Ripley’s Believe It or Not

Fotos: Vincent Travi, Mapa de Londres
Fotos: Vincent Travi, Mapa de Londres

Nota de Atualização: Esta atração encontra-se fechada no momento, sem uma data específica para reabertura. 

Uma escultura dos Beatles feita com chiclete. Uma estátua em tamanho real do maior homem que já passou pela Terra. Uma réplica da Tower Bridge construída unicamente com fósforos. Sete ovos fossilizados de dinossauros datados de 75 milhões de anos atrás.

Ripley’s Believe It or Not 2

O que une todos esse objetos? Uma das coleções mais excêntricas do mundo, a Ripley’s Believe It or Not, o museu da série homônima criada por Robert Ripley no início do século 20 e conhecida no Brasil como “Acredite se Quiser”. A ideia surgiu quando o cartunista se deparou com diversos fatos bizarros em suas viagens e começou a contá-los em suas tirinhas, que fizeram muito sucesso e logo o alçaram à fama e ao então seleto rol dos milionários. Logo as histórias estranhas de Ripley foram levadas para diferentes mídias: revistas, livros, jornais, séries de televisão e museus.

Ripley’s Believe It or Not 3

Ripley's Believe It or NotVisitas

Endereço: The London Pavilion, 1 Piccadilly Circus, London W1J 0DA

Metrô: Piccadilly Circus (saída número 4)

Encontre no mapa

Ingressos: Adulto: 26,95 libras / Criança (até 15 anos): 21,95 libras / Crianças até 4 anos entram gratuitamente

Comprando online, você pode garantir uma entrada rápida na atração, furando filas e poupando tempo, pelo mesmo preço do valor cobrado na bilheteria.

Horários de visitação

Diariamente, das 10h à meia-noite (entrada até as 22h30)

Site do museu

Ripley's Believe It or NotVale a pena?

No museu de Londres, estão diversos desses objetos que vão capturar a atenção dos viajantes mais curiosos. O problema é que o ingresso é tão caro (quase o preço do Madame Tussaud’s), que eleva bastante o nível de expectativa do visitante. São cinco andares com muitos quadros na parede contando histórias incríveis, alguns objetos de arte, muitas réplicas, algumas estátuas, um mini-cooper coberto de cristais, um quarto de espelhos com uma ilusão de ótica interessante, mas nada além disso. Então, a menos que você seja muito fã desse tipo de curiosidade, prepare o seu roteiro com outros museus e coleções.

O criador

Assim como as histórias do Believe it or Not, Robert Ripley (1890 – 1949), o criador da série, também era uma criatura inacreditável.  Ele cunhou a frase “believe it or not” (no Brasil, “acredite se quiser”) e se tornou, muito jovem, o primeiro cartunista milionário, com um livro cheio de tirinhas que continham fatos inusitados coletados ao longo de diversas viagens a lugares inóspitos. Acreditem ou não, Ripley tinha pavor de usar o telefone, pois achava que o aparelho poderia eletrocutá-lo. Ao longo da vida, comprou mais de 100 carros, embora não soubesse dirigir – nem quisesse aprender.

Veja também

Outros museus em Londres

Mais pontos turísticos

Artigo anteriorHalloween em Londres
Próximo artigoCompras com desconto em Londres