Neve em Londres: não se anime tanto

13
547
Compre agora!

Para quem sonha em ver neve em Londres, temos uma má notícia: isso não acontece com frequência. Se você quer ver neve, mais fácil viajar até Bariloche ou Santiago do Chile, aí do lado. Na capital britânica, a meteorologia garante apenas um fenômeno: a chuva. Mas se você visitasse a cidade alguns séculos atrás, a resposta seria outra. Abaixo, você vai descobrir por quê.

Antes disso, uma pergunta: você sabia que boa parte do mundo não gosta de neve? Quem precisa conviver com a neve em seu dia a dia costuma detestá-la e classificá-la mais como um problema do que como uma bela visão na noite de Natal.

Mas tudo bem. Você está acostumado com o sol e quer curtir esse contraste. Nesse caso, saiba que não é impossível ver neve em Londres – apenas improvável. As partes centrais da capital são até 5 graus mais quentes do que as regiões periféricas.

Por que você não vai ver neve em Londres

O comportamento da neve é bastante errático na capital britânica. Na área central, é raro nevar e, quando acontece, dificilmente dura muito tempo, o que torna difícil a sincronia entre a estada do visitante e os flocos branquinhos tão sonhados. Isso porque o Centro de Londres, área mais atraente para o turista, costuma ser mais quente do que as outras regiões da cidade. Além disso, a neve cadente costuma apresentar consistência decepcionante na maioria das vezes.

Tower Bridge em Londres na neve
Esta foto retrata o sonho de uma Londres esbranquiçada. Foto: iStock, Getty Images

Quando tem neve na capital britânica

Se você quer tentar a sorte e apostar na neve em Londres, venha para cá entre o fim de dezembro e o fim de fevereiro. Mesmo assim, é provável que, mesmo nevando, você não vá encontrar aqueles cenários de filmes de Natal ou contos de Charles Dickens.

White Christmas

No Reino Unido, há uma tradição de se prever e apostar na possibilidade de um White Christmas, um Natal Branco (de neve, obviamente). Um White Christmas acontece quando cai neve em algum lugar do Reino durante as 24 horas do dia 25 de dezembro. Antigamente, o ponto de referência era o escritório do MET Office em Londres, mas, para fins de apostas e brincadeiras entre amigos, entram na conta outros lugares, desde o Palácio de Buckingham até o Castelo de Edimburgo.

Neve em Londres no passado

Quem procura neve na capital britânica está alguns séculos atrasado. Entre os séculos 17 e 19, houve um período meteorológico na Inglaterra conhecido como Little Ice Age. Nessa pequena era do gelo, o Rio Tâmisa, o principal de Londres e do Reino Unido, congelava.

Não acontecia toda hora, mas, aproximadamente, de 10 em 10 anos. E quando o rio se transformava em um imenso bloco de gelo, algo ainda mais surreal tomava conta de Westminster: uma feira no gelo, a River Thames Frost Fair.

Rio Tâmisa congelado: River Thames Frost Fair
Pintura de Thomas Wyke retratando o Tâmisa congelado em 1683

A mais celebrada feira do gelo no Rio Tâmisa ocorreu no inverno de 1683 a 1684 e foi descrita assim mais ou menos assim por John Evelyn: “Carruagens por todos os lados, trenós deslizando para lá e para cá, corridas de cavalos, encenações com fantoches, venda de comidas e bebidas e um clima de Carnaval na água”.

Esqueça a neve em Londres: vá para a Escócia

Em média, o Reino Unido tem 23,7 dias com alguma precipitação de neve, indica o UK MET Office. Esse número vale principalmente para as regiões mais altas, onde as temperaturas são mais baixas.

Se você quiser visitar o Reino Unido para ver neve, a melhor aposta é a Escócia, onde neva em média 38 dias por ano. Mas não basta chegar a Edimburgo, a capital, procurando por flocos branquinhos pelas ruas. A melhor aposta é viajar até o parque nacional de Cairngorms, uma região montanhosa que tem aproximadamente 76 dias de neve por ano.

Dá uma olhada nesta foto de Cairngorms:

Cairngorms na Escócia
Montanha de Cairngorm é uma aposta certeira para encontrar neve no Reino Unido. Foto: iStock, Getty Images

A neve não é a única atração do Parque Nacional de Cairngorms. A região oferece uma porção de atividades e cenários para o visitante: belos e históricos castelos (inclusive o de Balmoral), lagos como o da foto acima, destilarias, museus, passeios de caiaque e canoa, tours de uísque e algumas das melhores rotas de mountain bike do mundo.

Para saber mais sobre Cairngorms, acesse este site: Visit Cairngorms.

E você, curtiu nossas dicas sobre a neve em Londres e no Reino Unido? O seu roteiro já está pendendo para a Escócia? Deixe um comentário.

Leia também

Não chove tanto assim em Londres

Compre agora!

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, meus parabéns mesmo pelo site, já está ajudando a gente a entrar no clima da cidade.
    Vamos ficar em Londres de 24/01 a 13/02/2013 se pegarmos neve envio as fotos para o site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui