National Portrait Gallery

12
287
Descubra!
Foto: National Portrait Gallery, London
Foto: National Portrait Gallery, London

A National Portrait Gallery, de Londres, tem a mais extensa coleção de retratos do mundo. Com mais de 1000 obras em exibição ao longo de três pisos, de Elizabeth I a David Beckham, a galeria oferece um belo manancial que transcende a estética e expõe grandes homens e mulheres da cultura e da história britânica.

A coleção inclui Reis e Rainhas, Duques e Duquesas, Políticos e Escritores, Cientistas e Filósofos, Soldados e Atores, muitos retratados por artistas renomados.

Tudo isso com entrada gratuita.

(Ei, não confunda com a National Gallery, ali ao lado)

Visite

Onde: ao lado da National Gallery, saindo da Trafalgar Square, no Centro de Londres

Veja no Mapa

Endereço: National Portrait Gallery, St Martin Place, London.WC2H 0HE

Estações de metrô: Charing Cross (Northern e Bakerloo Line) ou Leicester Square (Northern e Piccadilly Line)

Horários de visitação: Segunda, terça, quarta, sábado e domingo, das 10h às 18h. Quinta e sexta, das 10h às 21h

Site da galeria

Exposições atuais e futuras

Galerias Regency. Foto: Colin Streater
Galerias Regency. Foto: Colin Streater
Galerias Tudor. Foto: Andrew Putler
Galerias Tudor. Foto: Andrew Putler
Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres
Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres

A galeria

Ser vizinha da renomada National Gallery e, ainda por cima, ter um nome tão parecido, significa estar quase sempre à sombra dessa que é uma das principais atrações de Londres, mas a National Portrait Gallery pode surpreender. O seu acervo de retratos é o maior do mundo e, através de mais de 1000 obras, exibe os protagonistas da história e da cultura britânicas desde o século 15 até hoje.

Estabelecida em 1856, passou 40 anos migrando de Leste a Oeste de Londres até a inauguração, em 1896, da sua sede definitiva em St Martin’s Place, cujo estilo arquitetônico renascentista procurava não destoar da vizinha National Gallery. Porém, já na época da conclusão das obras, o espaço não era mais suficiente para a crescente coleção da galeria, e um anexo foi inaugurado somente em 1933. Ao longo da segunda metade do século 20, reformas e adaptações foram realizadas, e uma nova ala foi aberta no ano 2000.

Atualmente, a National Portrait Gallery abriga desde pinturas a fotografias, desenhos e esculturas de figuras relevantes nas áreas políticas, científicas e artísticas distribuídos por seus três andares. Os retratos são organizados em uma ordem cronológica, que se inicia na era Tudor (de 1485 a 1603) e, passando por celebridades como William Shakespeare, Charles Darwin, Oscar Wilde, Winston Churchill, Paul McCartney, Francis Bacon e J.K. Rowling, além dos principais membros das famílias reais, proporciona uma personificação continuamente atualizada da história britânica.

Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres
Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres
Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres
Foto: Flávio Moreira, Mapa de Londres

Uma coleção de pessoas

Fundada em 1856, a galeria é mantida pela National Trust. A instituição compartilha sua coleção com eventos de arte e outros museus, além de promover uma programação diversificada, extremamente ligada à atualidade.

“A National Portrait Gallery é uma coleção de pessoas – suas histórias e suas narrativas através do tempo e da história. E é uma ótima maneira de compreender essas pessoas e a Grã-Bretanha”, explica Sandy Nairne, diretor da galeria. “As mais de 1 mil obras cobrem os últimos cinco séculos de inspiração, descobertas e conquistas britânicas. Quando a galeria foi criada, ela era pensada como uma coleção das pessoas mais eminentes da história britânica. Agora nós interpretamos sua função de uma maneira mais ampla, e ficamos encantados que a variedade de retratos dá, nós esperamos, uma noção empolgante de como são as pessoas que tornam esse país maravilhoso. Esta é uma coleção para todos”.

Aqui ao lado

National Gallery

St. Martin in the Fields

Trafalgar Square

Leia também

Outros museus de Londres

Mais atrações na cidade

Descubra!

12 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de poder expor algumas das minhas tapeçarias murais.(arte contemporanea)

  2. Gostava de poder expor algumas das minhas tapeçarias murais,(arte contemporanea).

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui