Como fazer um tour pelo Parlamento Inglês

Às margens do Tâmisa, o Parlamento Inglês, no Palácio de Westminster, é um dos prédios mais importantes de Londres. Ele é o centro das decisões políticas da Inglaterra e do Reino Unido e um verdadeiro monumento da democracia, que abriga a Câmara dos Comuns (House of Commons) e a Câmara dos Lordes (House of Lords).

Imponente, o Palácio de Westminster tem mais de mil salas e cinco quilômetros de corredores. Se você quiser conhecer o Parlamento Inglês, saiba que é possível agendar um tour, desvendar os mistérios e recantos do local e até acompanhar um debate entre os parlamentares.

Ficou interessado no passeio? Então confira, a seguir, as principais informações sobre ele.  ?

Westminster
Westminster: patrimônio da humanidade e símbolo da força do governo britânico. Foto: iStock, Getty Images

Descubra como visitar o Parlamento Inglês

Há duas principais opções para quem deseja conhecer o Parlamento Inglês: o passeio conduzido por um guia profissional (sem opção em português) e o tour com audio guide (este com opção em português). Confira, a seguir, as principais informações sobre como acessar o palácio e participar das visitas.

Ah, e vale um lembrete: infelizmente, fotos no Parlamento são totalmente proibidas. ?

Como chegar ao Parlamento

Para encontrar o prédio, é fácil: pegue o metrô para Westminster, saia da estação e procure por um símbolo razoavelmente conhecido em todo o mundo, o Big Ben.

Endereço: 20 Dean’s Yard, Westminster, City of London SW1, Reino Unido

Como chegar: Pare na estação de metrô Westminster (Jubilee, District e Circle Lines)

Veja no mapa:

Tour com guia no Parlamento

Em 2017

Até 24 de junho: Todo sábado e em recessos parlamentares

De 10 a 17 de fevereiro: terça a sextas-feira

De 7 a 13 de abril: terça a sexta-feira

De 26 de maio a 2 de junho: quarta, quinta e sexta-feira

Duração: 1h30

Horários: geralmente, das 13h às 16h15

Ingressos: adulto: 25,50 libras / Criança (5 a 15 anos): 11 libras / Criança (menor de 5): gratuito / idosos e estudantes (com carteirinha internacional de estudante): 21 libras.

Onde comprar: no site oficial, pelo telefone 0844 847 1672 ou direto em Londres,  no escritório ao lado da Jewel Tower (lado oposto do parlamento inglês).

Idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês e alemão

Tour com audio guide

Em 2017

Até 24 de junho: todo sábado e em recessos parlamentares

De 10 a 17 de fevereiro: terça a sextas-feira

De 7 a 13 de abril: terça a sexta-feira

De 26 de maio a 2 de junho: quarta, quinta e sexta-feira

Duração: 1h a 1h15

Horários: geralmente, das 9h às 16h15

Ingressos: Adulto: 18,50 libras / Criança (5 a 15 anos): 10 libras / Criança (menor de 5): gratuito (mas precisa de ingresso) / idosos e estudantes (com carteirinha de estudante): 16 libras

Onde comprar: no site oficial ou direto em Londres,  no escritório ao lado da Jewel Tower (lado oposto do parlamento inglês).

Idiomas: português brasileiro, inglês, espanhol, italiano, francês, russo, mandarim e alemão.

Ingressos para as atrações de Londres

Confira: 9 curiosidades sobre o Big Ben

Como funciona o Parlamento Inglês?

Salas decoradas, com imponentes pinturas e estátuas fazem parte da estrutura do Palácio de Westminster, que abriga as duas Casas do Parlamento (Houses of Parliament).

Depois de passar pelas mãos de diversos arquitetos e sofrer dois incêndios (em 1529 e 1834, respectivamente), hoje o Palácio de Westminster é símbolo da força do governo britânico, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Como o sistema político do país é o da monarquia parlamentarista, há duas câmaras no Parlamento.

A Câmara dos Comuns é composta por membros políticos eleitos pelo povo, tem bancos verdes e uma decoração mais simplória. Já a Câmara dos Lordes, cuja composição é designada em sua maioria pela Rainha Elizabeth II sob indicação do(a) Primeiro(a)-Ministro(a), conta com poltronas vermelhas e ornamentação aprimorada.

Juntas, a Câmara dos Comuns, a Câmara dos Lordes e o poder Soberano (no caso atual, representado pela Rainha Elizabeth II) formam o Parlamento da Inglaterra. Uma instituição imponente e cheia de história.

Leia também: Tudo sobre o Palácio de Westminster

E você, pretende visitar o Parlamento Inglês? Depois deixe um comentário contando sua experiência.

Artigo anteriorEntenda quem foi Charles Darwin, o inglês que transformou ciência e religião
Próximo artigoDescubra o que fazer no Ano Novo em Londres – 2020