10 cantores e cantoras da Inglaterra que merecem espaço na sua playlist

(+5 Bônus ao final da lista. Fique ligado)

O mundo da música nunca mais foi o mesmo desde que os Beatles invadiram os Estados Unidos, arrancaram gritos histéricos das fãs por onde passaram e deixaram um legado de hits que influenciou todas as gerações que os seguiram. Mas a contribuição da Grã-Bretanha para as paradas de sucesso não parou com o Fab Four: desde então, inúmeros artistas saíram da Terra da Rainha para encantar plateias em todo o planeta.

A seguir, veja 10 cantores e cantoras da Inglaterra que merecem espaço na sua playlist, alguns deles são artistas que fazem sucesso há muitos anos e outros são mais novos, porém todos possuem um talento inegável e merecem a sua atenção.

10 cantores e cantoras da Inglaterra para sua playlist

Esta é uma lista com nomes ingleses que não podem ficar de fora das listas de quem adora música.

1. Adele

Ninguém sabe falar de amor como ela. Adele é uma cantora e compositora britânica, nascida em Londres. Começou sua carreira aos 4 anos de idade, e hoje é uma das artistas mais tocadas e mais talentosas de todo o mundo. A cada novo álbum lançado ela impressiona seus fãs com mais maturidade e qualidade musical não somente notada em sua voz, mas na combinação de seus arranjos musicais.

Sua estreia aconteceu em 2008, com o disco 19. O nome do álbum revela sua idade à época: 19 anos. A jovem ganhou dois grammys logo no seu lançamento.

No segundo disco, 21, consagrou-se no universo da música conquistando diversos prêmios e uma legião de fãs. A artista britânica tocou corações de pessoas de todas as partes com a música Rolling in The Deep, e foi nesse embalo que Adele vendeu mais de 30 milhões de discos. Ela inclusive foi indicada a receber algumas menções no Guinness World Records por seu feito de ter 2 músicas e 2 álbuns ao mesmo tempo no top 5 de músicas britânicas, circunstância que somente os Beatles viveram também.

Em 2015, Adele lançou seu álbum mais recente, 25. O lançamento do clipe de Hello no YouTube bateu o recorde de visualizações na época em menos de 24 horas.

Nós estamos há 4 anos sem nenhum álbum novo dessa grande artista e mal podemos esperar pelas suas novas canções que com certeza vão mexer conosco. Enquanto ele não sai, conheça um pouquinho dessa cantora britânica:

2. Florence Welch

Florence The Machine é uma banda britânica liderada pela vocalista londrina Florence Welch, que mistura rock e soul em suas músicas. Atualmente é sucesso mundial e desde o lançamento do seu primeiro disco se encontra nas paradas do Reino Unido.

A banda lançou seu primeiro álbum em 2009 que ficou em primeiro lugar nos mais tocados do Reino Unido e posteriormente alcançou a posição 14 na billboard.

Os hits mais conhecidos e populares da banda são: Dog Days Are Over, Rabbit Heart (Raise It Up), Drumming Song, You’ve Got The Love, Cosmic Love e Shake It Out . Ainda assim o Florence The Machine lançou a canção Heavy in Your Arms para o filme Eclipse da saga Crepúsculo, e foi sucesso garantido.

O seu último álbum foi lançado em 2018 e veio cheio de grandes músicas. Vale acompanhar a banda e manter na sua playlist. Conheça alguns dos maiores sucessos de Florence:

3. Ed Sheeran

O cantor e compositor Edward Christopher Sheeran, natural da Inglaterra, tem um violão, muitas ideias e um jeito sincero de tocar canções que são hinos de amor. Logo após lançar extended play independente firmou contrato com uma gravadora e partiu para seu então caminho de sucesso compondo e cantando.

Após cantar e participar de diversos shows da cantora Taylor Swift, Ed Sheeran começou a lançar seus próprios discos, emplacar com diversas músicas nas paradas de sucesso e então se tornou o cantor mais bem sucedido do Ocidente, já no início de 2017. Alguns dos destaques são: Photograph, Thinking Out Loud, Shape of You, Happier e ele até mesmo fez contribuições com Andrea Bocelli lançando uma versão de Perfect cantada metade em inglês e metade em italiano, além das contribuições com outros artistas do cenário pop como Justin Bieber no seu mais novo single, I Don’t Care.

