Cenotaph em Londres

Confesso que, na primeira vez que passei por ele, nem reparei. Há tantos monumentos, estátuas e obras de arquitetura que chamam a atenção nos arredores de Whitehall, que não lhe dediquei mais do que alguns segundos de observação. Na segunda vez que o avistei, porém, às 19h de um dia de muitas explorações por Westminster, a luz que o cobria captou meu olhar instantaneamente. Prontamente, tirei a foto.

Cenotaph. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Cenotaph. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Só mais tarde entendi exatamente do quê: The Cenotaph (cenotáfio), memorial de guerra erigido após a Primeira Guerra Mundial, em homenagem aos combatentes britânicos mortos no conflito.

Para encontrá-lo, é fácil: em uma caminhada de Trafalgar Square em direção ao Parlamento, digamos, ele se encontra pouco após a 10 Downing Street, no meio da avenida, com as bandeiras à direita e uma inscrição, The Glorious Dead, na parte de trás.

Veja no mapa

O monumento foi construído entre 1919 e 1920, com pedra portland, em substituição a uma estrutura temporária de madeira e plástico. Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, o Cenotaph passou a representar as perdas de ambos os conflitos bélicos.

Todo ano, no domingo mais próximo do dia 11 de novembro, Remembrance Sunday, uma cerimônia é realizada no local.

Perto daqui

10 Downing Street
Trafalgar Square
Banqueting House
Houses of Parliament
Churchill War Rooms

Artigo anterior15 atrações para quem já conhece Londres
Próximo artigoLondon Wall (Roman Wall)