Tomada de Londres

Tomada de Londres

12

A tomada, a voltagem e o plugue do Reino Unido já foram discutidos em vários sites. Se você já se informou um pouco sobre o assunto, deve saber que Londres adota, como padrão, tomada com três pinos retangulares, que formam um desenho triangular. A tensão é de 240 volts, e a freqüência, 50 hertz. Mas meu barbeador é 220v, você diz. Não tem problema, vai funcionar igual. E se for 110v? Então precisa de um transformador, como acontece no Brasil. Para garantir o encaixe, compre um adaptador universal de tomadas no Duty Free do aeroporto, antes de desembarcar na capital britânica. Não dá para confiar que o hotel terá um adaptador à disposição.

O adaptador Universal terá uma aparência estranha, porém resolverá a questão:

Tomada de Londres
Tomada brasileira

Até aí, nada novo. Só que existe um problema, e recente, ainda não debatido pela maior parte dos sites e blogs que discorrem acerca do tema. O nome do entrave para a felicidade eletrônica nas ilhas britânicas: NBR 14136, o novo padrão de tomadas brasileiro, que apresenta três pinos arredondados. Isso significa que quem comprou aparelhos eletrônicos em território nacional nos últimos tempos se deparou com a necessidade de substituir a tomada de casa ou adquirir um adaptador do padrão antigo para o novo.

A grande questão é que muitos adaptadores universais, que resolveriam o problema do plugue brasileiro para o britânico dois anos atrás, ainda não têm o plugue novo, com os três pinos arredondados. Por isso, tome cuidado e previna-se para não chegar ao hotel, encarar aquela tomada bizarra e tomar um choque: como vou ligar minha escova dental elétrica?

Se você se enquadra no problema apresentado acima, mantenha a calma. O universo nem sempre favorece os novos padrões, mas há solução. Você precisa comprar dois adaptadores: um que converta o padrão novo, de três pinos, para o padrão americano, de dois pinos achatados, e aquele universal, o da Duty Free.

Feito isso, tudo pronto. Pode fechar a mala. Se mesmo assim você deitar na cama do hotel, cansado depois da longa viagem, e não conseguir ligar seu notebook produzido no Brasil, não precisa contar até 10 nem rezar para a santa padroeira da Dell: basta olhar bem para a tomada e perceber ali, inusitado, um interruptor que liga a tomada. There you go, mate.

Observação

– Pode ser perigoso ligar secadores de cabelo e chapinhas na tomada britânica, pois a freqüência é diferente do Brasil, e esses aparelhos tendem a consumir bastante energia. Muitos hotéis disponibilizam secador de cabelo já no banheiro.

Os leitores podem relatar sua experiência nos comentários abaixo…

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. Olá, eu gostaria de levar meu secador bivolt e chapinha, pois não ficarei em hotel, mas em uma casa. O que vocês recomendam nesse caso?

    Obrigada,

  2. Caso compre Iphone em londres, ele vai funcionar no Brasil apesar da voltagem 110 ? e quanto a tomada, no caso do Iphone seguirá modelo inglês ?

  3. Gente…

    Acho legal para o pessoal que vai morar aqui deixar para comprar adaptadores por aqui mesmo.
    Em lojas de 1 pound, as Poundlands da vida vendem os adapatadores aos baldes…no Brasil o mais barato que achei foi por R$16. Inclusive eles ja adptam o nosso novo modelo de tomada.