O seu álbum mais recente, No 6 Collaborations Project, lançado recentemente em 2019 tem recebido excelentes críticas. Ouça I Don’t Care:

4. Sam Smith

Sam Smith é um cantor e compositor britânico, nascido em Londres, que já coleciona vários prêmios como grammys, globo de ouro e um Oscar. Sam iniciou sua carreira em 2012, e emplacou rapidamente com o hit Stay with me, que ficou no top 100 da billboard por um bom tempo.

Cantor de pop, soul, house e R&B, foi indicado ao Critics’ Choice Award, e ao Sound of 2014 levando ambos consigo. Seu primeiro álbum foi lançado em 2014, com uma atualização contendo o hit Money On My Mind que chegou ao primeiro lugar da  UK Singles Chart. Sam afirma que sua maior inspiração musical é a cantora e compositora Lady Gaga, assim como as cantoras Britney Spears e Christina Aguilera.

Sam é sem dúvidas um dos cantores para manter na playlist por muito tempo. Confira Too Good at Goodbyes, uma de suas músicas mais tocadas:

5. Jessie J

A querida Jessica Ellen Cornish, popularizada como Jessie J, é uma cantora e compositora nascida na Inglaterra. Jessie começou sua estrada de sucesso compondo músicas para grandes nomes, como Rihanna, Justin Timberlake e Chris Brown. Em 2011, lançou seu primeiro álbum “Who You Are”, que foi muito bem recebido pelo público. O álbum alcançou a 2ª posição do  UK Albums Chart, no Reino Unido, e se manteve no top 10 de diversos países pelo mundo, inclusive nos Estados Unidos.

Jessie J fez uma participação honrosa no The Voice UK como jurada e mentora, mostrando seu carisma e personalidade únicos. Seus números chegam a 10 bilhões de álbuns vendidos e bem mais de 20 milhões de singles vendidos ao redor do mundo. Uma canção que fez muito sucesso foi Price Tag, em parceria com o rapper B.O.B.

Por volta de 2011 Jessie J se acidentou e precisou operar alguns ossos do pé, o que lhe rendeu um bom tempo de molho. Mesmo assim ela continuou compondo e gravando, e comparecia aos seus shows sentada assim como nos clipes das músicas “Who’s Laughing Now” e “Who You Are”. Jessie é uma cantora completa e vale a pena incluir na sua playlist, sem se arrepender.

Ouça Flashlight:

6. Ellie Goulding

Elena Jane, mas conhecida como Ellie Goulding, é uma cantora, compositora e produtora musical britânica. Com pouco mais de 30 anos e onze álbuns e EP’s somados lançados, Ellie se consagrou no mundo da música por volta de 2010, quando levou consigo o Critics Choice Award. O álbum Lights ficou na segunda posição na billboard nos Estados Unidos, levando a cantora as primeiras posições em diversas music lists.

Ellie também fez parcerias, em especial com o cantor Calvin Harris e fez um sucesso absurdo com o single Love Me like You Do, lançado no filme Cinquenta Tons de Cinza. Ellie é uma das mais belas vozes atualmente e sem dúvidas não vai decepcionar a quem ouvir.

Ouça Love me like you do:

7. Chris Martin

Falar de cantores da Inglaterra e não citar a banda Coldplay é simplesmente impossível. A banda britânica de rock alternativo que tem como vocalista e pianista o cantor Chris Martin é conhecida mundialmente e aclamada pelo público e pela crítica.

Após lançar o hit Yellow, em meados do ano 2000, a banda cresceu e se tornou conhecida mundialmente. Lançando posteriormente o álbum Parachutes, garantiu uma indicação ao Mercury Prize, que é o prêmio anual de música da Irlanda e Reino Unido. Em 2002 veio o álbum A Rush of Blood to the Head, altamente elogiado e vencedor de diversos prêmios. Posteriormente lançou X&Y e Viva la Vida or Death and All His Friends, este último foi aclamado pela crítica e vencedor do Grammy.

O álbum Mylo Xyloto e o álbum Ghost Stories, foram sucessos de vendas, e o último tornou-se o mais vendido do Reino Unido. A Head Full Of Dreams, veio a ser um trabalho diferente da banda, com a colaboração de diversos artistas e com uma participação mais que especial do Barack Obama cantando uma música cristã, Amazing Grace.

Como era de se esperar, a banda coleciona prêmios e fãs ao redor do mundo. Ao todo são seis Brit Awards, um Webby, o melhor álbum de rock da Billboard Music Awards, quatro prêmios MTV Video Music Awards, e mais sete grammys. Em tempo, o ColdPlay vendeu mais de 80 milhões de discos pelo mundo todo.

Conheça um pouquinho de Chris Martin:

8. Garotos do One Direction

One Direction é o que podemos chamar de uma boyband que emplacou e fez sucesso. Formada por quatro britânicos e um irlandês, a banda é oriunda de um reality show muito conhecido, o The X Factor. Na época eles concorriam individualmente e o jurados os uniram formando um grupo para concorrer na categoria de grupo, o que lhes rendeu o terceiro lugar como banda.

Mesmo com o terceiro lugar a banda saiu do programa já fazendo sucesso e quebrando recordes com os álbuns Up All Night e Take Me Home, lançados em 2011 e 2012 respectivamente. Os hits de maior sucesso da época foram: What Makes You Beautiful e Live While We’re Young. A banda que chegou a ser citada como os novos The Beatles, entrou para o Guinness Book, com seis recordes mundiais inéditos.

A boyband é recordista em vendas no mundo todo, e acumula diversos prêmios. Se ainda não conhece, vale a pena conferir. Os garotos decidiram seguir carreira solo nos últimos anos e você acompanhar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um deles ouvindo suas músicas lançadas.

9. Lily Allen

Lily Allen é o que podemos chamar de artista completa. Cantora, atriz, compositora e apresentadora inglesa, Lily foi uma adolescente rebelde que descobriu seu talento aos 11 anos, na escola. Lily foi contratada pela gravadora London Records no início de sua carreira, mas o que a fez deslanchar foi a publicação de faixas inéditas em sua rede social my space.

Após lançar diversos álbuns de sucesso, Lily fez uma parceria com a cantora Pink, na música True Love. Premiada, reconhecida e atualmente contratada da Warner Bros Records, Lily Allen é sem dúvidas uma voz que não pode faltar em qualquer playlist.

10. Amy Winehouse

Falar de músicos britânicos e lembrar da talentosa Amy Winehouse, que surgiu nos palcos de Camden Town, em Londres, nos remete a uma certa nostalgia, visto que a cantora já não está mais entre nós. Amy foi uma compositora e cantora britânica extremamente talentosa e irreverente, que sabia como ninguém misturar gêneros musicais com bons resultados. Começou sua carreira musical ainda adolescente, se apresentando em pequenos festivais e despertando o interesse de gravadoras locais como a Island Records.

Com o álbum Frank, Amy estreou em 2002 de fato no mundo da música. Mas o álbum que lhe rendeu a fama e o reconhecimento mundial foi o Back to Black, lançado em 2006. Popularmente conhecido pela canção Rehab, o álbum foi um sucesso enorme e o disco mais vendido do ano de 2007, no mundo. Amy levou 5 troféus Grammys e se tornou a cantora britânica mais premiada da época, ou conhecida também como a nova rainha do soul.

Tornou-se influência e responsável pela revolução da música britânica pelo mundo, quando estourou no topo das listas musicais de vários outros países, inclusive no Brasil. Mesmo com tanto talento e sucesso, os problemas pessoais acabaram afastando um pouco Amy Winehouse da indústria musical em 2008.

Uma tentativa de retornar aos palcos em 2011 acabou fracassando, e nesse mesmo ano Amy veio a falecer. Após a morte da cantora, o álbum Back to Black tornou-se o mais vendido da década. A cantora também está na lista das 100 grandes mulheres da música, do VH1. Todo seu sucesso foi fruto de um talento único e expressivo, uma voz que deixou sua marca e ainda nos faz ouvir suas músicas.

5 bandas da Inglaterra que não podem faltar na sua playlist

1. Pink Floyd

Essa é uma das maiores bandas inglesas e ela foi formada em 1965! Suas letras filosóficas unidas a um som inovador e a shows extremamente elaborados os fez um dos grupos de rock mais bem sucedidos de toda a história.

O sucesso da banda só chegou na década de 1970, The Dark Side of The Moon e Wish You Were Here que foi interpretada por diversos artistas dos mais diferentes gêneros ao longo da história.

