Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres

Emma Watson não se destaca apenas por fazer parte da saga Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. A atriz que interpretou a bruxinha Hermione Granger mostra que lutar por causas sociais não é uma característica exclusiva de sua personagem. Emma se tornou em 2014, a Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.

Em seu primeiro discurso como Embaixadora da ONU Mulheres, Emma defendeu veementemente o feminismo e convocou os homens para fazerem parte da desconstrução do machismo. Argumentou que ser feminista não significa odiar os homens e que esse movimento surgiu para conquistar direitos iguais, como equiparação salarial entre homens e mulher no mercado de trabalho e acesso a educação.

O discurso chamou atenção da impressa internacional por levantar questões de gênero, de uma maneira que ainda não haviam sido abordadas.

F.A.L.E, a campanha HeForShe

A semelhança entre Emma Watson e Hermione Granger fica mais evidente quando observamos o envolvimento de ambas com as causas sociais. No livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, no capítulo 21, a personagem, depois de conhecer os elfos Dobby e Winky, cria a Frente de Libertação dos Elfos Domésticos, a F.A.L.E. Como o próprio nome já diz, essa organização busca a libertação dos elfos do trabalho doméstico.

Já na vida real, Emma, lançou em 2014 a campanha HeForShe, ou ElePorEla, que tem como objetivo aproximar os homens das causas feministas, defender igualdade de gênero e promover ações e debates sobre o espaço que a mulher ocupa na sociedade.

Londres

Londres está presente na vida da atriz e da personagem. No filme “As Relíquias da Morte, parte 1”, da saga Harry Potter, Hermione leva Harry e Rony para a avenida Shaftesbury na tentativa de escapar de seus perseguidores.

Essa avenida é uma das mais importantes de Londres, pois é um dos principais meios de ligação entre a região norte e sul da cidade. Ao longo de sua extensão é possível encontrar teatros, cinemas, como Oden Convent Garden e essa avenida fica há 19 minutos do Globe Theatre, o famoso teatro de Shakespeare.

A formação de Emma Watson

Emma Watson nasceu em Paris, na França, em 1990. Entretanto, passou a sua maior parte da vida na Inglaterra e tem a nacionalidade britânica. Formou-se em Literatura na Universidade de Brown, Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira cinematográfica gravou 21 filmes e o seu último, A Bela e a Fera, uma adaptação do conto infantil, terá sua estreia somente em 2017. Neste ano, a atriz informou que irá se afastar das telas do cinema para se dedicar mais ao estudo das causas feministas e a campanha HeForShe.

Leia também

Harry Potter em Londres

Artigo anteriorQuem foi a Rainha Maria, a Bloody Mary
Próximo artigoAgatha Christie, a Dama do Crime