As melhores universidades da Inglaterra

As melhores universidades da Inglaterra

0

As universidades da Inglaterra estão entre as mais prestigiadas do mundo.

País natal de Isaac Newton, John Locke, Charles Darwin e Stephen Hawking, a Inglaterra abriga algumas das melhores universidades e centros de pesquisa do mundo. Muitas delas são famosas, como Oxford e Cambridge, mas mesmo dentre as menos conhecidas também existem ótimas faculdades e centros de excelência.

Quer conhecer quais são e como funcionam as universidades inglesas?  É o que vamos te contar agora.

Como funcionam as universidades da Inglaterra?

O sistema educacional no Reino Unido é composto de quatro estágios principais:

  • Educação primária
  • Educação Secundária
  • Educação Continuada(Further Education)
  • Educação Superior

Todas as crianças e jovens ingleses entre 5 e 16 anos devem obrigatoriamente cursar a educação primária e secundária, que são os correspondentes ao ensino fundamental e médio no Brasil.

A educação continuada é para todos os maiores de 16 anos e são como cursos e programas de treinamento vocacional, centrados em carreiras específicas e não em conteúdos básicos. As universidades, inclusive as renomadas, também oferecem essa modalidade de cursos, tanto para os Ingleses como para estrangeiros.

A educação superior compreende os cursos de graduação e pós. Esse é o item que mais nos interessa e sobre o qual vamos falar na próxima sessão.

Educação superior na Inglaterra

O Reino Unido possui mais de 100 universidades que oferecem os mais variados cursos e diplomas para estudantes do mundo todo. A maioria e as melhores estão localizadas na Inglaterra. A competição para conseguir uma vaga é acirrada e é recomendado não esperar para aplicar para os processos seletivos.

A maioria dos programas de graduação têm duração de três anos. No entanto, há também modalidades de “graduação  sanduíche”, nas quais o tempo de duração é de 4 anos, sendo que um deles(geralmente o terceiro) é inteiramente dedicado a atividades profissionais práticas. Programas de mestrado são mais curtos, geralmente com 1 ano e meio ou dois de duração(como no Brasil)

Alguns bacharelados, como medicina, veterinária e direito possuem duração maior, podendo demorar até 5 anos. Atualmente, estudantes naturais do Reino Unido podem ser cobrados em até  £3.070,00 por ano pelas universidades. Estudantes naturais da União Europeia pagam a mesma taxa(isso pode mudar com a concretização do Brexit nos próximos anos).

Estudantes internacionais, porém, pagam um valor diferenciado que pode varias de £4.000,00 até £18.000,00 por ano, dependendo do curso, instituição e localização. Se você pensa em estudar por lá, é altamente recomendado buscar uma bolsa de estudos(veja mais aqui).

10 melhores Universidades do Reino Unido

Embora nossa lista seja do Reino Unido como um todo, apenas a terceira colocada, Universidade de St Andrews, fica fora da Inglaterra (Escócia). Essa relação tem como base um famoso ranking elaborado pelo periódico britânico The Guardian. Se você pensa em estudar ou conhecer melhor as universidades inglesas, dê uma olhada nesta lista:

1 –  Universidade de Cambridge

King’s College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas
Universidade de Cambridge, na Inglaterra
Universidade de Cambridge está no topo do ranking. Foto: iStock, Getty Images

Comumente a número um do ranking (dependendo do ranking, Oxford pode vir à frente), Cambridge foi fundada em 1209. Isso mesmo, 1209! Ou seja, é uma universidade que tem história para contar. Ao toda são 31 uma faculdades que já angariaram um total de 90 prêmios Nobel, dos quais 61 foram para ex-estudantes da instituição. A taxa de admissão ronda os 20%(em relação ao total de candidaturas para ingressar na universidade).

2 – Universidade de Oxford

Universidade de Oxford, na Inglaterra
Universidade de Oxford é uma das mais importantes da Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

Se Cambridge é antiga, Oxford é simplesmente a universidade de língua inglesa mais velha do mundo. Sua fundação data de 1096. Ao todo são 38 faculdades e possui uma alta taxa de admissão, de 50% a 60%. Costuma estar também entre as melhores universidades do mundo.

3 –  Universidade de St Andrews

É a única universidade fora do Reino Unido da lista. Por figurar entre as mais importantes, resolvemos deixá-la na relação. Também tem muita história para contar, pois foi fundada em 1400. Trata-se de uma universidade pública voltada para pesquisa e quase metade de seus estudantes são internacionais.  Alex Salmond,  primeiro-ministro da Escócia de 2007 a 2014 foi um dos ex-alunos que tiveram maior projeção recentemente.

4 –  Universidade de Surrey

Agora, a primeira “jovem” universidade da lista. Surrey foi fundada em 1891 e é uma instituição pública. O destaque principal é a alta taxa de empregabilidade de seus ex-alunos, uma das mais altas de todo o Reino Unido(à frente inclusive de Oxford e Cambridge).

5 – Universidade de Bath

As universidades restantes não são tão famosas, mas também possuem nível de excelência e são disputadas tanto por britânicos como por alunos internacionais. A universidade de Bath também foi fundada no século 19, em 1856. De acordo com pesquisas, é a universidade com o mais alto grau de satisfação entre os estudantes britânicos. Também é muito reconhecida por seus centros de pesquisa.

6 – Universidade de Durham

A Universidade de Durham foi fundada no início do século 19 e foi uma das primeiras no mundo a cobrar taxas de matrícula. Para os estudantes que buscam uma carreira científica, essa é, geralmente, a terceira opção, depois de Cambridge e Oxford. Dentre os professores estão mais de uma dezena da Royal Society e 18 da Academia Britânica.

7 – Universidade de Warwick

Warwick é a mais jovem a figurar no top 10(foi fundada em 1965). Ao todo são mais de 24 mil estudantes que assistem às aulas na instituição. O corpo docente é formado por quase 1400 professores.

8 – Imperial College de Londres

O Imperial College de Londres também é uma instituição muito famosa. Os cursos oferecidos são de 4 áreas

  • Ciências
  • Engenharias
  • Medicina
  • Negócios.

A instituição já conquistou posições importantes em rankings mundiais de educação. Em 2015 foi a segunda colocada no World Ranking QS. Também já ficou em 9° Times Higher Education.

9 – Universidade de Exeter

Outra jovem universidade, Exeter foi fundada em 1955 e é um importante centro de pesquisas no Reino Unido. Faz parte do prestigiado Russel Group, que reúne os centros de pesquisa de ponta da Terra da Rainha. Ao todo são 70 centros dedicados à pesquisa básica e aplicada.

10 – Universidade de Lancaster

Estabelecida em 1964, Lancaster surgiu a partir da fusão entre duas antigas universidades(Universidade de York e de Kent). Apesar do pouco tempo de vida, a instituição já faz parte do top de universidades do Reino Unido.

Todas essas universidades possuem programas de intercâmbio e diversas opções e modalidades de cursos. Como você pôde ver, muitas delas são centenárias, já chegando “perto” dos mil anos de idade, e vários prêmios Nobel já foram dados a pesquisadores que saíram das universidades da Inglaterra.

Os preços são salgados, principalmente para quem possui renda em uma moeda mais fraca que a libra(o que geralmente é o caso). No entanto, existem vários programas de bolsa e também a possibilidade de trabalhar e financiar a vida acadêmica. Tudo deve ser estudado com calma e atenção para fazer a melhor escolha, caso seja seu desejo estudar em uma dessas instituições.

O que achou de conhecer as 10 melhores Universidades da Inglaterra? Deixe um comentário.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários