Visto para Inglaterra: 5 dicas essenciais

21
1135
Compre agora!

O visto para Inglaterra tem algumas particularidades diferentes de outros países da Europa. Por isso, se você está programando uma viagem até a Terra da Rainha, é melhor se informar sobre a documentação necessária para não passar apuros ao chegar ao exterior.

Qual é a validade do passe? Onde ele é aceito? Como pode ser requerido? Se você não tem a mínima ideia sobre as respostas para tais perguntas, fique ligado nas dicas deste artigo. A seguir, você vai verificar as questões mais relevantes sobre o visto para Inglaterra.

Aeroporto de Heathrow - Mapa de Londres
Chegada e imigração em Londres causam alguma apreensão no viajante. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas sobre o visto para Inglaterra

Confira tudo o que você precisa saber para conseguir seu passe:

1. Visto para turistas

Caso você esteja fazendo um roteiro de viagem ao país a passeio, pode esquecer o visto antes de fazer as malas. O passe para turistas é fornecido na chegada à Inglaterra – mais precisamente ao passar pela imigração no aeroporto. Não é necessário um pré-visto antes de pegar o voo.

Pode até parecer ótimo, mas é bom ficar atento: ao ser submetido à passagem pela imigração, é o agente quem vai decidir – na hora – se o visto será aprovado ou rejeitado. Para tomar essa decisão, ele vai fazer algumas perguntas acerca do que você pretende fazer no país.

A má notícia é que, se o agente reprovar seu visto, você terá que dar meia volta e retornar ao Brasil. Mas não se desespere: mais adiante, vamos dar algumas dicas para uma passagem tranquila pela imigração.

2. Validade

O visto de turista é válido por seis meses – mas perde a validade assim que você sair do país. Ou seja: todos os viajantes que quiserem entrar novamente no Reino Unido, precisam passar mais uma vez pela imigração.

É interessante ressaltar, ainda, que se você ficar os seis meses direto na Inglaterra, vai precisar aguardar um período de um ano (12 meses) se quiser retornar novamente apenas para visitar.

Roteiro em Londres

3. Uso

Se você pensa em fazer uma Eurotrip e circular entre diversos países, é bom ter atenção. Nos países integrantes do Espaço Shengen, não há exigência de visto. Já se você for circular de trem, ônibus ou avião de um desses países até a Inglaterra, vai precisar passar pela imigração e requerer o visto inglês.

Isso porque a Inglaterra não está no acordo que derruba as fronteiras entre os países, e mantém suas próprias regras para a emissão de visto de curta duração. O mesmo acontece na República da Irlanda.

Na prática: você pode circular à vontade pelos países do Espaço Schengen por até 90 dias e depois entrar no Reino Unido ou vice-versa.

4. Outros tipos de visto para Inglaterra

Fora o visto de turismo, há ainda outros quatro tipos de passes para entrar e permanecer no país. Para estes, é importante consultar o site da imigração do Reino Unido. Confira mais informações:

Tier 1

É concedido àqueles que querem investir no país, como empresários e profissionais reconhecidos. A concessão depende de uma avaliação da capacidade de investimento do requerente.

Tier 2

É o visto de trabalho, designado a quem tem uma oferta de emprego na Inglaterra. Para obtê-lo, além de todos os documentos tradicionais, o requerente vai precisar de uma carta oficial de sua empregadora inglesa, chamada COS (Certificate of Sponsor). Também terá que comprovar seu nível de inglês e sua disponibilidade de recursos para se manter no país.

Tier 5

É o visto para Inglaterra concedido a trabalhadores que vão preencher um cargo temporário no país: esportistas ou voluntários, por exemplo. Para conseguí-lo, a empresa contratante precisa estar licenciada junto à UK Border e emitir o COS. A vigência deste visto para a Inglaterra vai depender das características do trabalhador. Ele poderá ter duração de um ou dois anos. Após esse período, não é possível fazer a renovação.

Tier 4

É o famoso visto de estudante, que deve ser requerido por qualquer pessoa que vá fazer um intercâmbio ou cursar uma universidade na Inglaterra por um período maior que seis meses.

5. Permissões

Cada visto para Inglaterra tem suas particularidades quanto às permissões. No site oficial da Imigração do Reino Unido, constam as informações detalhadas sobre cada um dos tipos de visto. De forma geral, cada passe tem uma determinada função: quem entra como turista, por exemplo, não têm possibilidade de trabalhar legalmente no país; já quem aplica para um visto de estudante e faz uma graduação ou pós-graduação tem oportunidade de trabalhar part time.

Estudar em Londres

Visto para Inglaterra: como fazer uma passagem tranquila pela imigração?

Theresa May, a nova primeira-ministra do Reino Unido, já prometeu um controle mais rígido da imigração no país. A boa notícia é que o Brasil não é considerado um país de risco pelos ingleses, o que garante que a maioria dos brasileiros obtenham o visto com tranquilidade.

De qualquer forma, na hora da imigração, a dica é não dar bobeira e levar consigo alguns documentos específicos. Além do passaporte, tenha em mãos a passagem de retorno ao Brasil, comprovantes de acomodação e demais documentos que reforcem o vínculo com seu país de origem, como algum documento empregatício, e a capacidade de se manter financeiramente por todo o período de viagem.

Uma boa dica é levar todos os documentos em uma pastinha junto com sua bagagem de mão, já que você só vai ter acesso à mala despachada depois de passar pela imigração. Se ainda estiver apreensivo quanto à entrevista, confira neste post orientações bem detalhadas para evitar qualquer desespero.

E aí, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre visto para Inglaterra? Já passou pela imigração? Como foi sua experiência? Comente!

