A melhor opção de transporte em Londres: pé, ônibus ou metrô

9
70
Compre agora!

Cada meio de locomoção tem vantagens e desvantagens. Em Londres, pelo menos, todo o sistema de transporte público funciona, o que facilita muito para os viajantes. É fácil se localizar e ir de um ponto para outro com o uso de três métodos diferentes – descartamos aqui o táxi, porque é caro -: pé, ônibus e metrô.

Qual é o melhor deles?

Escalas de comparação rápida:

PREÇO

Metrô > ônibus > pé

VELOCIDADE

Metrô > ônibus > pé

VISUALIZAÇÃO DA CIDADE DURANTE O TRAJETO

Pé > ônibus > metrô

Metrô

Estação de Metrô de Baker Street

O metrô é o sistema de transporte mais rápido de Londres. Apresenta um mapa intuitiva e estações interconectadas de forma inteligente. E o melhor: não tem congestionamento.

Durante a viagem, é bacana olhar para os lados, pois a sociedade londrina manifesta suas excentricidades, peculiaridades e idiossincrasias durante as viagens no tube. Ali você  pode ver alguns bêbados voltando do estádio de futebol, garotos de terno e gravata indo para a aula, cabeludos com fones enormes nos ouvidos – todos eles com um livro ou jornal na mão e completamente indiferentes a você. Só cuidado: seus companheiros de percurso não vão gostar quando você tirar a sua câmera enorme e disparar um flash na cara deles.

Mas o metrô não é perfeito. Ele apresenta, basicamente, dois problemas para o turista: 1) Não se vê a cidade durante o trajeto; 2) Pode ser apertado e tumultuado nos horários de pico (7h às 8h30 e 17h às 18h30). E também, de vez em quando, alguém se arremessa de encontro ao trem – e aí para tudo, e demora para voltar ao normal. Embora isso aconteça com frequência maior do que a desejada, certamente não vai atrapalhar a sua estada em Londres – não se preocupe, mas, por favor, mind the gap.

Dicas para usar o metrô

O metrô mais antigo do mundo

Foto: Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

Ônibus

Não estamos falando de ônibus no Brasil. Em Londres, ônibus funciona. Ele tem hora marcada para chegar e para sair – e você tem acesso ao cronograma completo nas paradas, seja em mídia digital ou física. Quando a parada apresenta um placar eletrônica, qualquer atraso no veículo é anunciado. Bom, né?

Mas não para por aí. Além de transportar nativos e turistas, os ônibus londrinos são ícones da cidade e merecem fotos, embora a maioria não seja daquele tipo que ficou conhecido como o Routemaster, o primeiro Double decker todo vermelho que carregou os ingleses de um lado para o outro depois da Segunda Guerra até os anos 2000.

Na sua viagem de ônibus, você vai perceber ainda um ar-condicionado ligado na medida certa – na maioria dos casos -, que vai amainar o frio lá de fora e possibilitar que você se concentre na televisãozinha que tem ali na frente. Só não vai perder a parada, ok?

Apesar de serem divertidos e possibilitarem a contemplação da cidade durante o trajeto, os ônibus são mais lentos do que os trens do metrô. Isso, claro, porque trânsito é trânsito em qualquer lugar, e Londres consegue ser bem agitada de vez em quando.

A evolução dos ônibus de Londres

Mapas de metrô e ônibus em Londres

Andar a pé em Londres também não possui as mesmas características do que andar a pé em outros lugares. A capital britânica oferece tantos cenários interessantes, que qualquer passeio parece demorar menos tempo. Mas, no fim do dia, não se esqueça: seus pés vão doer. Porque, além de cenários, Londres tem museus, atrações, passeios, restaurantes, pubs, etc, etc. Ande a pé, mas não perca o horário de fechamento da National Gallery por isso.

Conclusão

Tudo depende do tempo que você tem na cidade e do interesse por aqui. Em qualquer situação, porém, o melhor é andar por Westminster a pé, explorar bem essa regiões e outras sobre pelas quais você tiver maior interesse, depois pegar um ou dois ônibus para passear um pouco e chegar a alguma das atrações e então usar o metrô para os trajetos mais certeiros, porque será mais rápido.

Veja nosso Guia de Transporte

Compre agora!

9 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muito de agradecer as informações deste site,fiquei 4 dias em Londres.Amei a cidade,seu funcionamento,a educação das pessoas,a riqueza de preservação da história,a grandiosidade deste povo,sentida em cada local percorrido,cada estação de metrô,cada museu…Ai que saudade.Coloquei esta bandeira no meu coração.
    Obrigada a todos,este site é perfeito,objetivo,nem precisamos mais de guias,nos bastam ter vocês.
    Mil beijos
    Até breve
    Rogéria

  2. Adorei o site, mas gostaria de pedir uma informação que não encontro com precisão em lugar nenhum: é permitido andar de patins pelas ruas de Londres? Obrigada desde já! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here