A pitoresca Greenwich, um distrito na região Sudeste de Londres, tem uma história de importantes conexões com a monarquia e a navegação marítima na Grã-Bretanha. Sedimentada às margens do Rio Tâmisa, a chamada “Greenwich Marítima” é patrimônio histórico da humanidade. E, com tempo bom, não há melhor maneira de chegar até lá do que de barco.
Além de abrigar a linha do meridiano, a qual divide o planeta em Leste e Oeste a partir do Observatório Real, esse distrito apresenta diversas outras atrações para os viajantes: Cutty Sark, Museu Nacional Marítimo, Parque de Greenwich, Greenwich Market, Old Royal Naval College e o pub Old Brewery.
Como ir de barco até Greenwich
Localização
Greenwich fica na região sudeste de Londres. Além de barco, dá para chegar até aqui de Overground (Cutty Sark) e metrô (North Greenwich – Jubilee Line). Ou de teleférico, considerando que você queira apenas atravessar o rio. Veja no mapa
Do pier da London Eye, em Westminster, leva 35 minutos. Do pier de London Bridge, 25 minutos.
Há diversos piers em que você pode pegar um barco da Thames Clippers para Greenwich. Lembre-se: você está indo para o Leste, então vá atrás da plaquinha onde se lê “Eastbound”.
Vamos citar três: na London Eye (Estação Westminster – Jubilee, District e Circle Lines – ou estação Bakerloo – Waterloo e Bakerloo & City Lines), em London Bridge (Northern e Jubilee Lines) e em Embankment (Central Line).
Os dois primeiros piers situam-se no lado Sul do rio (South bank), e o último, no lado Norte (North bank). Isso quer dizer que, se você estiver saindo da estação de Westminster, você deve atravessar a Westminster Bridge e pegar os barcos que saem do pier imediatamente ao lado da London Eye. Na saída da estação de Westminster, há um ancoradouro de onde partem barcos turísticos, que cobram bem mais caro.
Custo
Então, quanto vai sair essa brincadeira?
A empresa Thames Clippers cobra 6,80 libras por um trecho (4,50 libras para quem possui um Oyster com travelcard válido para o dia). Você pode comprar a passagem na hora, no ticket office, antes de embarcar.
Mas cuidado: se você pegar qualquer barco que aparecer pela frente, pode acabar pagando bem mais caro. Há passeios turísticos de barco que custam aproximadamente 15 libras. Nesses casos, um guia vai falando sobre os pontos turísticos mais relevantes ao longo do caminho.
Não é o que queremos.
E vale a pena?
Com um clima bacana, o passeio de barco até Greenwich por 4,50 libras vale muito a pena. Você vai poder curtir a London Eye, o Parlamento, o Shard, a St Paul’s Cathedral e outros ícones da cidade sob um prisma diferente – e tudo navegando sobre um ponto turístico de Londres, o histórico Rio Tâmisa, o grande atrativo para os romanos ancorarem por aqui 2 mil anos atrás.
Dica: se o tempo não estiver bom, considere a possibilidade de voltar de Greenwich de barco.
Dentro do barco
Os barcos são bem confortáveis. Dispõem de poltronas grandes, em bom número, sem aperto, e um bar que oferece cafés, vinhos, cervejas, refrigerantes e petiscos diversos. Os preços do bar, claro, são bem altos – mas calma, a viagem demora apenas meia hora.
A melhor vista é para quem fica na frente. Olha só:
Olhe bem para os lados, porque a viagem acaba rápido. E quando acabar, ótimo. Você está em Greenwich.
Veja um pouquinho do que há para fazer nesse Royal Borough de Londres:
Meridiano e Observatório Real de Greenwich
O meridiano é apenas uma das atrações do Observatório Real de Greenwich. Saiba mais
Greenwich Market
O Greenwich Market é um mercado vibrante que vende de tudo, de artesanato a comida vietnamita. Saiba mais
Museu Nacional Marítimo
Rule Britannia, Britannia rules the waves. Saiba mais
Old Royal Naval College
Uma obra-prima do arquiteto Christopher Wren. Saiba mais
Old Brewery
Para quem gosta de cerveja, o pub da cervejaria Meantime é imperdível. Saiba mais
Parque de Greenwich
Um dos mais belos parques de Londres. Saiba mais