Tomada de Londres

ANÚNCIO

A tomada, a voltagem e o plugue do Reino Unido já foram discutidos em vários sites. Se você já se informou um pouco sobre o assunto, deve saber que Londres adota, como padrão, tomada com três pinos retangulares, que formam um desenho triangular, conhecida como tipo G no padrão mundial.

A tensão é de 240 volts, e a freqüência, 50 hertz. “Mas meu barbeador é 220v”, você diz.

ANÚNCIO

Não tem problema, vai funcionar igual. “E se for 110v?” Então precisa de um transformador, como acontece no Brasil.

Buscando adaptadores para a tomada de Londres

Para garantir o encaixe, compre um adaptador universal de tomadas no Duty Free do aeroporto, antes de desembarcar na capital britânica, ou um na sua cidade em uma loja, ou peça um online mesmo.

Não dá para confiar que o hotel terá um adaptador à disposição.

ANÚNCIO

Em último caso, você também pode adquirir um em uma loja para turistas ao chegar lá, mas corre o risco de passar a sua primeira noite em Londres sem bateria, caso chegue muito tarde e esse tipo de loja perto do seu hotel já esteja fechada, já que você não terá um adaptador para as tomadas de Londres.

O adaptador Universal terá uma aparência estranha, porém resolverá a questão:

Adaptador Universal - tomada de londres (UK)

Tomada de Londres
Tomada de Londres
Tomada de Londres
Tomada brasileira

Até aí, nada novo. Só que algumas pessoas ainda possuem eletrônicos com dois pinos arredondados ou retos, antes de o Brasil adotar um novo tipo de tomada, a de três pinos arredondados (a do tipo N), visando unificar todos os modelos existentes ao redor do território.

Se você é uma dessas pessoas, não precisa se preocupar, pois os adaptadores universais possuem entradas para diversos tipos de entradas, então apenas um dará conta das suas necessidades.

Adaptador Tomada UK - tomada de londresEu comprei um simples quando cheguei lá e depois acabei pedindo um mais completo que tinha duas entradas USB, assim podia carregar meu computador, celular e tablet ao mesmo tempo e ao meu lado, sem precisar espalhar cada eletrônico pela casa, ou ficar colocando o meu T no adaptador simples, como eu fazia antes.

Feito isso, tudo pronto. Pode fechar a mala. Se mesmo assim você deitar na cama do hotel, cansado depois da longa viagem, e não conseguir ligar seu notebook produzido no Brasil, não precisa contar até 10 nem rezar para a santa padroeira dos laptops: basta olhar bem para a tomada e perceber ali, inusitado, um interruptor que liga a tomada que funciona como um botão de segurança. Sim, eu vou te explicar sobre isso!

Botão de segurança nas tomadas UK

As tomadas de Londres (tomadas UK) possuem uma espécie de “botão de segurança” que funcionam como interruptores.

Você pode ligar e desligar a corrente elétrica que vai para lá apertando ON (ligar) e OFF (desligar).

Quase todas as tomadas possuem esse botão, desde as da sala, até mesmo as da cozinha e dos quartos, de hotéis e casas. Eu particularmente achei essa medida muito engraçada e segura ao mesmo tempo, pois em uma casa com crianças e com pessoas distraídas é mais fácil evitar acidentes.
Só no começo eu me esquecia que tinha que ligar o botão da corrente elétrica e eu ficava carregando a sanduicheira e testando em 3 tomadas diferentes achando que elas estavam estragadas, até me lembrar que na verdade elas só estavam desligadas – mas isso é história para outro artigo.

Tomada UK ou tomada de londres

Observações:

  1. Não existe tomada nos banheiros de Londres por questões de segurança. Para evitar incêndios, não adianta procurar porque você não vai achar nenhuma tomada ali. No máximo vai achar uma especial para barbeador em hotéis e olhe lá.
  2. Você também não vai encontrar interruptores dentro dos banheiros por questão de segurança. No máximo vai encontrar uma cordinha que precisa puxar para acender a luz (estilo Harry Potter), ou verá o interruptor do lado de fora do banheiro. – Digamos que a cidade já pegou fogo MUITAS vezes e eles são um tanto traumatizados por conta disso.
  3. Pode ser perigoso ligar secadores de cabelo e chapinhas na tomada britânica, pois a freqüência é diferente do Brasil, e esses aparelhos tendem a consumir bastante energia. Muitos hotéis disponibilizam secador de cabelo já no banheiro.

Gostou do artigo? Como foi a sua experiência com as tomadas de Londres? Conta para a gente nos comentários abaixo!

ANÚNCIO