Onde comer barato em Londres: 6 mercados de rua incríveis

Afinal, onde comer barato em Londres?

Se você está com uma viagem agendada para a capital inglesa e já sonha em desfrutar das delícias de lá, com direito a aventuras gastronômicas incríveis sem gastar muito, certamente vai gostar de conferir as sugestões que reunimos por aqui.

Simplesmente porque os mercados de rua em Londres são o ápice do charme europeu!

É possível comer barato em Londres?

Não é fácil comer barato em Londres, especialmente para o viajante brasileiro que precisa converter seus reais em libras.

Uma refeição em um bom restaurante, com uma garrafa de vinho e entradas, pode custar mais de 50 libras por pessoa, certamente.

Mas não se apavore. Na comparação com Paris e outras cidades turísticas da Europa, Londres não é a mais cara no quesito gastronômico.

É possível economizar, sim, especialmente se você estiver disposto a investir mais em lanches do que em refeições com garfo e faca 😉

Para isso, vale a pena prestar atenção a opções que oferecem sanduíches e wraps, como a rede Pret A Manger. Com um punhado de libras, você come um bom wrap de bacon ou um sanduíche de atum e toma um café passado ou um suco, por exemplo.

Os sanduíches e pequenas refeições prontas também podem ser encontradas em super e minimercados, por valores extremamente em conta. E não se preocupe: aqui é bem válido comer na rua, sentado em um banquinho e curtindo a paisagem.

Nos restaurantes, é importante ficar atento a promoções especiais e aos pratos do dia, normalmente mais razoáveis. Em lugares mais caros, espie antes o menu para investigar se uma seleção de entradas não vale mais do que um ou dois pratos.

Se você se dispuser aos fast foods de redes, os preços vão lá para o chão. Normalmente, a comida mais barata é o Subway do dia. Vá até o restaurante, veja qual é o item em promoção e peça. Não dá para economizar mais do que isso.

Mas a melhor maneira de comer barato em Londres não é se contentando com essas redes de fast food.

A seguir, você vai conhecer alguns mercados e feiras de rua que oferecem uma gastronomia diversificada, viva, multicultural e affordable.

6 mercados de rua para comer barato em Londres

Vamos ao que interessa: quais são os melhores mercados de rua para comer barato em Londres? Abaixo, compartilhamos seis deles, todos pertinho do centro da capital. 😉

Espie só!

1) Borough Market

Borough Market - Foto: Chris Green / Shutterstock
Foto: Chris Green / Shutterstock

Este é, sem dúvidas, o mais famoso mercado de rua de Londres. O Borough Market,  em Southwark, foi inaugurado em 1851. Sim, são mais de 160 anos de operação, já imaginou? Além de ser o mais histórico mercado da cidade, ele é também um dos maiores. Há mais de 100 tendas à disposição do visitante, com aromas e ingredientes frescos capazes de fazer qualquer um salivar.

Além de ser um local histórico da cidade, o mercado oferece uma variedade gastronômica gigantesca. Assim, você pode provar desde pratos típicos locais de Londres, até outros sabores marcantes da culinária global.

Endereço: 8 Southwark St, London SE1 1TL, Reino Unido. London

2) Mercados de Camden

Se você gosta de agito e quer absorver o melhor da essência efervescente de Londres durante a sua viagem, Camden Town não pode faltar no roteiro. Super colorido e cercado por cafés, bares e barraquinhas de comida, ele também é o spot perfeito para comprar roupas vintage, vinis e flores coloridas.

Em resumo: o lugar perfeito para garimpar bugigangas e comer delícias sem zerar suas libras. 

Endereço: Camden Lock Pl, Camden Town, London NW1 8AF, Reino Unido

3) Leather Lane Market

No coração de Londres, em Clerkenwell, o Leather Lane Market é um verdadeiro paraíso gastronômico. Como há realmente muuuitas barraquinhas de comida, os preços são bastante amigáveis, pois a variedade é enorme. De pratos típicos da culinária japonesa, espanhola, coreana e até vietnamita, não vão faltar opções para agradar seu paladar.

