disponibilizados na agenda.

De 12 de janeiro até 26 de fevereiro, o Cirque du Soleil apresenta o show Totem no Royal Albert Hall. Ingressos já podem ser adquiridos no site.

Outra boa alternativa é consultar a agenda cultural para o mês direto em sites como o London TheatreAo entrar nele, você poderá verificar a disponibilidade de espetáculos como Matilda The Musical, The Phantom Of The Opera, Wicked, Les Misérables e Cinderella em teatros de Londres no período de fevereiro. Aqui também é possível conferir toda a programação de exposições e apresentações no mês.

3. Exposições em fevereiro

Tate Britain abriga exposições.
Tate Britain abriga exposição de Paul Nash. Foto: Mapa de Londres

Há algumas mostras temporárias e exposições bem interessantes na programação cultural de Londres em fevereiro:

  • Great Fire of London family walkFire, Fire! uma caminhada divertida e familiar para explorar o Grande Incêndio de 1666. de 17 de fevereiro até 21 de abril de 2019.
  • Votes for Women – 2018 foi celebrado o centenário da Lei de Representação do Povo de 1918.
  • Slavery, culture & collecting – Uma demonstração desafiadora que investiga a relação entre a cultura européia e a escravidão transatlântica.
  • LGBTQ+ History Month – Uma série de palestras curtas a cada fim de semana de fevereiro, que usam objetos do museu para iluminar as experiências dos historiadores londrinos LGBT.

4. London Fashion Week: 15  a 19 de fevereiro

Fashion Week
London Fashion Week faz as ruas de Londres ficarem ainda mais estilosas. Foto: iStock, Getty Images

Quem é apaixonado por moda vai adorar conhecer Londres em fevereiro. Durante os dias 15 e 19, a capital (que já é efervescente em estilo) vai receber os principais nomes da indústria para a London Fashion Week.

A programação dos desfiles está no site oficial . E, mesmo que a grande maioria deles seja restrita a convidados especiais, vale a pena passar perto dos locais pelo menos para conferir o que há de mais inusitado e interessante nos looks de street style.

5. Dia da Panqueca: 28 de fevereiro

Dia da Panqueca
Terça-feira Gorda tem direito a muita panqueca na Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

A “Terça-feira Gorda” é lembrada historicamente como a data em que os cristãos se despedem dos prazeres da gula antes de jejuarem por 40 dias até a Páscoa. Bem, na Inglaterra, a chamada “Shrove Tuesday” é celebrada ao pé da letra – de uma forma inusitada.

Diz a lenda que, para acabar com os ingredientes não permitidos para consumo durante a quaresma, os britânicos utilizavam leite, manteiga e ovos para fazer um monte de panquecas. Assim, a “Terça-Feira Gorda” virou o Pancake’s Day (ou Dia da Panqueca). Até hoje, há britânicos que celebram a data fazendo cômicas“corridas de panquecas”.

Em Londres e outras cidades, como Olney, há mais de 500 anos há sujeitos que se reúnem para correr, virando as panquecas para o alto, para que caiam na frigideira pelo outro lado – tudo isso em movimento! ?

Clima de Londres em fevereiro

Já está pensando no que levar na mala para visitar Londres em fevereiro? Confira algumas informações gerais sobre a cidade no período:

Clima: frio! Janeiro e fevereiro são os meses mais gelados na Inglaterra. Em média, a previsão para fevereiro é de pelo menos 8 dias chuvosos com precipitação acima de 1mm. ❄️

Dias: são curtos. O sol nasce por volta das 7h30 e se põe em torno das 17h.

Temperatura mínima (média): 2°C

Temperatura máxima (média):  8°C

O que levar na mala: um sobretudo é indispensável e aconselhamos, ainda, levar luvas, cachecóis, meias de lã e botas que deixem os pés bem quentinhos.

Curtiu as dicas de Londres em fevereiro? Qual dos passeios você vai fazer? Conte para nós aqui nos comentários. ?

Artigo anteriorConheça o Museu de Charles Dickens
Próximo artigoValentine’s Day na Inglaterra