O St. James’s Park é o mais antigo dos Parques Reais de Londres. O terreno foi adquirido pelo Rei Henry VIII em 1532, muito antes de a monarquia comprar a Casa de Buckinham, mais tarde tranformada em palácio. O nome se configura como uma homenagem a um hospital homônimo que cuidava de leprosos naquela época.
Como visitar o St. James’s Park
O parque é cercado por três palácios: Palácio de Buckingham, St. James’s Palace e o Palácio de Westminster (o parlamento britânico). Ele faz fronteira com o Palácio de Buckinham ao oeste, com The Mall e St. James’s Palace ao norte, com os Horse Guards ao leste e com a Birdcage Walk ao sul. As estações de metrô mais próximas são St. James Park, Victoria e Westminster.
Outras informações: Site Oficial
Pelicanos
Um horário interessante para uma visita é o das 14h30min, quando os pelicanos do parque são alimentados com peixe fresco. Quando não estão inertes tomando sol nas pedras, eles transformam-se em atração, por serem bastante sociáveis. Você pode encontrá-los na Duck Island, uma das duas ilhas do lago St. James. Curiosidade: os pelicanos do St. James Park descendem de longínquos antepassados ofertados como presente ao governo britânico por um embaixador russo em 1664.
Parada
Uma vez por ano, em junho, os Guardas da Rainha protagonizam uma parada especial no local, a Trooping the Colour, que celebra o aniversário da monarca. Nesse dia, a Rainha Elizabeth II inspeciona as tropas e as conduz de volta do St. James Park ao Palácio de Buckingham, através do Mall.
Fotos do St James’s Park
Caso você não vá para Londres em junho, certamente as melhores fotos do parque você vai tirar na Blue Bridge, que tem vista para o Whitehall, a London Eye e o Palácio de Buckingham.