Veja 7 curiosidades sobre o estádio de Wembley

Lar oficial da seleção inglesa de futebol, o estádio de Wembley faz jus à grandiosidade do país que é berço desse esporte – hoje tão amado ao redor do mundo. Com 133 metros de altura e capacidade para 90.000 pessoas, é o maior do Reino Unido e o segundo maior de toda a Europa.

Se você é fã de futebol, não pode deixar de incluir uma visita ao Wembley no roteiro quando estiver na Inglaterra. Não só pela estrutura do estádio, projetado pelo arquiteto Norman Foster, mas também por toda a história que ele resguarda. É um verdadeiro templo do esporte.

Então, está intrigado para conhecer um pouco mais sobre o Estádio de Wembley? Veja algumas curiosidades.

Estádio de Wembley
Estádio de Wembley. Foto: E01, CC BY-SA 2.0

7 curiosidades sobre o Estádio de Wembley

  • O Estádio de Wembley fica em uma região chamada Wembley, no distrito de Brent. A estrutura do estádio atual foi construída em 2003, mas o local já existia desde 1923. O antigo estádio, demolido para dar lugar ao novo, era conhecido como British Empire Exhibition Stadium ou simplesmente Empire Stadium
  • Não é apenas o tamanho do Wembley que impressiona. Você sabia que ele possui 2.618 banheiros? Nenhum outro estádio no mundo bate esse recorde
  • O Empire Stadium original foi construído em exatos 300 dias e teve um custo de 750 mil libras. O primeiro jogo no estádio foi a final da Copa da Inglaterra, disputada pelos times de Bolton Wanderers e West Ham United. O evento ficou conhecido como White Horse Final e teve público recorde: 127 mil torcedores
  • Em 2011 e 2013, o Estádio de Wembley abrigou a final da Liga dos Campeões da UEFA. Atualmente, nele ocorrem a final Copa da Liga Inglesa, as semifinais e a final da FA Cup e os playoffs da Football League Championship, que garantem duas vagas para a Premier League.
  • Por ter um perfil sustentável, moderno e com infraestrutura funcional, o Wembley é classificado como um estádio 4 estrelas da UEFA.
  • Wembley não foi pensado apenas para ser um templo do futebol, mas também um local capaz de abrigar competições de rúgbi, atletismo e shows musicais. Tina Turner foi a primeira cantora a lotar o estádio. Bandas como Queen, Muse e Bon Jovi já se apresentaram nele.
  • Nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Wembley sediou alguns torneios e a final da disputa do futebol, na qual o Brasil perdeu a medalha de ouro para o México.

Como visitar o Estádio de Wembley

Além da infraestrutura imponente, o Wembley guarda algumas importantes relíquias esportivos: lá estão a tocha das Olimpíadas de 1948 e a taça da Copa do Mundo, de quando a Inglaterra foi campeã, em 1966. O melhor é que você pode ver tudo de perto, através de um tour guiado com duração de 1h30.

Ingressos: Adulto: 20 libras / Criança (5 a 15): 12 libras / Criança (menor de 5): gratuito /  Ticket Família: 50 libras /  Sênior (acima de 65): 12 libras  /  Estudante: 11 libras

Duração: 75 minutos

Quando: Diariamente, há tours às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. É recomendado pré-agendar a visita no site do Wembley, comprando o ticket com antecedência.

Como chegar: Há diferentes opções de linhas de metrô para chegar ao Wembley. Linhas Jubilee e Metropolitan: você sai na Wembley Park Station e caminha 10 minutos até o estádio (é o trajeto mais recomendado).

Leia também

Times de Londres

Mais estádios de Londres

Artigo anteriorSotaque britânico: existe um inglês mais inglês?
Próximo artigoEstádio do Chelsea: conheça o Stamford Bridge