A Evensong, a Evening Prayer da Igreja Anglicana, é uma liturgia que se desenvolve de forma cantada, com a apresentação de um coral. Em Londres, na Westminster Abbey (Abadia de Westminster), a Evensong pode ser assistida por qualquer viajante que se disponha a colocar a câmera de volta na mochila e guardar belas imagens e sons apenas na memória.
A cerimônia dura aproximadamente uma hora, é gratuita e ocorre quase todo dia.
Onde: Westminster Abbey (Abadia de Westminster)
Estação: Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)
Quando: Segunda, terça, quinta e sexta, às 17h. Sábado e domingo, às 15h.
Duração: aproximadamente 1 hora
Atenção
Antes de incluir essa cerimônia em seu roteiro, lembre-se de duas coisas:
1) Conferir o calendário da igreja, para garantir que a cerimônia será realizada na data programada.
2) Ler este post, no qual falamos sobre a história e o que se vê na Westminster Abbey, para decidir se vale a pena visitá-la somente na Evensong, se vale a pena fazer somente o passeio turístico (cobrado) ou se é melhor se planejar para as duas atividades.
Como assistir à Evensong na Westminster Abbey
Chegue meia hora antes à Abadia de Westminster e dirija-se à porta:
Agora dobre à direita:
Você verá esta entrada a sua esquerda:
Agora vá até a porta, diga “Hello, I came for the Evensong” e entre.
Dentro da igreja, independentemente de sua religião ou crença, não esqueça, por favor, de que você não está em uma visita turística. Nada de falar alto, nada de atender ao celular e nada de tirar fotos.
Alguns minutos após sua entrada, profissionais da abadia indicarão onde você deve sentar e lhe darão um guia de cânticos.
Experiência na Evensong da Westminster Abbey
Para mim, a Evensong foi um belo momento de contemplação. Além do visual majestoso do interior da Abadia de Westminster, encantei-me com as minúcias litúrgicas da cerimônia e com os cânticos entoados na ocasião pelos Lay Vicars of Westminster Abbey (cantores profissionais que fazem parte do Coral da abadia). Assim que meus ouvidos captaram os primeiros sons, entrei em uma espécie de transe, interrompido apenas a cada ordem de se levantar e sentar. Tentei cantar junto em algumas partes, quando solicitado, mas achei muito mais proveitoso me recostar à cadeira e me entregar mentalmente àquela fusão harmoniosa de vozes graves e agudas que, aparentemente, confortaram todos a minha volta. Enfim, recomendo a todos que estiverem dispostos à admiração, independentemente de credo ou religião.