Gordon’s Wine Bar

Gordon’s Wine Bar

3

O Gordon’s Wine Bar é o mais antigo wine bar de Londres. Inaugurado em 1890, oferece o ambiente ideal para a degustação dos vinhos: uma caverna cheia de barris de madeira e recortes de jornais antigos, iluminada apenas por velas e adornada pelos diversos queijos da casa.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Texto e Fotos: Kamilla Fernandes, especial para o Mapa de Londres

A entrada é por uma portinha discreta. Só é percebida através da “vitrine” do bar, que fica na Villiers Street e indica a entrada na lateral. O local conta com um generoso espaço externo na Watergate Walk, maior do que seu espaço interno. São muitas mesas embaixo de toldos e guarda-sóis verdes, ideais para quem quer aproveitar o Sol ou mesmo as noites de verão.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Mas você vai querer entrar. A área mais escondida parece uma caverna, com pé direito muito baixo, sem janela e sem luz elétrica. Toda a iluminação fica por conta das velas acesas dentro de antigas garrafas de vinho.

As paredes são cobertas por recortes de jornais antigos, e os móveis são todos de madeira. Tonéis e barris de vinho também compõem a decoração, o que faz com que o visitante se sinta na locação de um filme, especialmente depois de algumas taças de vinho.

Para deixar o clima ainda mais característico, o bar conta com música instrumental ao vivo nas segundas e terças, das 18h30 às 19h20 e das 19h45 às 20h30, no espaço externo da Watergat Walk. Fique atento, já que as apresentações podem ser canceladas em cima da hora, quando o clima londrino não colabora.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Queijos e vinhos

A carta de vinhos é bastante longa. Entre os destaques, estão: o rosé francês Fat Bastard Rosé, por £5,75 a taça e £20,50 a garrafa; o chileno tinto Concha y Toro Cabernet Sauvignon, por £4,95 a taça e £17,50 a garrafa; o branco português Vinho Verde Santols, por £5,45 a taça e £19 a garrafa; e a champanha Canard-Duchene cuvee Leonie Brut, por £50 a garrafa.

Para acompanhar os vinhos, uma grande variedade de queijos é servida com pão e picles. Uma opção de queijo sai por £5, duas por £8,80, e três por £12,50. Ainda restam opções de pratos frios, quentes e um almoço especial aos domingos.

Melhor reservar

Mas cuidado: o Gordon’s virou um lugar turístico, até pela proximidade com Trafalgar Square. Por isso, se você quiser uma mesinha na “caverna”, é melhor reservar pelo site. Observe, porém, que a reserva só é garantida para chegadas até 12h45 no almoço e até 16h30 à tarde.

Visite

Endereço: 47 Villiers Street

Estações de metrô: Embankment (Bakerloo, Northern, Circle e District Lines) e Charing Cross (Northern e Bakerloo Lines)]

Mapa da estação de Embankment ao Gordon’s Wine Bar (1 minuto de percurso apenas)

Horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 11 às 23h. Domingo, das 12h às 22h. Não abre dia 25 de dezembro

Veja como reservar

Menu do restaurante

Carta de vinhos

Site do Gordon’s Wine Bar

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Galeria de fotos do Gordon’s Wine Bar

Texto e Fotos: Kamilla Fernandes

Leia também

Mais pubs em Londres

Onde comer em Londres

Aqui pertinho

The Sherlock Holmes Pub

Trafalgar Square

National Gallery

National Portrait Gallery

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

3 comentários