Tudo sobre a capital da Escócia, Edimburgo

Impossível não se apaixonar por Edimburgo. A capital da Escócia tem arquitetura única e medieval, belíssimas paisagens, uma história incrível e eventos renomados, como o Festival de Edimburgo. Neste post, você vai entender onde fica a cidade, algumas curiosidades a respeito do local, quais são as principais atrações turísticas e por que você deve incluí-la em seu próximo roteiro.

Onde fica a capital da Escócia, Edimburgo

Localizada na margem sul do estuário do rio Forth, a capital da Escócia é encantadora e acolhedora. Situa-se em uma ilha chamada Grã-Bretanha e faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Neste momento, Edimburgo se prepara para um segundo referendo para decidir se a Escócia deve permanecer no Reino após o Brexit ou garantir uma independência completa da Inglaterra.

Edimburgo apresenta uma arquitetura medieval, uma natureza bem preservada e uma cultura presente em toda a parte. Foi uma das principais capitais do Iluminismo e da Revolução Industrial e também muito conhecida por suas muitas chaminés, o que levou a ser apelidada por Auld Reekie (velha fedorenta). O principal ponto da cidade é  o Castelo de Edimburgo, uma lembrança do passado e uma referência imponente para os visitantes.

Edimburgo
Que tal dar um pulinho até Edimburgo? Foto: iStock, Getty Images

O Castelo de Edimburgo fica situado na chamada cidade velha ou Old Town, onde toda a arquitetura e aparência medieval é ricamente preservada. A Catedral St. Gilles, o Palácio de Holyrood, o Museu Real da Escócia e a conhecida mundialmente Universidade de Edimburgo estão situados nessa parte histórica da cidade.

A cidade velha já foi muito mais populosa que atualmente é, e devido a necessidade de ter residências, várias construções fora da muralha de defesa do Castelo de Edimburgo foram construídas. Em 1824 um incêndio acometeu a cidade destruindo parte destes edifícios. A restauração após o incêndio deu nova forma à cidade velha, com diversas ruas e passagens em outros níveis.

Em 2002 a cidade foi novamente abalada por um incêndio, destruindo parte de Cowgate e The Gilded Balloon, o conhecido clube da comédia. A Universidade de Edimburgo sofreu grandes danos em seu Departamento de Informática também.

A cidade nova de Edimburgo é uma expansão da cidade que se deu por meio de um concurso de arquitetura, em 1766. Atualmente, a cidade nova “New Town“, abriga comerciantes, artistas, banqueiros e muitos dos professores da Universidade de Edimburgo. A cidade nova também faz parte do roteiro de locais à conhecer em Edimburgo.

Para quem deseja conhecer a terra dos Kilts (escoceses não usam saias, são kilts) e das gaitas de fole, saiba que será uma ótima escolha e sem dúvidas uma viagem inesquecível.

7 motivos para viajar para Edimburgo

Veja por que incluir a cidade no seu próximo roteiro:

  1. Descobrir contrastes entre o velho e o novo (simbolizados pela Old Town e pela New Town), em uma cidade multicultural e encantadora, que olha para o futuro sem esquecer o passado.
  2. Visitar o Castelo de Edimburgo, uma antiga fortaleza que vai fazer você se sentir dentro de Coração Valente.
  3. Degustar um whisky de puro malte escocês em uma das destilarias de Edimburgo.
  4. Experimentar pratos típicos, como diferentes receitas com salmão fresquinho e o exótico Haggis.
  5. Perceber que seu ouvido treinado com séries americanas ou inglesas não está preparado para o inglês da Escócia.
  6. Ouvir músicas tradicionais com a gaita de foles no centro histórico da cidade.
  7. Conferir de perto como o kilt, aquele saiote típico, é usado.

Comidas típicas da Escócia e de Edimburgo

Além dos pontos turísticos que remetem à era medieval, a cidade é conhecida pela sua variedade de bons e acolhedores restaurantes, assim como pela comida típica escocesa. Localizados na cidade velha principalmente, os restaurantes locais oferecem sabores e experiências incríveis.

Conheça os principais pratos da região e saiba o que pedir ao visitar a cidade:

Fish & Chips

O Fish & Chips é um prato típico, famoso e delicioso da região. Encontrados em praticamente todos os restaurantes da cidade de Edimburgo, é impossível não apreciar esta comida típica.

Salmão

Por ser uma cidade fria, as comidas típicas da cidade são geralmente bem gordurosas, e as vezes fogem um pouco do que nós brasileiros estamos acostumados. Encontrado em basicamente todos os restaurantes, o salmão é um peixe de gordura saudável, delicioso e servido de várias formas nos restaurantes de Edimburgo. Uma boa opção é o salmão defumado, que tem o sabor mais evidente e é bem saboroso.