Desde 1995 que a banda não lança nenhum álbum novo, mas Roger Waters, o vocalista, tem feito turnês ao redor do mundo e passou pelo Brasil fazendo muito barulho um pouco antes das eleições de 2018.

Conheça Wish You Were Here, um dos maiores sucessos de Pink Floyd:

2. Queen

A banda de Freddy Mercury é uma das mais renomadas de toda a história inglesa e está na ativa até hoje. Formada em 1970, a banda é conhecida por ser muito eclética, variando entre várias vertentes do rock e pelos seus grandes sucessos: Bohemian Rhapsody, You’re My Best Friend, We Will Rock You, We Are the Champions, Crazy Little Thing Called Love, Another One Bites the Dust e I Want to Break Free.

Em 1991, um de seus fundadores, Mercury, faleceu e outro fundador, Deacon, se aposentou. Desde então a banda se refez e continua com a mesma formação por quase 3 décadas se apresentando ao redor do mundo.

Conheça alguns dos maiores sucessos de Queen:

3. The Rolling Stones

The Rolling Stones foi formada em 1962 e se mantém ativa até hoje. O seu integrante mais famoso é o apaixonado por futebol, Mick Jagger. Algumas de suas músicas mais famosas são Gimme shelter, Wild Horses, Miss You e Satisfaction.

Conheça alguns dos maiores sucessos dessa banda que está na ativa há mais de 55 anos:

4. Led Zeppelin

Led Zeppelin é uma banda inglesa de muito sucesso que esteve na ativa por doze anos (de 1968-1980) e que acabou após a morte de seu baterista e integrante fundador John Bonham.

Apesar de não estarem mais juntos como uma banda oficialmente, eles sempre fazem shows de “reunion” para seus fãs, sendo que o último aconteceu em 2007. Algumas de suas canções mais famosas são: Stairway to Heaven, Black Dog, Ramble On, Over the Hill e Far Away.

5. Sex Pistols

A banda Sex Pistols foi a que iniciou o movimento punk no Reino Unido em 1975, quando foi fundada. Apesar de a banda ter tocado por apenas 3 anos, eles fizeram um sucesso tremendo e em 1996 eles se reuniram mais uma vez para um tour e desde então eles se organizaram em outras ocasiões para fazer shows e lançar álbuns.

Alguns de seus maiores sucessos são: Body, Liar, My Way e, é claro, God Save the Queen. Ouça alguns sucessos abaixo:

Outros cantores e cantoras da Inglaterra escutar e para ficar de olho

Para quem se apaixonou pela música dos britânicos, vale ficar atento aos lançamentos do mundo da música no Reino Unido. Alguns cantores estão prometendo sucesso e belas músicas como o cantor George Ezra que já foi top 10 em meados de 2014 e continua na ativa lançando muitos sucessos que chegam nas paradas do Reino Unido.

A cantora Anne-Marie, que emplacou com o hit Rockabye, lançou seu primeiro álbum em 2017 e já foi indicada ao Critic’s Choice” do BRITs Awards. Ela tem crescido muito desde então e promete ser um dos novos nomes da música pop britânica.

James Bay, indicado ao prêmio de “Melhor Novo Artista” e “Melhor Música do Gênero Rock” por “Hold Back The River” nos BRITs e também com o  “Melhor Álbum de Rock” nos Grammys em 2016, também é uma grande promessa e se mantém forte nos últimos anos disputando o topo das paradas. 

A cantora e compositora Ella Henderson, que participou do programa The Voice UK e chegou a ser finalista continua trabalhando pesado desde o lançamento do seu primeiro álbum em 2014. Na época, a cantora britânica ficou no top list da música do Reino Unido e permaneceu por lá por oito semanas.

Além dos cantores que pretendem lançar algo novo, ou até mesmo estourar, não podemos deixar de fora os antigos talentos que continuam lançando seus discos e fazendo sucesso. Coldplay, Sam Smith e Ellie Goulding.

E se você curte um bom rock, não pode deixar de escutar Radiohead, The Who, The Smiths e Arctic Monkeys.

E aí, curtiu as nossas sugestões de cantores e cantoras da Inglaterra para incluir na sua playlist? Qual ficou faltando? Deixe seu comentário.

Artigo anteriorTomada de Londres
Próximo artigoFamília Real Britânica: uma instituição milenar