Endereço: Leather Ln, London EC1N 7TJ, Reino Unido

4)  Maltby Street Market

O Maltby Street Market tem um charme especial, principalmente pela localização: fica “escondido” sob os arcos da ferrovia de Bermondsey. Por ser menos famoso que o Borough, é um pouco menos agitado e perfeito para quem gosta de experimentar uma provinha de diferentes sabores de comida.

Endereço: Maltby St, London SE1 3PA, Reino Unido

5) Berwick Street Market

No Soho, o Berwick Street Market é aquele tipo de lugar que faz os olhos brilharem diante das cores, dos cheiros e sabores. É um dos mercados mais antigos de Londres, em operação desde 1778. Hoje, é o destino favorito de quem curte viver experiências gastronômicas excêntricas, experimentando os mais variados tipos de saladas, burritos, paellas, curries afeganistãos ou deliciosas opções veggie.  

No mercado tudo é fresquinho, então você também pode aproveitar para comprar frutas e legumes para levar. Assim, você pode economizar algumas libras também durante a estadia na cidade. Que tal?

Endereço: Berwick St, Soho, London W1F 8ST, Reino Unido

6) Broadway Market

Para deixar seu tour pelos mercados de rua de Londres completo, reserve um sábado para colocar o Broadway Market no roteiro. Localizado no coração de Hackney, no leste da cidade, ele também possui raízes históricas. O ponto tem sido utilizado para o comércio de rua desde 1890! Atualmente, trata-se de um verdadeiro caleidoscópio de cores, sabores e delícias.

Por lá, você vai encontrar barraquinhas com artesanatos, roupas e, claro, os mais variados produtos fresquinhos que possa imaginar. Além de sanduíches, burgers, rosquinhas e por aí vai. Se quiser estender a noite para um pub ou descansar e observar o movimento da rua em um café, as opções também são infinitas!

ndereço:  Broadway Market, London E8 4QJ, Reino Unido

Atrativos dos mercados de rua em Londres

A lista de atrativos dos mercados de rua ingleses é grande.

Em primeiro lugar, vale destacar que os próprios cidadãos de Londres amam frequentar as feirinhas ao ar livre. Eles não perdem nenhuma oportunidade de curtir o sol, os parques e as comidas deliciosas à disposição.

Portanto, se você gosta de viajar para fazer amigos e trocar experiências culturais, os mercados de rua já merecem um espacinho no seu roteiro!

Outro ponto que merece atenção, realmente, é a economia. Nós sabemos: Londres não é a cidade mais barata do mundo.

Mas o que a maioria das pessoas não percebe é que ela oferece diversas oportunidades de turismo gratuito e acessível. Não quer gastar muitas libras com alimentação? Vale a pena mesmo partir para os mercados ao ar livre, já que eles têm alternativas para todos os bolsos.

Em resumo: os food markets representam a oportunidade perfeita para você experimentar comidas típicas da Inglaterra com precinhos camaradas e muito mais atrativos do que aqueles dos restaurantes.

Como comer barato nos mercados de Londres

A resposta para essa pergunta é difícil. Afinal, a variedade de opções é praticamente interminável.

Queijos, peixes, carnes, frutas e vegetais e pães fresquinhos são apenas a base das alternativas gastronômicas que os mercados de rua em Londres oferecem.

Se for sua primeira vez na cidade, vale se aventurar e saborear pratos típicos da culinária inglesa.

Que tal um fish & chips, uma tortinha de carne ou uma ribs deliciosa com bastante molho? 😛

Como Londres é uma metrópole totalmente multicultural, aproveite ainda para experimentar as opções de lanches inspirados na culinária francesa, italiana, japonesa, tailandesa e por aí vai.

Um tortellini artesanal ou um wrap de falafel, que tal? Para completar, um cookie delicioso ou sorvete de sobremesa tornam a experiência memorável.

Então, gostou das dicas? Se você curtiu este artigo, aproveite para compartilhar com os amigos apaixonados por Londres – e por comida – em suas redes sociais!

Artigo anteriorMetrô de Londres: Guia de 2018
Próximo artigo21 pubs em Londres para conhecer antes de morrer