O Gordon’s Wine Bar é o mais antigo wine bar de Londres.
Inaugurado em 1890, oferece o ambiente ideal para a degustação dos vinhos: uma caverna cheia de barris de madeira e recortes de jornais antigos, iluminada apenas por velas e adornada pelos diversos queijos da casa.
A entrada é por uma portinha discreta. Só é percebida através da “vitrine” do bar, que fica na Villiers Street e indica a entrada na lateral.
O local conta com um generoso espaço externo na Watergate Walk, maior do que seu espaço interno. São muitas mesas embaixo de toldos e guarda-sóis verdes, ideais para quem quer aproveitar o Sol ou mesmo as noites de verão.
Mas você vai querer entrar. A área mais escondida parece uma caverna, com pé direito muito baixo, sem janela e sem luz elétrica. Toda a iluminação fica por conta das velas acesas dentro de antigas garrafas de vinho.
As paredes são cobertas por recortes de jornais antigos, e os móveis são todos de madeira. Tonéis e barris de vinho também compõem a decoração, o que faz com que o visitante se sinta na locação de um filme, especialmente depois de algumas taças de vinho.
Para deixar o clima ainda mais característico, o bar conta com música instrumental ao vivo nas segundas e terças, das 18h30 às 19h20 e das 19h45 às 20h30, no espaço externo da Watergat Walk.
Fique atento, já que as apresentações podem ser canceladas em cima da hora, quando o clima londrino não colabora.
Queijos e vinhos
A carta de vinhos é bastante longa. Entre os destaques, estão: o rosé francês Fat Bastard Pinot Noir, por £6,60 a taça e £24,40 a garrafa; o chileno tinto Concha y Toro Cabernet Sauvignon, por £5,75 a taça e £21 a garrafa; o branco português Vinho Verde Santola, por £6 a taça e £22 a garrafa; e a champanha Bernard Remy Carte Blanche NV, por £50 a garrafa.
Para acompanhar os vinhos, uma grande variedade de queijos é servida com pão e picles. Uma opção de queijo sai por £7, duas por £12, e três por £17. Ainda restam opções de pratos frios, quentes e um almoço especial aos domingos.
Melhor reservar
Mas cuidado: o Gordon’s virou um lugar turístico, até pela proximidade com Trafalgar Square.
Por isso, se você quiser uma mesinha na “caverna”, é melhor reservar pelo site. Observe, porém, que a reserva só é garantida para chegadas até 12h45 no almoço e até 16h30 à tarde.
Visite
Endereço: 47 Villiers Street
Estações de metrô: Embankment (Bakerloo, Northern, Circle e District Lines) e Charing Cross (Northern e Bakerloo Lines)]
Mapa da estação de Embankment ao Gordon’s Wine Bar (1 minuto de percurso apenas)
Horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 11 às 23h. Domingo, das 12h às 22h. Não abre dia 25 de dezembro
Galeria de fotos do Gordon’s Wine Bar
Texto e Fotos: Kamilla Fernandes
Leia também