Lord Mayor’s Show – 2014

Lord Mayor's Show - Mapa de Londres
Foto: Lord Mayor’s Show

Com bandas militares, o Lord Mayor’s Show é uma procissão animada que passa por todo o centro de Londres. O evento ocorre anualmente desde 1215, quando o Rei John concedeu, na Carta Magna, o direito à City of London, berço da capital britânica, de eleger seu próprio prefeito e manter suas leis e direitos.

Hoje em dia o desfile é considerado uma celebração entre os moradores da cidade. Estima-se que a cada ano participem cerca de 500 mil pessoas na celebração. Ao final do desfile, uma grande explosão de fogos de artifício pode ser vista sobre o Rio Tâmisa.

O evento acontece anualmente no dia 8 de novembro, e a participação é gratuita.  Ele é um dos mais antigos e mais amados desfiles cívicos conhecidos no mundo.

Programação do Lord Mayor’s Show

O novo prefeito da City of London, Alderman Alan Yarrow. Foto: Divulgação
O novo prefeito da City of London, Alderman Alan Yarrow. Foto: Divulgação

08:30

O prefeito eleito da City, Alderman Alan Yarrow, passeia pelas cidade em uma frota de navios tradicionais e pequenas embarcações, incluindo o QRB Gloriana, uma belíssima embarcação. A Tower Bridge abre às 9:25, e o prefeito chega à City  no HMS President, às 9:35.

11:00

O desfila conta com 7 mil participantes, 20 bandas, 150 cavalos, centenas de carruagens, carros antigos, modernos, ônibus à vapor, tratores, tanques, ambulâncias, carros de bombeiros, monociclos, robos, helicopteros, navios e outras atrações. A procissão começa na Mansion House às 11 horas. Ela para no Royal Courts, durante o juramento do prefeito. Após isso, ela segue para a Victoria Embankment até 13h. Perto das 14h, o prefeito volta para a Mansion House.

15:00

Durante o intervalo existem palestrantes que fazem um tour pelas antigas ruas da cidade. Essa atividade é grátis, mas se quiser você pode doar uma quantia para o Lord Mayor’s Appeal.

17:15

Em comemoração ao primeiro dia do cargo do prefeito uma linda queima de fogos é executada sobre  Tâmisa. Todas as áreas entre Blackfriars e Waterloo estarão com as ruas fechadas para que você possa caminhar sobre as margens do rio e apreciar a vista.

Dicas para aproveitar o Lord Mayor’s Show

Para cadeirantes as arquibancadas são as melhores opção. Existirá o espaço tanto para o cadeirante quanto para o cuidador. Os bilhetes podem ser comprados no site ou por telefone (0845 450 6180) pelo valor de £37.50.

As áreas mais movimentadas são St. Paul e Mansion House. Caso você esteja preocupado com a grande quantidade de pessoa, evite passar por esses locais. Os ambientes mais calmos são Fleet Street, onde você pode até sentar com cadeiras. Os usuários de cadeiras de rodas podem apostar em Victoria Embankment.

Existirão banheiros por toda a cidade, incluindo Blackfriars Bridge, Farringdon St, New Change e Queen Victoria Street. No site do evento existem mapas de banheiros e aplicativos também trazem essa informação.

Lord Mayor's Show - Mapa de Londres
Foto: Reprodução, Lord Mayor’s Show

Lord Mayor’s Show

Quando: Sábado, 8 de novembro.

Horario: a partir das 8:30.

Ingresso: grátis para assistir nos arredores / arquibancada: £37.50 (compre no site).

O que é: O Lord Mayor’s Show é uma tradição com quase 800 anos de história. Trata-se da jornada do prefeito da City of London até Westminster para jurar lealdade à Rainha.

City of London: apelidada de Square Mile devido ao seu tamanho, constitui-se, na prática, de um distrito de Londres, embora, legalmente, tenha direitos e status diferenciado. Essa honra se deve à história do local, que deu guarida aos primeiros romanos em 47 D.C, quando foi chamada de Londinium.

Leia também

Londres em novembro

História de Londres

Artigo anteriorLondres em dias de sol
Próximo artigoComo curtir a Bonfire Night em Londres – 2014