Está de viagem marcada para Londres e quer conhecer um palácio real com todas as pompas que a monarquia britânica tem a oferecer? Um local que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Palácio de Kensington (Kensington Palace).
Uma das inúmeras residências reais da Inglaterra, o Palácio de Kensington tem sido usada pela Família Real desde o século 17, e hoje ainda se configura como moradia para duques e duquesas, como William e Kate, e os príncipes George, Charlotte e Louis.
Construída em tijolo vermelho, essa palácio foi reformado em 1689 para se tornar o lar da monarquia durante várias gerações.
Deste então, o Palácio de Kensington já abrigou diferentes gerações da família real, desde Guilherme III até a falecida Lady Diana.
Após uma grande reforma em 2011, o Príncipe William e Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, se mudaram para Kensington, e ocupam o apartamento 1A juntamente com os bebês reais.
Visitas ao Palácio de Kensington
O Palácio de Kensington passou por reformas extensas para receber melhor seus visitantes. As obras deixaram o palácio completamente acessível, fazendo com que os visitantes possam realmente sentir a história, se aprofundando no cotidiano da realeza britânica.
Os ambientes do palácio permite ao visitante um passeio pelos antigos cômodos privados da realeza, onde é possível observar o luxo e da exuberância em eles viveram.
Com uma estrutura perfeitamente conservada durante séculos, as paredes do palácio guardam histórias que são exibidas por meio decartas, joias, vestidos, tapizes e diversos itens guardados com cuidado.
Após uma recente restauração, agora os visitantes podem aproveitar uma exposição sobre a Rainha Vitória, além de uma pequena seção dedicada à Princesa Diana de Gales.
Já os jardins do palácio são um outro diferencial do local:
- Sunken Garden: esse jardim foi criado em 1908 e é composto por canteiros de flores ornamentais, com um lago ornamental com fontes em sua volta. Considerada uma das áreas mais bonitas do palácio, esse jardim tem flores coloridas e é um ótimo local para as fotos.
- Cradle Walk: as plantas formam túneis de plantas, e é uma ótima opção para um passeio a pé, onde é possível sentar nos bancos e relaxar com a linda vista.
- Formal Garden: quem não conhece muito bem a região acaba achando que o famoso Hyde Park ocupa toda a extensão verde quando olhamos no mapa. Mas o que acontece é que apenas metade do jardim é composto pelo Hyde Park e a outra é o Kensington Gardens. Este espaço é ótimo para fazer um piquenique, como apreciar a Estátua do Peter Pan, o Albert Memorial e as Serpentine Galleries.
Com tantas opções, dá até vontade de sentar e apreciar um famoso chá inglês, enquanto aproveita a paisagem do palácio.
Descubra abaixo se o ingresso vale a pena.
Endereço: Kensington, Londres W8, Reino Unido
Metrô: High Street Kensington (Circle e District Line)
Mapa da estação até o Palácio de Kensington (10 minutos)
Horários: diariamente, das 10h às 18h (entrada até as 17h) / De novembro a fevereiro, das 10:00 às 16:00 horas / Fechado para o Natal em 24, 25 e 26 de dezembro.
Preço dos ingressos antecipados: Adultos: £19,50 / Estudantes e maiores de 60 anos: £15,50 / Menores de 16 anos: £9,70
Garanta o ingresso com antecedência
Ou garanta todos os seus ingressos no Viator:
Destaques do Palácio de Kensington
Fashion rules: Exposição de vestidos da Rainha Elizabeth II, Princesa Margart e Diana
Victoria Revealed: Exposição sobre a vida da Rainha Victoria
Queen’s State Apartments: Passeio pos quartos utilizados por Mary II para o lazer
King’s State Apartments: Visita a salas suntuosas do Rei
King’s Gallery: Espaço desenhado por William Kent para abrigar a Coleção Real.
Veja a galeria de fotos do Mapa de Londres:
Vale o ingresso?
A visita ao Palácio de Kensington é para quem realmente quer se aprofundar mais na história da realeza britânica.
Se esta é sua primeira vez em Londres, e você não tem tanto tempo assim, não se preocupe. A visita é bela, mas não é imprescindível.
Neste caso, opte por passeios ao Palácio de Buckingham, Parlamento Britânico, Palácio de Hampton Court e Castelo de Windsor. Esses sim valem mais a pena e não podem ficar de fora da sua visitação por Londres.
Mas um passeio por Kensington Gardens é altamente recomendado.
Uma senhora de preto
O Palácio de Kensington era a casa da Rainha Victoria. Foi aqui, em 1837, que ela recebeu a notícia de que seria condecorada como rainha da Grã Bretanha.
Seu reinado durou 63 anos, e após a morte de seu amado marido Albert, em 1861, a Rainha nunca deixou de usar o preto de luto em suas roupas. Por isso é tão comum apenas encontrar imagens e fotografias da rainha vestindo preto.
Mas o que se sabe é posterior a esse acontecimento, ela se vestia com cores mais vivas, curtia música, amava andar a cavalo e adorava seu cachorrinho de estimação, Dash.
O Apartamento 1A
Fora do escopo das visitas turísticas, a casa dos Bebês Reais é o apartamento 1A, antigo lar da falecida Princesa Margaret, irmã mais nova da Rainha Elizabeth II.
Se você assistiu a série “The Crow”, da Netflix, vai lembrar bem desse palácio em um episódio que mostra a irmã da rainha Elizabeth reformando o espaço após o primeiro casamento.
Mas o termo “apartamento” descrito para esse local pode confundir. Isso porque na verdade, a residência possui 21 quartos e passou por uma reforma completa, ao custo aproximado de $ 1 milhão de libras.
Muitos fatores levaram à escolha do apartamento 1 A do Kensington Palace. O mais aparente é que o palácio foi a morada dos príncipes William e Harry durante sua juventude, ao lado da mãe, a falecida Princesa Diana.
Outro motivo, este revelado por uma amiga da família ao Daily Mail, é o jardim privativo da nova residência, que oferece absoluta comodidade para um dos casais mais assediados do planeta.
Texto e fotos: Mapa de Londres
Aqui pertinho