Trem Londres Paris: 5 dicas para a sua viagem no Eurotrem

Trem Londres Paris: 5 dicas para a sua viagem no Eurotrem

5

O trajeto de trem Londres Paris, o Eurotrem, possibilita um deslocamento confortável e rápido entre duas grandes cidades da Europa. Pontualidade e eficiência são palavras que definem os trens da Eurostar, responsável por fazer o percurso entre a capital da Inglaterra e a da França.

Mas o que você precisa saber antes de fazer a viagem? Neste artigo, vamos explicar em detalhes como comprar a passagem do Eurotrem, quanta bagagem levar e onde localizar o seu trem em Londres. 🚆

Preparado?

Eurostar
Eurotrem percorre o trecho entre Londres e Paris em 2h15. Foto: iStock, Getty Images

Trem Londres Paris: tudo o que você precisa saber

Percorrer o trajeto entre Londres e Paris atravessando um túnel pelo mar é, sem dúvidas, uma experiência única – além de ser uma alternativa prática, rápida e não necessariamente cara. Se você comprar o bilhete com antecedência, o trajeto de apenas duas horas e 15 minutos pode custar nada mais que £39.

Descubra, a seguir, todas as dicas para usufruir do Eurotrem.

Passagens

Definiu os roteiros e os dias da sua viagem? Então é hora de comprar suas passagens. Inicialmente, você pode pesquisar horários de chegada e saída no no próprio portal da EuroStar. Geralmente, os trens circulam entre 5h40 e 20h30, com uma ou duas saídas por hora.

Encontrou o dia e horário ideal? Então compre direto no site da Eurostar. Você vai notar que os bilhetes entre terças e quintas são os mais baratos. E lembre-se: quanto maior antecedência, mais baixo será o valor.

Check-in e imigração

Em Londres, o Eurostar sai da estação St. Pancras – que tem conexão direta com o metrô. Ao chegar, é só seguir as placas que indicam a localização dos trens (segundo andar).

Chegando lá, você deve imprimir o bilhete que comprou com o cartão de crédito pela internet, basta se dirigir a uma das máquinas dispostas no local e digitar um código de identificação fornecido no momento da compra. Depois, você passa pelo Raio-X com sua bagagem e, em seguida, pela imigração (já que sairá de um país e entrará em outro).

A grande vantagem é que, indo a Paris, a imigração é feita ainda em Londres (e vice-versa). Assim, quando você chega ao local de destino, é só desembarcar e partir para explorar a cidade. A passagem pela imigração na estação costuma ser muito tranquila.

Caso você vá voltar para Londres, não esqueça de que terá que passar pela imigração novamente, e esta é um pouco mais chatinha. Tenha em mãos todos aqueles documentos e comprovantes para provar para a agente que você tem ótimas intenções no seu retorno à Grã-Bretanha.

Embarque

Ao passar pela imigração, o viajante deve se dirigir até a sala de espera (com Wi-Fi 😀), que fica no subsolo. Quando o trem chega à estação, um painel indica por meio de qual esteira você deve subir para acessá-lo. Depois, é só procurar o seu vagão (os números são pintados no chão).

Depois de localizar o vagão, você deve procurar o seu assento (escolhido no momento da compra da passagem). Cada vagão possui duas fileiras.

Bagagens

A vantagem de usufruir do trem Londres Paris, ao invés de fazer o trajeto de avião, não é apenas o tempo que você economiza. Se ao voar com companhias low cost você tem de desembolsar uns euros extras para qualquer excesso de bagagem, no Eurotrem a história é outra: não existe limite específico.

Na porta de cada vagão, o viajante encontrará prateleiras para guardar as malas maiores e, acima dos assentos, há espaço para bolsas ou mochilas menores. De qualquer forma, tente não se empolgar demais: os compartimentos grandes são bastante disputados.

Fuso horário

A viagem é tão rápida, que nem parece que a gente está em outro país. Mas não esqueça de cuidar com o fuso horário. Se não, você pode passar o dia inteiro com o horário de Londres e depois se perder nos compromissos na França.

Como é a viagem no trem de Londres para Paris

Há diversas formas de viajar com o Eurotrem – existem classes tanto para quem busca um pouco mais de conforto, quanto para quem não quer gastar demais. A classe Standard é a que oferece os preços mais camaradas, mas também é possível optar pela Standard Premier ou pela Business Premier (a mais sofisticada).

Se você viajar de primeira classe, os benefícios incluem usufruir de uma refeição e bebidas à vontade a bordo do trem, além de ter assentos reclináveis e mais confortáveis. Com mais ou menos luxo, o trajeto entre Londres e Paris garante aos viajantes alguns belos cenários e, principalmente, um passeio bastante confortável.

Entre a estação St.Pancras (Londres) e a Gare du Nord (Paris), o trem passa pelo chamado Eurotúnel, que fica embaixo do Canal da Mancha – é o famoso trecho subterrâneo. A viagem pelo território francês dura cerca de 1h40.

E aí, o que achou das dicas? Pretende fazer o trajeto de trem Londres Paris em breve? Já usou o transporte? Compartilhe sua experiência nos comentários. 👍

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Olá! Vou fazer este trajeto em dezembro. Nos tickets eles recomendam chegar com meia hora de antecedência. Porém, já li relatos de pessoas que chegaram duas horas antes porque a fila era muito grande para entrada.
    Vocês têm alguma recomendação?
    Obrigado! 🙂

    • Oi, Guilherme! Tudo bom? Talvez seja interessante garantir uma antecedência maior do que os 30 minutos, sim. Mas duas horas parece um pouquinho demais. Se você chegar até a imigração 1 hora da partida, não deve ter problema. Nas vezes em que fiz esse trajeto, cheguei com pouco menos de 1 hora de antecedência. Abraço!

  2. Excelente postagem, pessoal. Nos ajudou bastante. Hj é dia 5 de novembro, compramos bilhete Londres-Paris para o dia 16/nov por 195 libras (preço total para 2 pessoas pago por meio de cartão de crédito). Agora, é só aguardar. Valeu demais, pessoal! Abçs!