Carnaval de Londres

Os dias de festa aqui no Brasil já acabaram, mas você sabia que em Londres acontece a maior festa de rua da Europa e o segundo maior Carnaval do mundo? Sim, estamos falando do Carnaval de Londres!

Antes de você pensar que é uma festa sem graça porque ela acontece fora do Brasil, saiba que você está muito enganado! A festa reune quase dois milhões pessoas de várias partes do mundo que se unem para celebrar e dançar ao som de diversos ritmos caribenhos.

Mulher no carnaval de Londres
Fonte: Pixabay.

Como surgiu o Carnaval de Londres?

A tradição começou no ano de 1959 na região de Notting Hill, onde muitas comunidades afro-caribenhas viviam. Eles decidiram que uma maneira pacífica de celebrar as suas raízes contra a discriminação que sofriam era por meio de suas festas.

Essas festas eram sempre cheias de muita alegria, música e danças e foram crescendo até que em 1966 se tornaram um evento grande e anual. Mais tarde esse mesmo evento veio a se tornar o maior carnaval do continente europeu, o tão famoso Carnaval de Londres.

 

Como o Carnaval de Londres é celebrado hoje?

Além de trazer muita alegria e criatividade em cada desfile, o Carnaval traz muitas danças, música, comidas, máscaras e também bebidas, sendo que uma grande parte delas é misturada com rum.

Apesar de essa tradição ter surgido graças as comunidades caribenhas, você também pode encontrar muitos brasileiros que estão pela rua festando e até mesmo escolas de samba brasileiras que organizam seus desfiles como a London School of Samba e a Paraíso School of Samba.

Ao contrário do que se vê no Brasil, lá o samba não é o único ritmo tocado. Na verdade nem é o ritmo mais tocado. Os ritmos que mais se destacam nessa festa são os de origem caribenha, com destaque para o calypso e a salsa.

Passista no carnaval de Londres
Fonte: Pixabay.

Quando acontece o Carnaval de Londres?

Se você já está com saudades do Carnaval, a boa notícia é que o Carnaval de Londres é só em agosto! Não faria sentido organizar uma festa lá no meio do inverno, não é mesmo?Por isso o evento acontece anualmente no final do mês de agosto, sendo sempre em um domingo e em uma segunda-feira.

No sábado que acontece a grande festa você também pode acompanhar os ensaios e participar de shows e atividades que acontecem como “aquecimento” para o Carnaval.

Nesse ano de 2020 o Notting Hill Carnival, ou o Carnaval de Londres, vai acontecer nos dias 30 e 31 de agosto, sendo que o primeiro desfile vai começar entre as 9:00h-10:00h do domingo e termina as 20:30h da segunda-feira.

 

Como participar do Carnaval de Londres?

É só chegar!

Você não precisa pagar ingresso para ir, é só aparecer no local e se juntar à festa. Para chegar de metrô, as estações mais próximas da festa são:

  • Queen’s Park
  • High Street Kensington
  • Bayswater
  • Shepherd’s Bush
  • Paddington

Porém recomendamos que dependendo do horário que você deseja se juntar ao Carnaval, você verifique se a estação está aberta, pois é comum que eles fechem alguma estação temporariamente para evitar superlotação.

Escola de samba no Carnaval de Londres.
Fonte: Pixabay.

É seguro participar do Carnaval de Londres?

É sim. Todos os anos a polícia metropolitana envia seus policiais para garantir a ordem a segurança de todos durante os dias de festa. Neste ano de 2020 eles afirmaram que mais de 12.000 policiais estarão presentes, além de a organização estar trabalhando com mais mil voluntários.

É claro que existem certos cuidados que você deve tomar com seus pertences como celular e carteira, porque infelizmente algumas pessoas tiram proveito de festas e multidões para fazer coisas que não são agradáveis, não importa se é Carnaval ou não, afinal Londres é uma cidade grande. Então não precisa se preocupar muito, mas também não precisa agir sem nenhum tipo de responsabilidade.

 

Onde ser hospedar para participar do Carnaval de Londres?

Se hospedar perto de onde o Carnaval acontece pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro, pois apesar de região de Notting Hill não ser uma das mais baratas para se ficar, o transporte público de Londres também não sai muito barato se fazemos a conversão para o real.

Por isso se for com a sua família, ou amigos, vale à pena colocar na ponta do lápis para analisar se não vale à pena trocar os metrôs lotados para ir ao Carnaval por uma caminhada de poucos minutos até o local do evento.

Além de tudo, aquela região é super charmosa e fica próxima do Hyde Park e de museus como o de História Natural e o da Ciência.

 

Curiosidades sobre o Carnaval de Londres?

  • Todos os anos, cerca de 15.000 fantasias feitas a mão passam pelo Carnaval de Londres;
  • O Carnaval de Londres só perde para o Carnaval do Rio de Janeiro no número de participantes desfilando nas ruas;
  • Em 2006 o Reino Unido votou para adicionar o “Notting Hill Carnival” à lista de ícones da Inglaterra;
  • Ele é 11 vezes maior do que o Festival de Glastonbury;
Homem britânico no carnaval de Londres
Fonte: Pixabay.

Dicas para curtir o Carnaval de Londres

  • Existe um aplicativo chamado “Notting Hill Carnival” com versão para Android e iOS. Ele além de conter todas as informações do evento, ainda te informa sobre os transportes até o local;
  • Use roupas e sapatos confortáveis para curtir o evento.
  • Lembre-se que Londres é uma cidade chuvosa, por isso um par de sapatos fechados pode te livrar de escorregões.
  • Leve uma bolsa, ou mochila com as coisas que vai precisar durante o dia, incluindo protetor solar.

 

E você já está animado e se programando para curtir o seu segundo Carnaval do ano em Londres? Sabia que existe até mesmo voos low-cost direto Rio de Janeiro – Londres várias vezes na semana? Se não, confere esse outro artigo aqui que escrevemos para você: Voo Direto do Rio a Londres pela Norwegian Airlines.

Artigo anteriorPríncipe Harry e Meghan saíram da realeza?
Próximo artigoCoronavírus na Inglaterra