A cerimônia da Troca da Guarda no Palácio de Buckingham, em Londres, é muito disputada. Centenas de turistas se amontoam de frente para o palácio, espremidos contra o portão, em uma grande confusão de sotaques, iPads, câmeras gigantes, tripés, gritos de policiais e, lá no fundo, um belo ritual da monarquia que se realiza quase todo dia na cidade.
Então, a grande questão para quem quer conferir de perto essa tradição é: onde se posicionar para obter o melhor ângulo e a melhor experiência durante a Troca da Guarda?
Difícil responder. Pela minha experiência, ficar perto demais do palácio não é uma boa ideia. Talvez renda uma ou outra foto melhor, devido à proximidade, mas, de maneira geral, a visão do evento como um todo fica prejudicada, já que há movimentação em diversos pontos, dentro e fora do palácio.
É melhor se posicionar no monumento da Rainha Victoria, que se situa em uma ilhazinha à frente, em um nível mais elevado do que os demais espectadores.
Mais ou menos aqui:
Ficando nesta posição, você pode se recostar neste muro, garantir que ninguém ficará na sua frente e observar a Troca da Guarda de um ponto mais elevado, com uma boa visão geral do evento. Para isso, melhor chegar com 30 a 60 minutos de antecedência, dependendo da época do ano.
No verão, a cerimônia ocorre diariamente às 11h30. No restante do ano, em dias alternados. Quer descobrir horários e mais informações sobre a Troca da Guarda em Londres? Clique aqui.