Inaugurada em 1894, sobre o Rio Tâmisa, a Tower Bridge foi construída ao lado da Torre de Londres e se tornou ao longo dos anos um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados da cidade.
Destaque em vários filmes, como O Retorno da Múmia e 007 – O Mundo Não é o Bastante, a Tower Bridge completou 120 anos em 2014.
Onde fica a Tower Bridge
Endereço: Tower Bridge Rd, Southwark, London SE1 2UP
Estação de metrô: Tower Hill (Circle e District Lines)
Importante: Não confunda com a London Bridge.
Características da Tower Bridge
A Tower Bridge é uma ponte basculante. Possui 244 metros de comprimento e duas torres, cada uma com 65 metros de altura. Sua arquitetura segue os traços da Torre de Londres. Todo dia, ela é cruzada por 40 mil pessoas, contando indivíduos em veículos e a pé. Em média, a ponte se eleva 1 mil vezes por ano para as embarcações no Rio Tâmisa.
A exposição da Tower Bridge
Além de oferecer passagem para a travessia de carros sobre o Tâmisa e para o fluxo de barcos no rio, a ponte abriga uma exposição permanente sobre a sua história, a Tower Bridge Exhibition.
A exposição conta a história da ponte e possibilita ao visitante uma bela vista da cidade. Primeiramente, um vídeo explica os processos da construção e a importância da Tower Bridge no início do século 20. Depois, o visitante vê fotos antigas da ponte, tem acesso a uma passarela de observação (lembre de olhar para baixo) e conhece a antiga casa de máquinas, responsável anos atrás por levantar as passarelas e dar passagem às embarcações maiores.
Como visitar a exposição da Tower Bridge
Ingresso antecipados: Adulto: 8 libras / Criança (5 a 15): 3,50/ Criança (menor de 5): gratuito
Horários: De abril a setembro, das 10h às 18h (entrada até as 17h30); De outubro a março, das 9h30 às 17h (entrada até as 17h). Fechada dos dias 24 a 26 de dezembro. No dia 1 de janeiro, abre às 10h.
Opinião do Mapa de Londres: a exposição da Tower Bridge é interessante, mas não vale as 9 libras. A vista lá da passarela, prejudicada pelo mau tempo no nosso caso, também não eleva a exposição, na nossa opinião, ao rol das atrações imperdíveis. A Tower Bridge, sim. Por fora, merece figurar em qualquer roteiro – para ser admirada tanto quanto possível. Inclua a exposição apenas se você possuir o London Pass, que oferece a entrada gratuita.
Mas é importante lembrar que nossa visita ocorreu antes da inauguração da nova passarela de vidro, que possibilita a observação lá de cima da ponte a 44 metros de altura. Veja como é:
História da Tower Bridge
Este cartão postal de Londres foi inaugurado em 1894 pelo Príncipe de Gales, Edward VII. A construção da ponte se fez necessária, pois a estreita London Bridge não era mais suficiente para a travessia de 20 mil veículos na cidade em ascensão no século 19. A exigência era que a construção ficasse com um estilo semelhante ao da Torre de Londres. As obras começaram em 1886 e contaram com mais de 400 operários.