Londres tem quatro dos 28 Patrimônios Mundiais da Unesco que se encontram no Reino Unido.
Os Patrimônios Mundiais da Unesco em Londres:
Eles são o Palácio de Westminster / Abadia de Westminster (incluindo Saint Margaret’s Church), Torre de Londres, a Greenwich Marítima e os Royal Botanic Gardens (Kew Gardens).
Palácio de Westminster
Foi considerado Patrimônio da Humanidade em 1987, a primeira construção da capital da Inglaterra a receber esse título. O palácio é a casa do Parlamento, tem mais de mil salas, cinco quilômetros de corredores e lá se encontra o Big Ben. O monumento foi atingido por dois incêndios, o primeiro grande incêndio em 1529 e depois em 1834. O palácio foi reconstruído em 1840, sua arquitetura é no estilo gótico e se localiza ao lado do rio Tâmisa, no coração de Londres.
Torre de Londres
A Torre de Londres recebeu o título de Patrimônio Mundial em 1988. Foi construída por William, o Conquistador, em 1066, para afirmar seu poder e proteger a cidade de Londres. Por isso, é uma típica construção do estilo militar normando, século 11 e também fica colada ao rio Tâmisa.
Greenwich Marítima
É um conjunto de edifícios localizado no distrito real de Greenwich, muito associados à monarquia britânica e ao rio Tâmisa. Foi considerado patrimônio em 1997, e a Old Royal Naval College faz parte desse aglomerado de edifícios. Foi construído no estilo paladiano pelo arquiteto Inigo Jones.
Royal Botanic Gardens
Abrigando coleções botânicas diversificadas desde 1759, ano de sua construção, os Jardins Botânicos Reais (Kew Gardens) receberam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003. Inclui obras de arquitetos mundialmente conhecidos, como Bridgeman, Kent, Chambers, Capability Brown e Nesfield. Mas são as flores e plantas que se destacam e refletem diversos períodos históricos da arte da jardinagem.
Leia também