A charmosa Notting Hill, em Londres, é uma área no distrito de Kensington e Chelsea, famosa por dar título a um filme com Hugh Grant e Julia Roberts, de 1998. No filme, o ator britânico interpreta o dono de uma lojinha de livros de viagem, enquanto a atriz americana fica com o papel de – hmm – uma famosa atriz americana. O longa apresenta alguns momentos engraçados e, para quem gosta, uma história de amor. Mas, para os apaixonados por Londres, a principal personagem dessa comédia romântica trata-se da região que lhe empresta o nome.
Veja também: Roteiro a pé em Notting Hill
O charme de Notting Hill
Notting Hill é adorável. Esquecida cinquenta anos atrás, ganhou status de “fashion” no fim dos anos 1980 e tornou-se um antro de boutiques, lojas e restaurantes da moda. A feira de Portobello Road, a Portobello Market, virou atração obrigatória para os turistas.
Anualmente, em agosto, o local abriga o Notting Hill Carnival, o maior festival de rua da Europa. Desde o lançamento do filme, então, a notoriedade da região aumentou consideravelmente (e elevou os preços às alturas).
E tudo isso bem pertinho do centro, com a estação de Notting Hill Gate servida pela Central Line, District Line e Circle Line.
Veja no mapa onde fica Notting Hill
Metrô: Notting Hill Gate (Central, District e Circle Lines)
Início do passeio em Notting Hill – Londres
Onde: Portobello Road
Quando: Sábado, às 10h
Por quê: Portobello Market
A melhor ideia para conhecer Notting Hill é desembarcar na estação de Notting Hill Gate em uma manhã de sábado. Prepare-se, porém: trata-se do dia mais movimentado no local, já que é quando ganha pleno vigor a Portobello Market, uma das principais feiras de Londres.
Pela Portobello Road, você vai percorrer um exteeeenso corredor de tendas, estandes e lojas de antiguidades, roupas, souvenirs e comida. Ao longo do caminho, cafés reconfortam o viajante em pausas da caminhada.
Para chegar à Portobello Road, basta sair da estação, conforme este mapa indica, e depois dobrar na segunda rua à direita e depois na segunda rua à esquerda. O fluxo de pessoas tornará fácil essa busca.
Depois de percorrer a Portobello Road, vale se perder em qualquer uma das ruazinhas que você encontrar: você vai ver que Notting Hill é mesmo imperdível.