Impossível não se apaixonar por Edimburgo. A capital da Escócia tem arquitetura única e medieval, belíssimas paisagens, uma história incrível e eventos renomados, como o Festival de Edimburgo. Neste post, você vai entender onde fica a cidade, algumas curiosidades a respeito do local, quais são as principais atrações turísticas e por que você deve incluí-la em seu próximo roteiro.
Onde fica a capital da Escócia, Edimburgo
Localizada na margem sul do estuário do rio Forth, a capital da Escócia é encantadora e acolhedora. Situa-se em uma ilha chamada Grã-Bretanha e faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Neste momento, Edimburgo se prepara para um segundo referendo para decidir se a Escócia deve permanecer no Reino após o Brexit ou garantir uma independência completa da Inglaterra.
Edimburgo apresenta uma arquitetura medieval, uma natureza bem preservada e uma cultura presente em toda a parte. Foi uma das principais capitais do Iluminismo e da Revolução Industrial e também muito conhecida por suas muitas chaminés, o que levou a ser apelidada por Auld Reekie (velha fedorenta). O principal ponto da cidade é o Castelo de Edimburgo, uma lembrança do passado e uma referência imponente para os visitantes.
O Castelo de Edimburgo fica situado na chamada cidade velha ou Old Town, onde toda a arquitetura e aparência medieval é ricamente preservada. A Catedral St. Gilles, o Palácio de Holyrood, o Museu Real da Escócia e a conhecida mundialmente Universidade de Edimburgo estão situados nessa parte histórica da cidade.
A cidade velha já foi muito mais populosa que atualmente é, e devido a necessidade de ter residências, várias construções fora da muralha de defesa do Castelo de Edimburgo foram construídas. Em 1824 um incêndio acometeu a cidade destruindo parte destes edifícios. A restauração após o incêndio deu nova forma à cidade velha, com diversas ruas e passagens em outros níveis.
Em 2002 a cidade foi novamente abalada por um incêndio, destruindo parte de Cowgate e The Gilded Balloon, o conhecido clube da comédia. A Universidade de Edimburgo sofreu grandes danos em seu Departamento de Informática também.
A cidade nova de Edimburgo é uma expansão da cidade que se deu por meio de um concurso de arquitetura, em 1766. Atualmente, a cidade nova “New Town“, abriga comerciantes, artistas, banqueiros e muitos dos professores da Universidade de Edimburgo. A cidade nova também faz parte do roteiro de locais à conhecer em Edimburgo.
Para quem deseja conhecer a terra dos Kilts (escoceses não usam saias, são kilts) e das gaitas de fole, saiba que será uma ótima escolha e sem dúvidas uma viagem inesquecível.
7 motivos para viajar para Edimburgo
Veja por que incluir a cidade no seu próximo roteiro:
- Descobrir contrastes entre o velho e o novo (simbolizados pela Old Town e pela New Town), em uma cidade multicultural e encantadora, que olha para o futuro sem esquecer o passado.
- Visitar o Castelo de Edimburgo, uma antiga fortaleza que vai fazer você se sentir dentro de Coração Valente.
- Degustar um whisky de puro malte escocês em uma das destilarias de Edimburgo.
- Experimentar pratos típicos, como diferentes receitas com salmão fresquinho e o exótico Haggis.
- Perceber que seu ouvido treinado com séries americanas ou inglesas não está preparado para o inglês da Escócia.
- Ouvir músicas tradicionais com a gaita de foles no centro histórico da cidade.
- Conferir de perto como o kilt, aquele saiote típico, é usado.
Comidas típicas da Escócia e de Edimburgo
Além dos pontos turísticos que remetem à era medieval, a cidade é conhecida pela sua variedade de bons e acolhedores restaurantes, assim como pela comida típica escocesa. Localizados na cidade velha principalmente, os restaurantes locais oferecem sabores e experiências incríveis.
Conheça os principais pratos da região e saiba o que pedir ao visitar a cidade:
Fish & Chips
O Fish & Chips é um prato típico, famoso e delicioso da região. Encontrados em praticamente todos os restaurantes da cidade de Edimburgo, é impossível não apreciar esta comida típica.
Salmão
Por ser uma cidade fria, as comidas típicas da cidade são geralmente bem gordurosas, e as vezes fogem um pouco do que nós brasileiros estamos acostumados. Encontrado em basicamente todos os restaurantes, o salmão é um peixe de gordura saudável, delicioso e servido de várias formas nos restaurantes de Edimburgo. Uma boa opção é o salmão defumado, que tem o sabor mais evidente e é bem saboroso.
Feijão no café da manhã
A estranheza para a nossa cultura está no que comer em cada refeição, visto que os escoceses no geral fazem uma refeição forte no café da manhã e uma refeição mais leve no almoço e jantar. Não se espante se encontrar como opção de café da manhã um prato farto com feijões, salsichas, ovos, bacon e bolinhos de batata, que é bem comum para os escoceses.
Black Pudding
Outro prato típico das cidades escocesas é o black pudding, que parece um pudim de chocolate mas na verdade não é. O black pudding é uma espécie de linguiça ou salsicha sem carnes, feita basicamente com sangue, gordura, aveias e temperos típicos da região. Para quem gosta de experimentar pratos diferentes, essa é uma opção.
Haggis
Outro prato exclusivo do local é o Haggis que é o bucho do carneiro recheado com as suas vísceras, e que nos remete a um prato tipicamente brasileiro também. Hoje em dia quase não se usa mais o bucho do carneiro no prato e geralmente é servido com pastas de legumes.
Stovies e lorne sausage
Para quem quer experimentar algo mais amigável, vale pedir Stovies que é um cozido de carnes e batatas muito apetitoso. E para não deixar faltar nada nessa degustação gastronômica não deixe de experimentar a lorne sausage, uma linguiça bem diferente e quadrada por vezes servida com pão, tipo um hambúrguer.
Sobremesas
Uma mistura de nata, frutas vermelha e uísque compõem uma das sobremesas mais apreciadas da região: o cranachan. E para quem gosta muito de doces, tem doce típico da cidade semelhante a nossa famosa rapadura, o tablet. Para os mais saudáveis, uma boa opção é o clotie dumpling, um delicioso bolo de aveia frutado, que é preparado em um pano e por este motivo fica com um formato arredondado.
Para a noite, não deixe de visitar os diversos pubs da cidade velha e experimentar a rica variedade de bebidas da região.
Dicas para a Viagem a Edimburgo
Para quem quer conhecer Edimburgo, é importante se programar com antecedência, e montar um planejamento com os principais pontos turísticos.
Uma dica é pesquisar antecipadamente os locais para visitação e comprar se possível os ingressos de entrada. Alguns locais, dependendo da época, ficam um tanto cheios, e assim as filas podem ser evitadas.
Outra dica é aproveitar o mês de agosto, para comparecer ao Festival de Edimbugo.
Como a região faz frio, é bom se preparar também com agasalhos e vestimenta adequados. A ideia é não perder nenhum passeio pelo clima local.
Festival de Edimburgo
O Festival de Edimburgo é considerado o maior festival do mundo. Desde 1947, ocorre anualmente nas últimas três semanas de agosto e reúne apresentações e mostras de música, cinema, tatuagem, literatura e outras expressões artísticas e culturais. Mais informações: site do evento
Passaporte e visto
É preciso ter um passaporte com validade superior a seis meses (contada a partir da data de desembarque) para entrar no Reino Unido. Para os brasileiros que vão a passeio, não é necessário visto de entrada, desde que a viagem seja destinada a Turismo e objetivo possa ser comprovado com passagens de volta, comprovantes de hospedagem, dinheiro para a estada, etc. Atenção: se você entrar por Londres ou pela Inglaterra, a imigração tende a ser mais demorada e minuciosa.
Chip de celular
Outra dica para não ficar incomunicável na cidade de Edimburgo, é ao chegar, na Princess Street, procurar uma loja que vende chip para celular. Ele é chamado de “SIM card” e é bem fácil encontrar o artigo à venda. Uma ótima operadora com boa conexão 4g é a O2.
Álcool e cigarro
É importante saber que para beber nos bares é necessário ter mais de 18 anos, e que pessoas com 16 e 17 anos podem beber bebidas alcóolicas junto às refeições. Um fato muito importante é que é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas ruas ou parques, com qualquer idade que seja.
Para os fumantes, é importante saber que cigarro somente é vendido para maiores de 18 anos e não é permitido fumar em lugares públicos fechados. Jogar a bituca de cigarro no chão é passível de multa.
Pontos turísticos de Edimburgo
Para quem está pensando em uma viagem para conhecer a cidade, é necessário planejar-se bem antes de ir ou até mesmo antes de definir quanto tempo passar lá. Conhecer todas as suas construções e andar livre pela cidade velha e pela nova cidade requer tempo e disposição, visto que terá diversas paisagens lindas e culturais para observar. O contraste entre as duas cidades é apaixonante e sem dúvidas um ótimo roteiro.
Museus e monumentos históricos, mirantes e praças, parques cheio de natureza e cultura. Todas essas opções vão garantir um passeio inesquecível e rico em detalhes. Não menos importante, os diversos pubs de Edimburgo são cheio de estórias do passado, e extremamente acolhedores.
