O Observatório Real de Greenwich proporciona a melhor vista do Parque de Greenwich. O viajante pode mirar as belezas da Universidade de Greenwich, os prédios de Canary Wharf, a City e o Millennium Dome. Além disso, você pode pisar na linha do meridiano e ficar com um pé a Leste e outro a Oeste do planeta.
Neste post, vamos mostrar como visitar o observatório em Londres e contar um pouquinho da história dessa atração de Greenwich.
Endereço: Royal Observatory, Blackheath Avenue, Greenwich, SE10 8XJ
Estações de metrô: Cutty Sark
Como chegar: Você pode chegar de metrô, trem, ônibus ou barco. Use o Journey Planner para uma melhor orientação.
Horários: Diariamente, das 10h às 17h (entrada até as 16h30)
Ingresso antecipado: Adulto: 14,40 libras / Criança (de 5 a 15 anos): 7,20/ Criança (menor de 5): gratuito
Atrações do Observatório Real de Greenwich
Flamsteed House
É o prédio original do Observatório Real, desenhado pelo arquiteto e astrônomo Sir Christopher Wren em 1675, sob orientação do Rei Charles II. O observatório foi construído onde antes se impunha o Greenwich Castle, que pertenceu a Humphrey, Duque de Gloucester e irmão de Henry V.
O visitante pode conhecer as salas e os apartamentos onde os astrônomos e suas famílias moravam e trabalhavam. John Flamsteed foi o primeiro de 15 astrônomos reais, que buscavam desvendar os segredos das estrelas, do tempo e do espaço.
Exposições no Observatório
Existem diversas galerias que podem ser visitadas. As principais exposições são a Time and Longitude e a Time and Greenwich. Elas contam a história das soluções inventadas para acompanhar o tempo e calcular a hora. A Astronomy Galleries apresenta: meteorito de 4,5 bilhões de anos, animação de 4 minutos mostrando como o universo foi formado do Big Bang até os dias atuais, uma missão espacial interativa e muito mais.
A Bola do Tempo
A Time Ball, no topo da Flamsteed House, foi usada pela primeira vez em 1833, com o intuito de informar o tempo aos navios, e segue em operação atualmente.
Todo dia, às 12h55, ela se eleva até metade do mastro. Às 12h58, ela atinge o topo. E às 13h, exatamente, ela cai, sinalizando para todo mundo que são 13h.
O Meridiano de Greenwich
Aqui você pode tirar fotos pisando em cima da linha do Meridiano de Greenwich. Colocando um pé de cada lado, você estará metade no Leste e metade no Oeste do mundo.
O telescópio de Greenwich
O telescópio de Greenwich, com lente de 71 centímetros, é o sétimo maior do mundo de seu tipo e o maior no Reino Unido. Ele foi construído em 1893 e aposentado na década de 1960. Embora não seja mais utilizado como instrumento de descoberta científica, ele ainda tem grande utilidade: foi convertido em um telescópio educacional. Assim, estudantes podem agendar visitas e desbravar o universo com o telescópio, orientados pela equipe do observatório.
O planetário
The Peter Harrison Planetarium é o único planetário de Londres, um programa especial para adultos e crianças. Aqui você realiza um passeio pelo universo com imagens reais de telescópios e sondas espaciais e animações bastante convincentes, seja no centro do sol, durante o nascimento de uma estrela ou em uma aterrissagem em Marte.