Heathrow (LHR) é o maior aeroporto de Londres

ANÚNCIO

O aeroporto de Heathrow (LHR) é o maior de todos os aeroportos de Londres e um dos maiores de todo o mundo.

Quase 200 mil passageiros aterrissam ou decolam aqui diariamente. Por isso, também se configura como um dos aeroportos mais tumultuados do planeta.

ANÚNCIO

São dezenas de anúncios pelo alto-falante, dezenas de nacionalidades, longas filas na imigração, centenas de malas e muita muita coisa para fazer lá dentro.

Normalmente, os brasileiros desembarcam aqui. Este é o primeiro cantinho da Inglaterra que eles têm contato.

Por isso, afivele o cinto e leia com atenção, pois separamos informações importantíssimas para você saber sobre esse aeroporto tão importante 😉

ANÚNCIO

Heathrow (LHR) é o terceiro maior aeroporto do mundo

Há quem reclame muito do aeroporto de Heathrow.

Ele é simplesmente gigantesco, possui cinco terminais e exige algum fôlego do passageiro para caminhadas de um lado para o outro, por isso é importante saber bem em qual terminal você vai chegar ou embarcar para depois não perder tempo tentando correr ou achar um ônibus que te leve de um terminal a outro.

Também, devido à grande demanda, o aeroporto possui um sistema de coleta de malas bastante conflituoso nos períodos mais agitados, o que pode fazer com que alguns passageiros atrasem na sua saída do aeroporto.

Mas tudo faz parte da emoção de se estar em uma das maiores cidades do planeta, às vezes você vai ter que parar e esperar o sistema voltar a funcionar ou até que chegue a sua vez mesmo.

Jornada até o portão de embarque é uma pequena viagem. Foto: Mapa de LondresJornada até o portão de embarque é uma pequena viagem. Foto: Mapa de LondresNada disso, porém, deve preocupar o viajante brasileiro. Você já viu coisas muito piores em diversos aeroportos do Brasil.

No Heathrow, todos os terminais oferecem serviço de câmbio, guichês de informação, armários e infraestrutura completa para o usuário.

Onde fica e como chegar no aeroporto de Heathrow?

O aeroporto está localizado a 32 quilômetros ao oeste do Centro de Londres, ou seja, é bem longinho dos principais pontos da cidade, mas é possível chegar lá de diversas maneiras.

De metrô:

A opção mais barata para quem viaja sozinho é ir de metrô de Heathrow até o centro de Londres através da linha Picadilly (a linha azul escura), pois o aeroporto está localizado na Grande Londres e não fora da cidade.

Como o sistema de metrô é baseado em zonas e essa é uma zona bem distante, a tarifa é mais cara e pode ser paga com os créditos do seu Oyster Card, ou com o seu cartão de contato e sairá por £5. A viagem dura cerca de uma hora e os metrôs saem a cada 10 minutos.

Existem 3 estações de metrô dentro do aeroporto. Se o seu voo for com destino ao Brasil, o seu terminal será o último, o Terminal 5 e a sua estação fica ali dentro. As demais estações ficam uma no terminal 4 e a outra entre os terminais 1, 2 e 3.

De trem:

Existem duas empresas de trem que levam você até o aeroporto e te trazem de volta, elas são TfL Rail e a Heathrow Express.

A TfL Rail é a opção mais barata, porém mais demorada. A viagem dura cerca de 30 minutos e os trens saem do centro da cidade, da estação de Paddington com direção ao aeroporto também a cada 30 minutos. Um bilhete adulto custa £10,50 durante horários de pico e £10,10 durante o resto do dia.

A Heathrow Express apresenta a opção mais rápida, pois o trajeto dessa viagem dura apenas 15 minutos e a frequência de novos trens saindo da estação de Paddington, no centro da cidade, também é de 15 minutos.

De ônibus:

Por estar dentro da grande Londres, é possível pegar um local que se assemelha muito com os circulares da cidade. O bilhete custa apenas £2,20 e você pode comprá-lo dentro do ônibus mesmo. O terminal de ônibus fica entre os terminais 1 e 3.

Você também pode ir para Heathrow pegando um ônibus daqueles de viagem que te levam diretamente até o aeroporto. A principal companhia é a National Express e a viagem pode durar até quase 2 horas, tudo depende do trânsito da cidade.