Compre agora!

21 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas! Já passei três vezes na imigração em Heathrow e,com certeza,se o cidadão brasileiro estiver com a documentação requerida correta,não tem o que se preocupar!

  2. Estou me organizando para ir trabalhar na Inglaterra durante 1 ano para encaminhar minha cidadania. Já tenho o trabalho em empresa inglesa e consigo este documento que comprova o vínculo empregatício.
    Este visto de 1 ano (Tier 2) eu devo encaminhar antes de sair do Brasil? Como funciona essa parte? Tentei encontrar em diversos sites mas não consegui esclarecer esta dúvida: Este visto de 1 ano deve ser feito no Brasil (antes de ir) ou consigo fazer somente quando chegar lá???

  3. Olá! Irei para Londres em janeiro, e tenho algumas dúvidas:
    – Viajarei com minha irmã e minha mãe, que não fala inglês. Poderemos passar juntas pela imigração?
    – Minha mãe é aposentada, como comprovar vínculo empregatício?
    – Durante nossa estadia em Londres iremos visitar outros países. É preciso passar pela imigração a cada retorno? Isso pode trazer algum problema?

  4. Olá, obrigada pelas informações. Tenho uma dúvida. Eu e minha esposa moramos na espanha, estamos fazendo um doutorado aqui. Consegui uma estancia de investigação de 3 meses na universidade de Leeds, e quero levar minha esposa. Eu tenho uma carta que detalha que eu estarei na universidade durante esse período, e minha dúvida é: como comprovo que minha esposa estará me acompanhando? agradeço sua atenção.

  5. Boa tarde!
    Irei viajar para Berlim entre 11/01/2018 e 13/02/2018 e pretendo passar um fim de semana em Londres.
    Gostaria de saber se precisarei de visto para entrar em Londres, partindo de Berlim.
    Fiz uma rápida pesquisa na internet sobre o assunto e achei o site de vocês (excelente, por sinal) mas, ao entrar no http://www.gov.uk, após selecionar minha nacionalidade brasileira e o motivo da viagem (turismo), a informação deles é “You can stay in the UK for up to 6 months without a visa. However, you should bring the same documents you’d need to apply for a visa, to show to officers at the UK border. ”
    Estou entendendo que não precisa do visto mas eles aconselham levar os mesmos documentos que seriam necessários para aplicar o visto. É isso mesmo ou estou “viajando” nas ideias?
    Obrigado. Walmir
    SP 23/10/2017

    • Não precisa! O visto é concedido no momento que você passar pela imigracao! Só é importante ter a passagem de saída do pais e a reserva do hotel. 😉

  6. Gostaria de Parabenizar o site. Tenho duas dúvidas: primeira, todo mundo que passa pela imigração como turista terá seu visto por até seis meses garantidos ou vai ser dado somente até a data da passagem de volta? Segunda, se eu entrar como turista, e lá resolver me matricular em um curso de aperfeiçoamento no idioma que dure mais de 6 meses, posso fazer os trâmites de visto de estudante por lá mesmo junto ao consulado?

  7. Boa tarde separada a 10 anos mais ainda casa no papel com inglês tendo um filho nascido la irei leva lo pra conhecer o pai e a família, precisaria de visto pra isso? Sendo que eu já fui deportada a 10 anos atrás?

  8. Olá, muito esclarecedor seu post. Fiquei apenas com uma dúvida em relação a circular pelo Reino Unido e países da UE. Estou indo passar 3 meses estudando na inglaterra, sei q qdo chegar meu visto será de turista com validade de 6 meses. Nesse período que eu estiver lá posso sair para UE e retornar qto tempo depois? Pretendo no mrio do curso ir em Portugal e voltar pra Manchester de onde sai meu voo…essa saída me permite voltar logo em seguida? Obrigada!!!

  9. pintou uma dúvida : será que se eu for primeiro em londres, depois ir para outro pais na ilha da GB e voltar pra londres, terei que passar novamente pela imigração ?

    • Sim, o processo depende do visto que VC tem.
      See vc tiver um visto no passaporte que foi emitido no Brasil, a passagem é mais tranquila, você não precisará mostrar Toda documentaçao, today as vezes que sair é entrar do pais.
      Agora, see você terá o visto concedido pelo official de imigração no momento que chegar la, daí não tem jeito, Toda vez que sair, Vai passar pelo mesmo processo quando voltar, mesmas perguntas, mesmos documentos é mesma chance de ser barrada. Mas não see preocupe, eu fiquei 6 meses em Londres é saí 9 vezes do pais, todos os retornos foram bem tranquilos! 😉

  10. Estive no Reino Unido ano passado por 1 mês, e gostaria de retornar novamente agora em agosto para turismo.Teria problema com aimigração? Pois tenho lido que nao se pode retornar ao Reino Unido com menos de 1 ano, procede?

    • Não tem problema see você ficou menos de 6meses, o que não pode, é você ter ficado 6 meses no pais é querer voltar em um período inferior a 12 meses, entao, no seu caso, não see preocupe.

  11. Olá… Estou há 5 meses aguardando visto de esposa sem novidades ou prazo. O que pode estar ocasionando está demora?

  12. Olá, estou me preparando para visitar meu namorado em Londres, ele é inglês mas nos conhecemos em Barcelona. Devo dizer que estou indo visitar meu namorado? No site do Ministério da Relações Exteriores diz que devo comprovar que não estou indo me casar. Agora fiquei preocupada, pois devido ao nosso relacionamento, pretendo visitar a Inglaterra com frequência e penso se não seria melhor dizer que tenho um relacionamento afetivo com um cidadão britânico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here