Acho que o maior teste para um Guarda Real é quando ele precisa se posicionar em frente ao prédio da Horse Guards, em Whitehall, em Londres. Como este aqui:
Nessa posição, o guarda é cercado por hordas de turistas diariamente – todos ávidos por uma foto.
Não adianta estar em cima de um cavalo, ostentar uma armadura, brandir uma espada, olhar feio e pendurar um aviso avisando que o cavalo morde:
O guarda fica completamente exposto aos flashes dos visitantes que se deslocam pela avenida, muitos deles perfazendo o trajeto entre Trafalgar Square e o Palácio de Westminster e encontrando (olha lá, mãe!) um guarda no caminho.
Quer saber onde fica a Horse Guards?
Primeiro, prometa que não vai enfiar uma câmera na cara do guarda. Lembre-se: apesar do penacho, ele é um militar cujo treinamento lhe ensinou umas quatro ou cinco maneiras de matar alguém com apenas dois movimentos daquela espada.
Construído na metade do século 18 a partir de design do famoso arquiteto William Kent, o prédio da Horse Guards é a entrada oficial do Palácio de St James pelo parque (hoje apenas simbólica), entre a Horse Guards Parade (onde ocorre uma troca da Guarda) e Whitehall, a avenida de prédios governamentais que já foi ocupada pelo enorme Palácio de Whitehall no passado. Situa-se entre Trafalgar Square e o Palácio de Westminster, pertinho da 10 Downing Street. O prédio da cavalaria abriga o Household Cavalry Museum (visitarei nas próximas semanas).