London Calling: 18 curiosidades sobre Londres

As curiosidades de Londres fascinam o mundo inteiro.

Londres tem tanta história, que seu passado e seu presente estão cheios de fatos inusitados.

Vamos conhecer alguns deles?

Que o Big Ben é um sino, e não um relógio, você provavelmente já sabia.

Mas e que Londinium foi o primeiro nome da cidade?

E que o Rio Tâmisa já foi apelidado de O Grande Fedor, e que a London Bridge já foi vendida, e que…

Calma!

Para resolver as inquietações dos nossos leitores mais argutos, revelamos abaixo 18 curiosidades sobre Londres que vão deixar você ainda mais apaixonado por essa cidade.

Descubra 18 curiosidades sobre Londres

Confira abaixo alguns dos fatos mais inusitados da capital britânica:

1. Mind The Age

O Metrô de Londres foi criado em 1863, na época com seis quilômetros de extensão. Não apenas é o mais antigo do mundo, como bateu Budapeste por 33 anos.

Depois, os franceses inauguraram o seu em 1900.  Nova York chegou mais tarde, em 1904.

Vídeo: passeio pelo metrô de Londres

2. Mind The Voice

A voz sexy e pausada anuncia: Mind the gap between the train and the platform. Já imaginou quem é a responsável por esses avisos no metrô de Londres? Há diversas vozes diferentes, mas a mais recorrente é a de Emma Clarke, 41, uma voice-over artist de Manchester.

Embora tenha sido demitida em 2007 por tecer comentários negativos a respeito do tube, ela ainda pode ser ouvida na Central Line, na Bakerloo Line e na District Line.

Saiba mais

3. Chá português

A princesa portuguesa Catarina de Bragança foi a responsável pela introdução do Chá na Inglaterra. As histórias dos portugueses e do chá se cruzaram em 1560, quando os lusitanos chegaram ao Japão e se depararam com a cultura de utilizar os chás como bebidas sociais, o que ocorria por lá desde os primórdios da Dinastia Tang.

Catarina, princesa de Portugal, levou a ideia para o Reino Unido quando se casou com o rei Carlos II da Inglaterra.

4. London Eye Supersticiosa

As 32 cabines da London Eye representam os 32 distritos de Londres. Elas são numeradas do 1 ao 33, no entanto, pois a superstição falou mais alto: nada do número 13. Ao todo, 800 pessoas podem ser transportadas a cada rotação, o equivalente a 11 double deckers, os ônibus de dois andares.

Mais London Eye

5. Cara janela

Se você encontrar casas com janelas tapadas por tijolos, pode tirar uma foto, porque você estará diante de uma curiosidade histórica. No fim do século 17, William III implantou um imposto para angariar mais fundos para a Corte: a “window tax”.

Para burlar a nova regra e poupar um dinheirinho, muitos moradores de Londres ergueram paredes onde antes havia o espaço aberto das janelas. Quanto mais janelas na casa, maior o imposto devido ao governo.

6. Grande Monumento ao Grande Incêndio

The Monument é uma coluna dórica erigida para lembrar o desastre do Grande Incêndio de Londres, de 1666, e celebrar a reconstrução completa da cidade.

A altura de 61 metros, contando a urna dourada no topo, equivale à distância, ao leste, da padaria onde o incêndio começou, em Pudding Lane. Após seis suicídios, entre 1788 e 1842, o governo britânico decidiu suspender a visitação à plataforma e “fechá-la”, como uma jaula. A medida impediu os saltos definitivos, mas atrapalhou a vista dos turistas.

Visite o Monument

7. Jack, o Delinquente

Responda rápido: Quantas pessoas foram assassinadas por Jack, o Estripador (aqui Jack The Ripper)?

Dez, vinte, cinquenta? Ninguém sabe, mas o serial killer mais famoso do mundo matou, provavelmente, 5 mulheres em todo o seu rompante de fúria nas ruas do East End de Londres.

Faça o Tour do Jack, o Estripador

8. Tira esse Marble Arch daí

O Marble Arch não parece, mas esconde uma dessas curiosidades sobre Londres. O monumento de mármore de três arcos não foi erigido no local onde você o avista atualmente, na junção da Oxford Street, Park Lane e Edgware Road, próximo ao Speaker’s Cornerdo Hyde Park, em Londres.

O nascimento do Marble Arch ocorreu em frente ao Buckingham Palace, em 1828. Desenhado por John Nash, que se inspirou no Arco de Constantine, em Roma, o monumento britânico foi arquitetado para ser uma passagem ao Palácio de Buckingham.

Mais sobre Marble Arch

9. O Grande Fedor

Atualmente o Rio Tâmisa é um dos afluentes em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo. Mas suas águas já foram tão poluídas, que o rio era conhecido como O Grande Fedor.

Em meados de 1858, sessões do Parlamento Britânico, que fica às margens do Tâmisa, chegaram a ser interrompidas unicamente por causa do mau cheiro do rio, hoje um dos cartões postais da cidade.

Mais sobre o Rio Tâmisa

10. O maior relógio de Londres

Responda rápido: qual é o maior relógio de Londres? Errado. Agora responda mais devagar (sabendo que o Big Ben não é um relógio, e sim um sino).

