Vale a pena usar ônibus turísticos em Londres?

Os ônibus turísticos de Londres destinam-se principalmente para quem é do time dos apressadinhos e tem apenas algumas horas para conhecer um pouco da cidade ou para quem deseja um panorama geral da capital britânica no primeiro dia da viagem.

De qualquer maneira, é melhor do que se entocar no metrô e esquecer de perambular ao ar livre observando a arquitetura, a paisagem, os ícones e o povo da capital britânica.

Opções de Ônibus Turísticos em Londres

As duas empresas mais famosas que oferecem esse serviço são a Big Bus Tours e a The Original Tour. Ambas vendem passes de turismo que permitem que o visitante suba e desça dos ônibus nas paradas designadas durante um período de 24 horas. O viajante pode optar por três rotas diferentes (uma delas com o guia indicando, em ingles, os pontos turísticos e duas delas com sistema de comentários gravados em diversas línguas).

Qual é melhor?

Com o tempo, a concorrência tornou as duas empresas de ônibus de turismo muito parecidas. O que uma oferece, a outra logo busca também. Então não é surpresa que ambas tenham o privilégio de destacar com todas as forças em seu site que a compra do passe dá direito também a 24 horas (no mesmo período) de hop on-hop off em passeios de barco pelo Rio Tâmisa, além de tours a pé gratuitos. Os passeios de barco saem do Palácio de Westminster, da Torre de Londres e de Greenwich, de meia em meia hora. As duas empresas disponibilizam opções de passeios com comentários gravados em português (Portugal).

Ingressos para os ônibus de turismo

As duas companhias possibilitam a compra de ingressos online, normalmente com um pequeno desconto. Para isso, preencha as informações corretamente nos links fornecidos abaixo e depois, no dia do passeio, leve impresso o comprovante (e-ticket), juntamente a um documento com foto ou o próprio cartão de crédito utilizado para a aquisição do passe.

Também é possível efetuar a compra de ingressos diretamente nos centros de informação de cada uma das empresas e até dentro do ônibus, com a equipe do tour.

Vale a pena usar ônibus turísticos em Londres?

The Original Tour

Criada em 1951, a Original Tour é realmente a primeira a oferecer o tour em ônibus de turismo em Londres.

> Confira as 80 paradas

> Veja mapa das rotas

Duração

O percurso das três rotas leva, em média, 2h15min para ser concluído sem que se desça do ônibus.

Horários

Os ônibus circulam diariamente das 8h30 às 17h, com intervalo de aroximadamente 20 minutos entre cada um. O passe de 24 horas passa a valer no momento de embarque do primeiro ônibus.

Idiomas: Português (Portugal), Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Russo, Alemão e Japonês.

Crianças: ganham pacote especial com imagens para colorir e comentários gravados por outras crianças, em inglês.

Pontos de partida recomendados

Você pode subir e descer em qualquer parada, mas os pontos de partida recomendados contam com funcionários da Original Tour para orientação, venda de passes e auxílio ao viajante: Visitor Centre (Trafalgar Square), Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Russel Square, Victoria & Grosvenor Gardens e Marble Arch.

Ingresso: Adulto 26 libras / Criança 12,50 libras

Compre online

Centro de informações

No centro de informações, você pode comprar ingressos e obter mais informações sobre o tour.

Endereço: 17-19 Cockspur Street, Trafalgar Square, London, SW1Y 5BL

Estação de metrô: Charing Cross

Mais informações no site do tour

Vale a pena usar ônibus turísticos em Londres?Big Bus

O Big Bus surgiu em 1991 e ainda é uma operação familiar, apesar de contar com mais de 150 ônibus de turismo ao redor do mundo.

> Confira as 53 paradas do Big Bus

> Mapa das rotas

Ingressos: Adulto 22 libras / Criança 11 libras

Compre online

Idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, português (Portugal), japonês e russo.

Horários

Os primeiros ônibus saem às 8h30 diariamente. Os últimos ônibus do dia partem às 16h30 de novembro a fevereiro e às 18h de abril a setembro. Em março e setembro, os últimos ônibus saem às 17h. É possível embarcar em qualquer ônibus durante esse período. Novos tours começam a cada 10-20 minutos. O passe de 24 horas passa a valer no momento de embarque do primeiro ônibus.

Duração

O trajeto complete da Red Route, com guia falando inglês, leva 2h15min para ser percorrido. Já o percurso completo do Blue Tour, com comentários gravados em diversas línguas, dura 3h15min.

Pontos de partida recomendados

Você pode subir e descer em qualquer parada, mas os pontos de partida recomendados contam com funcionários da Original Tour para orientação, venda de passes e auxílio ao viajante: Baker Street Station, Marble Arch, Trafalgar Square, Green Park e Victoria Station.

Centro de informações

Endereço: 48 Buckingham Palace Road, London, SW1W 0RN

Estação de metrô: Victoria Station

Mais informações no site do Big Bus

Vale a pena usar ônibus turísticos em Londres?Ônibus turístico ou barco?

Existe ainda outra opção de ônibus turístico em Londres, que deve levar aspas para fazer jus ao seu diferencial em relação às concorrentes.

Para entender o conceito do Duck Tours, é melhor voltar à Segunda Guerra Mundial. Naquele periodo bélico, um dos grandes desafios constituía-se na descarga de equipamentos e homens dos navios para a terra, em lugares normalmente hostis onde não havia deck, pier ou porto. Assim, com o intuito de ganhar tempo em um dos momentos mais trágicos e decisivos da história humana, os aliados criaram o DUKW, o primeiro carro anfíbio do mundo, que percorria grandes distâncias com a mesma desenvoltura tanto em estradas quanto no mar.

O turista que deseja obter um panorama rápido de Londres encara a mesma situação: como conhecer o maior número de pontos turísticos, inclusive Greenwich, de acesso tão fácil pelo Rio Tâmisa, no menor tempo possível? Com o próprio DUKW, original, apelidado de Duck por uma empresa turística e utilizado para perambular pela cidade com a maxima polivalência.

Funciona quase da mesma forma que as concorrentes: o veículo se locomove pelos principais ícones de Londres e possibilita também o passeio pela água. A diferença é que você não precisa deixar o Duck para entrar na água. E é nessa transição suave da terra para o rio que a Duck Tours aposta para angariar clientes.

Assista a um video do Duck em ação

Duração: 1h15min

Aviso: Não dá para descer e subir de novo em outro Duck, pois o tour é continuo.

Idiomas: apenas inglês.

Horários: O tour ocorre diariamente, com intervalos de até meia hora, a partir das 9h30.

Preços: adulto 21 libras / criança 14 libras

Confira a tabela de horários e compre ingresso online

Mais informações no site da Duck Tours

Fotos: Divulgação

E também

Roteiro de 1 dia em Westminster

Roteiros turísticos em Londres

Guia de atrações na cidade

E você, já usou os ônibus turísticos de Londres? O que achou do passeio? Deixe um comentário!

Artigo anteriorOnde comprar laptops e câmeras em Londres
Próximo artigoSt Martin-in-the-Fields