Castelo de Edimburgo
A visita ao Castelo de Edimburgo não pode faltar, e pode ser o primeiro item do seu roteiro. Entre os principais destaques, estão as Joias da Coroa Escocesa, a Pedra do Destino (usada nas coroações escocesas e britânicas), o tiro de canhão da uma da tarde, o Museu Nacional da Guerra e as prisões.
Veja: site do Castelo de Edimburgo
Palácio de Holyroodhouse
O Palácio de Holyroodhouse é uma residência de verão da Rainha Elizabeth II. No restante do ano, o local fica aberto à visitação em suas áreas internas, inclusive o quarto da Rainha Mary. Também é possível visitar a The Queens Galllery, galeria que abriga peças de arte da Coleção Real.
Museu Nacional da Escócia
O Museu Nacional da Escócia é um dos principais museus do Reino Unido e está localizado na cidade de Edimburgo. Aqui você pode visitar as galerias de ciência, tecnologia, história e biologia. A ovelha Dolly, primeiro animal clonado, está em exposição. Vale observar também a rica arquitetura do local.
Câmara Obscura e World of Illusions
Na visita à Câmara Obscura e ao World of Illusions a diversão é garantida. Com todo o jogo de ilusões de ótica, truques e brincadeiras, é o tipo de programa que acolhe toda a família. A vista do terraço é incrível.
Calton Hill
O Calton Hill é uma opção para um belo passeio ao ar livre, assim como para registrar cada momento com belas fotos. Um morro com uma vista espetacular, o Calton Hill é o local ideal para aproveitar o pôr do sol e fazer um lanche ao ar livre nesta linda paisagem.
Princes Street Gardens
O Princes Street Gardens é um parque lindo para ser apreciado e um ótimo local para descansar a tardinha, após longos passeios. Para amantes de jardins, este local não pode faltar no seu roteiro de visitas à cidade de Edimburgo.
Highlands
Para quem tem um dia livre, que tal pegar um trem para as Highlands, as áreas verdes e montanhosas de tirar o fôlego. Você pode sair de manhã e voltar à noite depois de curtir paisagens deslumbrantes e até o Lago Ness (do monstro!).
Veja: Tour pelas Highlands
Royal Mile
Uma caminhada pela Royal Mile, na cidade velha é um dos programas que não podem faltar na sua lista, onde serão conhecidos os edifícios antigos, pubs e os principais restaurantes da cidade. É nessa rua que estão os principais pontos turísticos, um misto de cultura e lazer, já que à noite funcionam algumas casas noturnas.
Princes Street
Na Princes Street, que fica na cidade nova, você pode aproveitar a famosa rua de compras e voltar cheio de lembranças do local. Aqui você vê um misto do antigo com o novo, da cultura preservada com as novas construções da capital escocesa. O interessante é que nesta rua é possível observar o Castelo de Edimburgo durante boa parte da caminhada.
Grassmarket
Na Grassmarket, localizada na velha cidade, encontramos uma longa rua repleta de lojas, hotéis, restaurantes e pubs. A rua também tem muitas cafeterias e casas noturnas, que são uma opção para quem quer curtir a noite na região.
Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade é o Greyfriars Bobby’s Bar, que durante o dia serve boas refeições em uma ambiente confortável e familiar. Durante a noite o local se torna um bar, daqueles perfeitos para tomar um uísque ou algumas cervejas. Com um clima totalmente descontraído, a casa serve um dos pratos mais pedidos de Edimburgo, o fish & chips.
Vá além da capital da Escócia
Apesar de suas origens antigas, que remontam à Idade da Pedra, a cidade de Glasgow é moderna e um verdadeiro paraíso da cultura contemporânea, com mais de 20 museus e galerias de arte. E o melhor: fica a apenas uma hora de trem da capital, Edimburgo.
Vibrante talvez seja a palavra ideal para definir Glasgow – que, inclusive, é a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. Há música em cada esquina, pubs incríveis com pints de cerveja e o melhor da comida típica da Grã-Bretanha para animar as noites dos viajantes.
Confira: as atrações de Glasgow
De Edimburgo para Londres
Uma excelente opção para ir além da Escócia é pegar um trem em Edimburgo ou Glasgow e seguir para Londres, a poucas horas de distância. O passeio de trem é lindo, e você vai poder conhecer mais da cultura britânica em uma das grandes metrópoles e capitais mundiais.
Ao longo do caminho, você verá campos verdes, montanhas, pequenos vilarejos e áreas cheias de ovelhas e plantações.
São diferentes empresas de trens que operam nesse trajeto. As passagens custam a partir de 30 libras por trecho. Há viagens com menos paradas e duração de 4h30 e e outras maiores, de 5h30. Existem passagens de primeira e segunda classe, sempre em trens novos e confortáveis.
Para comprar suas passagens, visite este site: National Express.