Decidiu ampliar seu passeio pelo Reino Unido e incluir um dia em Cambridge? Então confira nosso roteiro elaborado especialmente para que você possa aproveitar o melhor da cidade sem perder nada.
Cambridge possui uma ótima estrutura e planejamento para o turismo, o que proporciona diversão garantida todo dia. Porém, se sua visitar for planejada, escolha o final de semana: nesses dias, todas as atrações se voltam para o turismo.
Por Renata Cabanas
De Londres para Cambridge
Cambridge é conhecida como a Cidade das Bicicletas. Mas isso não é motivo para incorporar o espírito ciclista e tentar vir de Londres pedalando. As melhores maneiras de chegar são o trem e o ônibus. Pode ter certeza de que a viagem será bem mais rápida – e menos suada.
Comprando com antecedência, é possível conseguir preços bem interessantes, tanto para ônibus quanto para trens.
Ônibus
Saindo da Victoria Coach Station, a rodoviária mais movimentada de Londres, a National Express possui ônibus partindo a cada hora .
Duração: 2h30min
Preço: £11,00 a £48,00 ida e volta, dependendo do horário escolhido para a saída e o retorno
Os ônibus param na Parkside Street, que fica a 5 minutos de caminhada do centro de Cambridge. E se prepare, pois caminhar é o meio de transporte mais barato e rápido na cidade – sem contar o passeio de punting, que é o máximo.
Trem
Outra opção é vir de trem, saindo das estações King’s Cross (linhas Victoria, Metropolitan, Hammersmith and City e Circle) ou Liverpool Street (linhas Metropolitan, Hammersmith and City, Circle e Central). É possível reservar os tickets pela internet e coletá-los na estação ou comprá-los diretamente nos guichês ou máquinas localizadas nas estações.
Duração: 45 minutos (viagens sem paradas, trens super rápidos) ou até 1 hora e 15 minutos (com paradas).
Preço: É possível encontrar preços ótimos para viagens aos sábados e domingos, pois são dias off-peak (fora do horário de pico), de £15 a £29,80, ida e volta.
A estação fica a 10 minutos de caminhada do centro, pela Hills e Regent Roads.
Roteiro de 1 dia em Cambridge
Cambridge é uma cidade bela e pequena. Há muito o que fazer em um dia:
Atrações da manhã
Punting
Sugiro que sua visita comece com um delicioso passeio de punting, as gôndolas de Cambrigde. Há opções do passeio com um chauffeur, que também é um guia. Pra quem vem à cidade pela primeira vez, essa é a melhor pedida. Mas caso você goste de aventuras e não se incomode com outras pessoas “admirando” suas habilidades como marujo, alugar um punting sem chauffeur pode ser uma divertida alternativa.
A viagem com o chauffeur dura em média 45 minutos e custa de £10 por pessoa (preço para estudantes) a £25.
Já o aluguel do punting para o passeio sem guia custa em média £20 por hora.
Atenção: se você chegar 1 minuto atrasado, a empresa cobrará por duas horas. Portanto, se optar por fazer o passeio sem o guia, lembre-se da pontualidade britânica.
Há diversas empresas que oferecem o passeio de punting e trabalham todos os dias da semana, das 8h às 18h (um pouco até mais tarde durante a primavera e o verão, quando escurece após as 21h).
As principais ficam na Silver Street e na Magdalene Brigde, ambas no centro. Durante o passeio é possível ver a maioria das faculdades da Universidade de Cambridge por dentro, com seus prédios históricos e belos jardins.
Além das famosas pontes, como a Mathematical Bridge, abaixo:
Se o tempo estiver bom, o passeio tem tudo para ser inesquecível.
Colleges
Além dos puntings, das bicicletas e da fantástica arquitetura e história, as faculdades ajudaram a dar fama a essa cidade. A Universidade de Cambridge é composta por 31 faculdades, e é possível visitar muitas delas gratuitamente, como a Peterhouse (a mais antiga, fundada em 1284) e a Magdalene College (pode-se até visitar a biblioteca, que contém livros raríssimos).
As mais famosas são:
St. Jonh’s College, que fica na Saint John’s Street e cobra £3 pela visita.
