Confesso que, na primeira vez que passei por ele, nem reparei. Há tantos monumentos, estátuas e obras de arquitetura que chamam a atenção nos arredores de Whitehall, que não lhe dediquei mais do que alguns segundos de observação. Na segunda vez que o avistei, porém, às 19h de um dia de muitas explorações por Westminster, a luz que o cobria captou meu olhar instantaneamente. Prontamente, tirei a foto.
Só mais tarde entendi exatamente do quê: The Cenotaph (cenotáfio), memorial de guerra erigido após a Primeira Guerra Mundial, em homenagem aos combatentes britânicos mortos no conflito.
Para encontrá-lo, é fácil: em uma caminhada de Trafalgar Square em direção ao Parlamento, digamos, ele se encontra pouco após a 10 Downing Street, no meio da avenida, com as bandeiras à direita e uma inscrição, The Glorious Dead, na parte de trás.
O monumento foi construído entre 1919 e 1920, com pedra portland, em substituição a uma estrutura temporária de madeira e plástico. Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, o Cenotaph passou a representar as perdas de ambos os conflitos bélicos.
Todo ano, no domingo mais próximo do dia 11 de novembro, Remembrance Sunday, uma cerimônia é realizada no local.
Perto daqui
10 Downing Street
Trafalgar Square
Banqueting House
Houses of Parliament
Churchill War Rooms