Feijão no café da manhã

A estranheza para a nossa cultura está no que comer em cada refeição, visto que os escoceses no geral fazem uma refeição forte no café da manhã e uma refeição mais leve no almoço e jantar. Não se espante se encontrar como opção de café da manhã um prato farto com feijões, salsichas, ovos, bacon e bolinhos de batata, que é bem comum para os escoceses.

Black Pudding

Outro prato típico das cidades escocesas é o black pudding, que parece um pudim de chocolate mas na verdade não é. O black pudding é uma espécie de linguiça ou salsicha sem carnes, feita basicamente com sangue, gordura, aveias e temperos típicos da região. Para quem gosta de experimentar pratos diferentes, essa é uma opção.

Haggis

Outro prato exclusivo do local é o Haggis que é o bucho do carneiro recheado com as suas vísceras, e que nos remete a um prato tipicamente brasileiro também. Hoje em dia quase não se usa mais o bucho do carneiro no prato e geralmente é servido com pastas de legumes.

Stovies e lorne sausage

Para quem quer experimentar algo mais amigável, vale pedir Stovies que é um cozido de carnes e batatas muito apetitoso. E para não deixar faltar nada nessa degustação gastronômica não deixe de experimentar a lorne sausage, uma linguiça bem diferente e quadrada por vezes servida com pão, tipo um hambúrguer.

Sobremesas

Uma mistura de nata, frutas vermelha e uísque compõem uma das sobremesas mais apreciadas da região: o cranachan. E para quem gosta muito de doces, tem doce típico da cidade semelhante a nossa famosa rapadura, o tablet. Para os mais saudáveis, uma boa opção é o clotie dumpling, um delicioso bolo de aveia frutado, que é preparado em um pano e por este motivo fica com um formato arredondado.

Para a noite, não deixe de visitar os diversos pubs da cidade velha e experimentar a rica variedade de bebidas da região.

Dicas para a Viagem a Edimburgo

Para quem quer conhecer Edimburgo, é importante se programar com antecedência, e montar um planejamento com os principais pontos turísticos.

Uma dica é pesquisar antecipadamente os locais para visitação e comprar se possível os ingressos de entrada. Alguns locais, dependendo da época, ficam um tanto cheios, e assim as filas podem ser evitadas.

Outra dica é aproveitar o mês de agosto, para comparecer ao Festival de Edimbugo.

Como a região faz frio, é bom se preparar também com agasalhos e vestimenta adequados. A ideia é não perder nenhum passeio pelo clima local.

Festival de Edimburgo

O Festival de Edimburgo é considerado o maior festival do mundo. Desde 1947, ocorre anualmente nas últimas três semanas de agosto e reúne apresentações e mostras de música, cinema, tatuagem, literatura e outras expressões artísticas e culturais. Mais informações: site do evento

Passaporte e visto

É preciso ter um passaporte com validade superior a seis meses (contada a partir da data de desembarque) para entrar no Reino Unido. Para os brasileiros que vão a passeio, não é necessário visto de entrada, desde que a viagem seja destinada a Turismo e objetivo possa ser comprovado com passagens de volta, comprovantes de hospedagem, dinheiro para a estada, etc. Atenção: se você entrar por Londres ou pela Inglaterra, a imigração tende a ser mais demorada e minuciosa.

Chip de celular

Outra dica para não ficar incomunicável na cidade de Edimburgo, é ao chegar, na Princess Street, procurar uma loja que vende chip para celular. Ele é chamado de “SIM card” e é bem fácil encontrar o artigo à venda. Uma ótima operadora com boa conexão 4g é a O2.

Álcool e cigarro

É importante saber que para beber nos bares é necessário ter mais de 18 anos, e que pessoas com 16 e 17 anos podem beber bebidas alcóolicas junto às refeições. Um fato muito importante é que é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas ruas ou parques, com qualquer idade que seja. 

Para os fumantes, é importante saber que cigarro somente é vendido para maiores de 18 anos e não é permitido fumar em lugares públicos fechados. Jogar a bituca de cigarro no chão é passível de multa.

Pontos turísticos de Edimburgo

Para quem está pensando em uma viagem para conhecer a cidade, é necessário planejar-se bem antes de ir ou até mesmo antes de definir quanto tempo passar lá. Conhecer todas as suas construções e andar livre pela cidade velha e pela nova cidade requer tempo e disposição, visto que terá diversas paisagens lindas e culturais para observar. O contraste entre as duas cidades é apaixonante e sem dúvidas um ótimo roteiro.

Museus e monumentos históricos, mirantes e praças, parques cheio de natureza e cultura. Todas essas opções vão garantir um passeio inesquecível e rico em detalhes. Não menos importante, os diversos pubs de Edimburgo são cheio de estórias do passado, e extremamente acolhedores.

Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo parece ainda mais imponente à noite. Foto: iStock, Getty Images

A visita ao Castelo de Edimburgo não pode faltar, e pode ser o primeiro item do seu roteiro. Entre os principais destaques, estão as Joias da Coroa Escocesa, a Pedra do Destino (usada nas coroações escocesas e britânicas), o tiro de canhão da uma da tarde, o Museu Nacional da Guerra e as prisões.

Veja: site do Castelo de Edimburgo

Palácio de Holyroodhouse

Palácio de Holyroodhouse é uma residência de verão da Rainha Elizabeth II. No restante do ano, o local fica aberto à visitação em suas áreas internas, inclusive o quarto da Rainha Mary. Também é possível visitar a The Queens Galllery, galeria que abriga peças de arte da Coleção Real.

Museu Nacional da Escócia

O Museu Nacional da Escócia é um dos principais museus do Reino Unido e está localizado na cidade de Edimburgo. Aqui você pode visitar as galerias de ciência, tecnologia, história e biologia. A ovelha Dolly, primeiro animal clonado, está em exposição. Vale observar também a rica arquitetura do local.

Câmara Obscura e World of Illusions

Na visita à Câmara Obscura e ao World of Illusions a diversão é garantida. Com todo o jogo de ilusões de ótica, truques e brincadeiras, é o tipo de programa que acolhe toda a família. A vista do terraço é incrível.

Calton Hill

O Calton Hill é uma opção para um belo passeio ao ar livre, assim como para registrar cada momento com belas fotos. Um morro com uma vista espetacular, o Calton Hill é o local ideal para aproveitar o pôr do sol e fazer um lanche ao ar livre nesta linda paisagem. 

Princes Street Gardens

O Princes Street Gardens é um parque lindo para ser apreciado e um ótimo local para descansar a tardinha, após longos passeios. Para amantes de jardins, este local não pode faltar no seu roteiro de visitas à cidade de Edimburgo.

Highlands

Para quem tem um dia livre, que tal pegar um trem para as Highlands, as áreas verdes e montanhosas de tirar o fôlego. Você pode sair de manhã e voltar à noite depois de curtir paisagens deslumbrantes e até o Lago Ness (do monstro!).

Veja: Tour pelas Highlands

Royal Mile

Uma caminhada pela Royal Mile, na cidade velha é um dos programas que não podem faltar na sua lista, onde serão conhecidos os edifícios antigos, pubs e os principais restaurantes da cidade. É nessa rua que estão os principais pontos turísticos, um misto de cultura e lazer, já que à noite funcionam algumas casas noturnas.

Princes Street

Na Princes Street, que fica na cidade nova, você pode aproveitar a famosa rua de compras e voltar cheio de lembranças do local. Aqui você vê um misto do antigo com o novo, da cultura preservada com as novas construções da capital escocesa. O interessante é que nesta rua é possível observar o Castelo de Edimburgo durante boa parte da caminhada.

Grassmarket

Na Grassmarket, localizada na velha cidade, encontramos uma longa rua repleta de lojas, hotéis, restaurantes e pubs. A rua também tem muitas cafeterias e casas noturnas, que são uma opção para quem quer curtir a noite na região.

Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade é o Greyfriars Bobby’s Bar, que durante o dia serve boas refeições em uma ambiente confortável e familiar. Durante a noite o local se torna um bar, daqueles perfeitos para tomar um uísque ou algumas cervejas.  Com um clima totalmente descontraído, a casa serve um dos pratos mais pedidos de Edimburgo, o fish & chips.

Vá além da capital da Escócia

Apesar de suas origens antigas, que remontam à Idade da Pedra, a cidade de Glasgow é moderna e um verdadeiro paraíso da cultura contemporânea, com mais de 20 museus e galerias de arte. E o melhor: fica a apenas uma hora de trem da capital, Edimburgo.

Catedral de Glasgow é um monumento remanescente da Idade Média. Foto: iStock, Getty Images
Catedral de Glasgow é um dos pontos históricos da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Vibrante talvez seja a palavra ideal para definir Glasgow – que, inclusive, é a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. Há música em cada esquina, pubs incríveis com pints de cerveja e o melhor da comida típica da Grã-Bretanha para animar as noites dos viajantes.

Confira: as atrações de Glasgow

De Edimburgo para Londres

Uma excelente opção para ir além da Escócia é pegar um trem em Edimburgo ou Glasgow e seguir para Londres, a poucas horas de distância. O passeio de trem é lindo, e você vai poder conhecer mais da cultura britânica em uma das grandes metrópoles e capitais mundiais.

Ao longo do caminho, você verá campos verdes, montanhas, pequenos vilarejos e áreas cheias de ovelhas e plantações.  

São diferentes empresas de trens que operam nesse trajeto. As passagens custam a partir de 30 libras por trecho. Há viagens com menos paradas e duração de 4h30 e e outras maiores, de 5h30. Existem passagens de primeira e segunda classe, sempre em trens novos e confortáveis.

Para comprar suas passagens, visite este site: National Express.

Artigo anteriorComeça o horário de verão em Londres
Próximo artigoVeja como fazer roteiros de viagem – e ganhe uma planilha para editar o seu