Trinity College, na Trinity Street, que cobra £3 pela visita:
King’s College, que fica na King’s Parade e cobra £9 pela visita:
Ainda na King’s College, é possível visitar a capela, que começou a ser construída em 1446, na era dos Tudors.
Horários: Geralmente as colleges abrem para a visitação das 9h30 às 15h30, mas é necessário perguntar ao porteiro (Porter’s Lodge) se a visitação está liberada, pois há vários eventos fechados ao público que são realizados nas instalações das faculdades.
Mais informações sobre a Cambridge University
Corpus Christi
Na mesma rua da King’s College, a King’s Parade, há um dos pontos turísticos mais “novos” da cidade, o relógio Corpus Christi, inaugurado em 2008. O gafanhoto, que fica em cima do relógio é conhecido como “Chronophage”, aquele que come o tempo. Vale a foto!
Almoço
Na hora do almoço, a dificuldade será escolher entre tantas opções. Desde sofisticados restaurantes, como o do famoso Chef Jamie Oliver, o Jamie’s Italian, que fica no número 2 da Wheeler Street, e o The River Bar e Steakhouse, que fica à beira do rio Cam, na Magdalene Bridge (em frente à empresa de punting), com uma vista linda para o rio, passando por restaurantes de redes como Nandos (grelhados), La Tasca (espanhol) e Pret a Monger (fast-food), até pequenos bistrôs e cafés que oferecem sanduiches gourmets deliciosos.
Para sair do comum, sem gastar muitas libras, sugiro o Indigo Coffee House. Numa ruela no centro, próximo à praça do mercado e da King’s College, esse pequeno café oferece pratos rápidos como saladas e massas, além de uma variedade de sanduiches com ingredientes inusitados e pães fresquinhos, como o de salmão defumado com queijo brie na ciabatta.
Endereço: 8 St Edwards Passage.
Atrações da tarde
Casa de Charles Darwin
Que tal ver a casa onde Charles Darwin morou? Há uma placa informativa que menciona o período em que ele viveu lá, no 22 da Fitzwillian Street.
Subir os 123 degraus da torre da igreja Great St Mary já é uma atração, e a vista lá de cima é maravilhosa. A cidade é plana, então é possível observar uma boa parte do centro e até alguns prédios da cidade vizinha, Ely. A igreja fica na Senate House Hill e abre diariamente. A “subida” custa £3.
Mercado
Outro lugar que merece ser visitado é o mercado, que fica bem no centro da Cambridge. Repleto de barracas com todos os tipo de produtos, pode-se encontrar frutas e verduras (algumas desconhecidas para nós do Brasil), bolos e doces artesanais, roupas, discos e CDs, louças, talheres de prata, bijuterias e comidinhas deliciosas para beliscar, como o waffer belga:
O mercado funciona diariamente, das 10 da manhã às 4 da tarde. Aos domingos, o espaço é utilizado para a feira de artesanato e antiguidades. O mercado fica na Market Square, bem pertinho da igreja Great St Mary.
É maior museu da cidade e possui obras de artistas consagrados como Monet e Picasso, entre outros, além de artefatos milenares do Egito e de Roma. A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a sábado das 10h às 17h e aos domigos e feriados das 12h às 17h.
Endereço: Trumpington Street, CB2 1RB.
The Eagle Pub
O fim da tarde convida para uma cerveja no pub onde foi anunciada a descoberta do DNA, em 1953. O The Eagle Pub fica na Benet’s Street, bem pertinho do relógio Corpus Christi, e é frequentado por muitos cientistas que ainda trabalham no laboratório onde o DNA foi descoberto, o Cavendish Laboratory.
Quer mais?
Há ainda outros 10 museus, a maioria deles também gratuitos. Se sobrar um tempinho ou se você estender sua estada, considere a visita ao Jardim Botânico, ao Castle Mound (a única montanha da cidade – na verdade é um morrinho!).
Compras
Se você estiver no clima de compras, pode escolher entre marcas famosas, como The French Collection, GAP e H&M, ou ainda explorar as lojinhas locais, todas próximas à Market Square.
Além das lojas de rua, Cambridge possui dois grandes shopping centers, o Grafton, e o Gran Arcade.
Preços
Os preços apresentados foram pesquisados nos sites das empresas/instituições. Não esqueça de consultá-los novamente quando estiver planejando a sua viagem.