Apesar de ostentar um centésimo da popularidade do Palácio de Westminster, a Shell Mex House, que servia de quartel-general para a companhia petrolífera, no número 80 da Strand, abriga o maior relógio da capital britânica. O relógio da Shell Mex House mede 7,018 metros, enquanto aquele conhecido como Big Ben não passa de 6,9 metros. Nem o maior deles se encontra no top 10 mundial.

Conheça o Palácio de Westminster, que abriga o Big Ben

11. Cumprimentando a Rainha

Provavelmente, você não chegará nem perto da Rainha Elizabeth II quando viajar para Londres.

Mas é sempre bom estar preparado. Para os homens, isso significa inclinar o pescoço curvando levemente a cabeça, e não o corpo todo. Para as mulheres, porém, a reverência deve ser demonstrada de um jeito mais acentuado, em termos de curvatura da coluna. Ao ser apresentado à Rainha, você deve dirigir-lhe um “Your Majesty” e, depois disso, tratá-la por “Ma’am”.

12. Janelas ou anúncios?

O prédio da OXO Tower foi construído para ser uma usina de energia para o correio britânico, no fim do século 19.

Mais tarde, a empresa que o adquiriu tentou obter autorização para alçar no alto da torre uma grande propaganda, na qual estaria, em letras garrafais, iluminadas, O X O.

A proibição da prefeitura levou a empresa a buscar uma alternativa. Assim, determinou que fossem criadas três conjuntos de janelas, casualmente em formato de círculos e um “xis”. Atualmente, a marca pode ser vislumbrada à noite de uma grande distância.

Mais sobre a OXO Tower

13. Mares de cerveja

Esta é uma curiosidade para os cervejeiros em Londres. No dia 17 de outubro de 1814, uma onda gigante tomou as ruas da área central de Londres.

Seria uma ressaca do Rio Tâmisa? Não. À noite, após o expediente na Mieux and Company Brewery, um container de cerveja, com 610 mil litros, se despedaçou. A forte pressão do líquido derrubou os outros galões, que também sucumbiram.

Como resultado, uma avalanche com 1,47 milhão de litros de cerveja levou abaixo duas casas e atraiu a sede de centenas de moradores das redondezas, que decidiram mergulhar e beber de graça no que parecia ser uma dádiva etílica. Infelizmente, o teor  foi amargo: oito pessoas morreram afogadas.

Dicas para beber cerveja em Londres

14. Keep Calm And Keep It Secret

A frase Keep Calm And Carry On tem um passado secreto, sabia? Ela ficou famosa nos últimos tempos ao virar meme e tomar as redes sociais com inúmeras variações do sentido.

Mas você sabe de onde vem esse cartaz vermelho que ostenta a coroa na parte de cima e o lema tranquilizador em baixo? Como você pode imaginar, vem da Inglaterra.

Na iminência da Segunda Guerra Mundial, ao perceber os avanços nazistas e temer uma invasão ao solo britânico, o Ministério da Informação tratou de se precaver. Saiba por que o cartaz e a frase Keep Calm And Carry On foram criados com a esperança de que nunca viessem a público.

Conheça a história

15. O Centro de Londres

Existe um ponto oficial em Londres de onde partem as medições de distância entre a capital britânica e as outras cidades. Você já se perguntou onde se localiza esse ponto, o Centro de Londres?

Na verdade, o Centro de Londres não se refere ao lugar geograficamente situado no centro da cidade, mas a uma referência histórica – e fica ali na Trafalgar Square.

Saiba o porquê

16. Bebê a borbo

O metrô de Londres carrega histórias há quase 150 anos. Algumas de morte, como quando indivíduos se arremessam da estação e desafiam o “gap” ante uma multidão atônita durante as peak hours.

Mas algumas de vida: desde 1863, três mulheres deram à luz em estações do Underground da capital britânica.

Saiba mais

17. A primeira ponte

A London Bridge foi a primeira ponte de Londres. A primeira versão dela surgiu ainda na época dos romanos, quase 2 mil anos atrás.

Mesmo assim, é confundida com uma ponte bem mais recente, a Tower Bridge, um dos principais pontos turísticos da capital britânica. Durante cerca de 300 anos, uma cena estarrecedora para os padrões atuais era comum na ponte: em estacas, as cabeças de traidores executados eram exibidas para os transeuntes.

Em 1598, um visitante alemão passou pela Ponte de Londres e contou mais de 30 cabeças à mostra.

Antiga London Bridge foi vendida para americano

18. Dirija pela direita

Na Inglaterra, o volante do carro fica do lado direito, e os veículos trafegam pela esquerda. Certo? Não na Savoy Court, em frente ao tradicional Hotel Savoy.

Esse é, por lei, o único lugar em Londres onde o correto é trafegar pela direita. A prática vem de décadas atrás, quando, devido à pequena rotatória e ao espaço diminuto, os táxis começaram a circular de maneira invertida.

Conheça o Savoy Hotel

Mais curiosidades de Londres

Mapa de Londres - Curiosidades de Londres

Gostou de conhecer algumas das principais curiosidades sobre Londres? Comente!

Artigo anteriorBandeira da Inglaterra x bandeira do Reino Unido
Próximo artigoEntenda quem foi Jack, o Estripador e 5 curiosidades sobre os crimes