Também existem serviços de ônibus que te levam de hotéis do centro da cidade ou de hotéis próximos ao aeroporto como é o caso da companhia Hotel Hoppa Bus.

De táxi ou por aplicativos de mobilidade urbana:

De qualquer lugar da cidade você pode pedir um táxi, ou um aplicativo de mobilidade urbana. O preço sempre será fechado pelo carro e não pelo número de passageiros, então se você estiver viajando em um grupo de 3 ou 4 pessoas, essa opção pode não ser apenas confortável como também bem econômica se comparado a outras descritas acima.

Você pode optar pela comodidade de um táxi ou transfer, que o deixará com todo o conforto no aeroporto, com rapidez e praticidade.

CTA - Transfer do aeroporto para o hotel

Facilidades e Serviços Oferecidos no aeroporto

Nesse aeroporto imenso você encontra vários tipos de serviço para fazer com que o seu tempo de espera ali seja o mais agradável possível. Além de restaurantes e cafés, separamos algumas coisas interessantes que você precisa saber que o aeroporto de Heathrow oferece!

Hotel dentro do aeroporto

Se você quiser dormir bem dentro do aeroporto, você pode pagar para dormir dentro do hotel que existe dentro do Terminal 4. Os quartos são bem pequenos, mas são confortáveis e oferecem privacidade.

No site do hotel você pode fazer a sua reserva com antecedência e o tempo mínimo de reserva é de 4 horas, mas você também reservar o espaço para a noite toda. Eles possuem quartos individuais, duplos e triplos, então se você estiver com a família, saiba que podem ficar juntos aqui sem problemas.

Salas de Reunião e espaço de trabalho

Se você está em Londres para fazer negócios, ou neste aeroporto entre voos, saiba que aqui você encontra salas para reuniões com computadores, ar condicionado, WiFi, espaço com mesas e cadeiras para trabalhar e até comidas e bebidas.

Você pode gostar: Visto para a Inglaterra

Os terminais 2, 3 e 5 oferecem esse tipo de serviço que é oferecido pela Regus, um dos maiores espaços de trabalho do mundo. O terminal 4 também oferece esse tipo de serviço terceirizado pela empresa Plaza Premium Lounge.Você pode fazer a sua reserva diretamente pelo site de cada empresa e saber de informações gerais no site do aeroporto mesmo, na parte de facilidades e serviços.

Lounges e Salas VIP

Os terminais 2, 3, 4 e 5 também oferecem Lounges e Salas VIP para quem deseja mais conforto, exclusividade e tranquilidade entre voos, ou antes de uma longa viagem.

À partir de  £34,99 você pode reservar um lugar para um adulto um dos Lounges que existem dentro do aeroporto. Atenção: a reserva é feita para UM lounge específico, ou seja, por mais que a mesma companhia tenha lounges em outros terminais, você não pode ter acesso a eles com o mesmo ticket.

Você também pode contratar um serviço de Spa e alugar um chuveiro para banho por um valor adicional. Nesses lounges há algumas opções de comida e bebida, mas para consumir as refeições premium e beber cocktails, vinho e champanhe você também precisará pagar uma taxa extra.

Para saber quais Lounges estão disponíveis e para reservar o seu espaço antes da sua viagem, clique aqui.

Heathrow (LHR) é o maior aeroporto de LondresOutras facilidades que você encontra dentro do aeroporto são:

  • Cafés, restaurantes e lanchonetes. A maioria fecha durante a madrugada, então caso passe a noite no aeroporto é bom perguntar até que horas eles atenderão para não planejar um lanche no horário que eles estiverem fechados;
  • Internet WiFi: a do aeroporto é paga depois de algumas horas, por isso a minha recomendação é que você sente perto de um café ali dentro que ofereça esse serviço gratuitamente;
  • Espaço de diversão para as crianças nos terminais 1,3, 4 e 5;
  • Caixas eletrônicos;
  • Farmácias;
  • Serviços de câmbio de dinheiro;
  • Achados e perdidos;
  • Banheiros públicos;
  • Guarda-bagagem;
  • Serviços de Informações;
  • Correios;
  • Atendimento médico;

Esperando alguém no aeroporto ou uma conexão?

Compre um souvenir, dê uma passada no duty free e depois sente-se em um dos cafés da área de alimentação. Talvez o Heathrow seja o melhor lugar para observar o mundo pedindo passagem.

E também

Mais aeroportos em Londres

Guia do transporte na cidade

ANÚNCIO